Pelo que pesquisei na internet em 2 dias, este novo Fourtrax é um lançamento mundial da honda em 2014. Digo isso pois os pontos exaltados sobre o novo modelo de 2014 no brasil pela própria honda são **idênticos** aos do novo Rancher 420 norte americano. As especificações são as mesmas, enfim, acho que nao teria porque a honda ir pra prancheta projetar um quadri exclusivo pro brasil.
O Rancher é o quadriciclo americano equivalente ao Fourtrax no brasil, inclusive o modelo 2013 era do mesmo design e caracteristicas. Suspensao de eixo rigico mono-amortecido na traseira e tudo mais. A unica diferença, é que nos EUA você pode adicionar direção eletrica e transmissao automatica, e no brasil só vem uma versão, a básica. Mas caso opte pelo modelo basico, é identico mesmo, marchas manuais no pé e tudo mais.
As principais mudanças do Foutrax 2013 pro 2014 que eu achei na net são:
- Design e carenagem novas. (achei iradas as linhas retas)
- Farois e conjuntos ópticos novos, mais fortes (30 pra 35w)
- Novo banco, espuma mais macia e tecido mais fino, mais confortável
- Painel digital (velocidade, trip, combustível, horímetro, relógio, alerta de manutenção, etc)
- Suspensao com maior curso, atras e na frente (de 160 pra 170)
- Novo desenho da suspensão traseira, com novos apoios entre o eixo e o chassi proporcionando alivio de tensões em percurso.
- Chassi totalmente novo, projetado com 20% mais rigidez
- Rolamentos blindados/selados, e troca de algumas buchas na suspensão
- Motor idêntico, mas injeção reprogramada, com pequeno acréscimo de torque e economia de combustível em até 10% (alguma coisa a ver com um novo sensor de oxigênio montado na exaustão)
- Alternador 21% mais potente (481 watts)
- Nova bomba de gasolina incorporada dentro do tanque
- Freio traseiro deslocado para o lado afim de manter o vão central mais livre
- Tanque de gasolina maior (14,7 litros)
De principal o que eu li foi isso...
Na real mesmo, a minha opinião é que é o mesmo quadriciclo, com alguma melhorias. Digo isso, pois é o mesmo motor 420, o mesmo tipo de suspensão rígida atras, a seleção de tração e os diferenciais funcionam igual (sem bloqueio e mudança mecanica na alavanca)... Estes itens sim, se melhorados deixariam o 2013 pra tras. Mas sendo como assim, foi mais um facelift do que uma nova oferta de quadri no mercado brasileiro... também, o preço de tabela nao mudou né XD