Postado originalmente por
Oscar Kratz
Alô caro M.I.R.V., parabéns pela decisão de ir até Manaus pela BR319! Olha, minha mulher e eu acabamos de fazer um giro pelo norte do Brasil. Saímos 14/08 e chegamos em casa 01/10. Sete semanas (49 dias). Pretendo postar na seção Viagens e Expedições, nosso Relato de Viagem. Isso pode demorar, então abrindo hoje o Forum, ví seu planejamento e não pude deixar passar sem te escrever. Sobre as BR319: - Todas as pontes estão "em pé", somente umas 4 com problemas mais graves, que com sua Nissan não terá nenhum problema. Apenas,tem que praticamente parar, antes de entrar e ver muito bem sem todas a táboas estão no lugar, além de "valetas" nas entradas e saídas. Não tenha nenhuma pressa em cima das pontes. - Entre Humaitá e Manaus, não há hotéis, pousadas, bares, restaurantes,mecânicos, combustível ou mesmo moradores que possam te acolher. O Junior, que te escreveu acima, é uma pessoa muito querida, que aproveito para mandar um forte abraço, vai com certeza passar as dicas importantes sobre o pernoite nos "catarinas" e na balsa de Igapó Açú. Não viaje durante a noite!!! Eu rodei até Igapó Açú a noite e quase arrebento a viatura. - Interessante poder aproveitar eventual "pousada", na própria viatura, dentro do pátio das torres da Embratel. Se vc chega durante o dia, os guardas permitem a entrada - De Humaitá até Igapó Açú são 423Kms de valetas, buracos, facões... tirando um bom trecho de asfalto, que existe e de forma "intermitente" com surpresas desagradáveis de desnível e buracos. Estava tudo seco e com pó. Creio que em dezembro, já deva ter caído algumas chuvas para apagar todo o terrivel pó. - De Humaitá até Carrero, onde pega a balça para Manaus, deu 665 kms. - Qual a capacidade do tanque de combustível da Nissan? Por segurança, eu levei dois tanques reserva com mais 36 litros, além dos 92 da viatura.
Esse trecho foi desafiante e faria tudo novamente!
O rio Solimões/Amazonas está baixando em média 21cm/dia. Por isso, a navegação está ficando complicada. Passei por esse problema.
Abraço e tudo de bom na sua ida para Manaus. Abraço aí Junior!