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    08/02/2009
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    Divisão de Custos em uma Expedição....como?




    Pessoal eu tive que mudar meus planos devido ao trabalho, a princípio iria com minha esposa para Ushuaia e agora vou com "amigos" para Arica Norte do Chile, passando pelo ATACAMA, sairemos dia 11/02.

    Gostaria de saber a opinião de vcs como cobrar os custos da viagem com relação ao "desgaste do carro".

    Será que seria "justo" por exemplo uma peça que aguente até 30.000 Km e custa R$ 500,00 , vou rodar aprox. 10.000 Km = 1/3 do desgaste seria R$ 166,67 dividido por 2 R$ 83,00 para cada passageiro e assim sucessivamente nas peças "mais usadas", mas no final o maior desgaste será do carro como um todo e ai, não tem como avaliar isso, estou certo? ou existe uma maneira melhor para divisão destes custos?

    Agradeço a ajuda de todos

    Valeu!!
    4X4 Brasil

  • #2
    Citação Postado originalmente por landrei Ver Post
    Pessoal eu tive que mudar meus planos devido ao trabalho, a princípio iria com minha esposa para Ushuaia e agora vou com "amigos" para Arica Norte do Chile, passando pelo ATACAMA, sairemos dia 11/02.

    Gostaria de saber a opinião de vcs como cobrar os custos da viagem com relação ao "desgaste do carro".

    Será que seria "justo" por exemplo uma peça que aguente até 30.000 Km e custa R$ 500,00 , vou rodar aprox. 10.000 Km = 1/3 do desgaste seria R$ 166,67 dividido por 2 R$ 83,00 para cada passageiro e assim sucessivamente nas peças "mais usadas", mas no final o maior desgaste será do carro como um todo e ai, não tem como avaliar isso, estou certo? ou existe uma maneira melhor para divisão destes custos?

    Agradeço a ajuda de todos

    Valeu!!
    Landrei, minha sugestão não tem embasamento "científico", mas foi e é adotada entre nossa turma de amigos, quando viajamos, e tem funcionado há muito tempo. É a seguinte:

    4 pessoas no carro: o dono do carro não paga combustível, apenas as outras despesas coletivas, como, por exemplo, pedágios, balsas, etc... Esta divisão baseia-se no fato de que o dono do carro estará assumindo não apenas as despesas futuras decorrentes do uso deste carro, conforme mencionado por você (desgaste de peças, etc...) como também estará pagando IPVA, seguros, etc... Além disso, quase sempre será ele quem estará dirigindo, o que implicará em maior cansaço e menor participação de uma parte agradável da viagem, que é olhar para fora e admirar a paisagem. De modo geral, não há porque os demais participantes do grupo reclamarem, se fossem alugar um carro, as despesas seriam muito maiores!

    3 pessoas no carro: o princípio é o mesmo, mas o dono do carro paga uma parte das despesas de combustível. Entretanto, esta participação será apenas parcial, e bem menor do que a participação dos demais passageiros. Funciona assim:

    Primeiro faz-se o cálculo "(total combustível x 1,3) / 4 = X"

    Depois, "total combustível - (3 x X) = Y, que é o valor a ser pago pelo dono do veículo".

    Ficou confuso, eu sei, portanto, segue um exemplo prático:

    Total combustível: R$1.800,00

    1.800,00 x 1.3 = 2.340,00
    2.340,00 / 3 = 780,00
    2 x 780,00 = 1560,00
    1.800,00 - 1.560,00 = 240,00

    Ou seja, os 2 passageiros irão pagar R$ 1.560,00, e o dono do carro apenas R$240,00.

    Repetindo: como eu escrevi acima, não posso basear este método em nenhuma explicação científica, mas ele tem funcionado no nosso grupo há mais de 20 anos. Fica aqui a sugestão!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #3
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    Peguei isto de uma empresa de onibus interestadual !

    Custo por passageiro = valor do veiculo x 0,07 / 12 + custo de 4pneus / 30000 x km rodado + custo de 4 litros de oleo / 10000 x km rodado + licenciamneto /360 x numero de dias rodados+ seguro /360 x numero de dias do periodo + 0,08431 x custo do veiculo / 15000 x km rodado no periodo + 0,7843 x valor do veiculo / 15000 x km rodado + 0,4182 x valor do veiculo! Ufa confuso hein , mas se eles aplicam deve ter um motivo !
    Abraços e boa viagem!
    Tracker 2008 - Pulguenta

  • #4
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    Smile

    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Landrei, minha sugestão não tem embasamento "científico", mas foi e é adotada entre nossa turma de amigos, quando viajamos, e tem funcionado há muito tempo. É a seguinte:

    4 pessoas no carro: o dono do carro não paga combustível, apenas as outras despesas coletivas, como, por exemplo, pedágios, balsas, etc... Esta divisão baseia-se no fato de que o dono do carro estará assumindo não apenas as despesas futuras decorrentes do uso deste carro, conforme mencionado por você (desgaste de peças, etc...) como também estará pagando IPVA, seguros, etc... Além disso, quase sempre será ele quem estará dirigindo, o que implicará em maior cansaço e menor participação de uma parte agradável da viagem, que é olhar para fora e admirar a paisagem. De modo geral, não há porque os demais participantes do grupo reclamarem, se fossem alugar um carro, as despesas seriam muito maiores!

    3 pessoas no carro: o princípio é o mesmo, mas o dono do carro paga uma parte das despesas de combustível. Entretanto, esta participação será apenas parcial, e bem menor do que a participação dos demais passageiros. Funciona assim:

    Primeiro faz-se o cálculo "(total combustível x 1,3) / 4 = X"

    Depois, "total combustível - (3 x X) = Y, que é o valor a ser pago pelo dono do veículo".

    Ficou confuso, eu sei, portanto, segue um exemplo prático:

    Total combustível: R$1.800,00

    1.800,00 x 1.3 = 2.340,00
    2.340,00 / 3 = 780,00
    2 x 780,00 = 1560,00
    1.800,00 - 1.560,00 = 240,00

    Ou seja, os 2 passageiros irão pagar R$ 1.560,00, e o dono do carro apenas R$240,00.

    Repetindo: como eu escrevi acima, não posso basear este método em nenhuma explicação científica, mas ele tem funcionado no nosso grupo há mais de 20 anos. Fica aqui a sugestão!
    Valeu Gil, já me deu uma Luz!!! é bem "justo" esse método para o dono do veículo.

    obrigado pela ajuda!!

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Ricardo Passoni Ver Post
    Peguei isto de uma empresa de onibus interestadual !

    Custo por passageiro = valor do veiculo x 0,07 / 12 + custo de 4pneus / 30000 x km rodado + custo de 4 litros de oleo / 10000 x km rodado + licenciamneto /360 x numero de dias rodados+ seguro /360 x numero de dias do periodo + 0,08431 x custo do veiculo / 15000 x km rodado no periodo + 0,7843 x valor do veiculo / 15000 x km rodado + 0,4182 x valor do veiculo! Ufa confuso hein , mas se eles aplicam deve ter um motivo !
    Abraços e boa viagem!
    Ok Ricardo, um pouco complicado mas vou tentar aplicar os valores!

    obrigado.

  • #6
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    Rei,


    Cheguei dia 09/01 de uma viajem bem parecida com a sua, saimos de Sampa e fomos até Iquique quase em Arica, estava com minha esposa e filhos, rodamos aproximadamente 8.000km.

    Não pense apenas na divisão das despesas, mas tambem nos beneficios que pode ter, por exemplo:

    Em Iquique tem a Zofri (Zona Franca), se estiver precisando trocar os pneus, troque lá, paguei R$ 300,00 em cada BF 31", mas eles tem alguns modelos Michellin e Goodyear e outras medidas, além disso tem uma infinidade de eletronicos, bebidas, etc.

    Gastei aproximadamente R$ 1.300,00 reais de Diesel, indo por San Antonio de Los Cobres (paso de sico) e voltando por paso de jama e chaco Argentino.

    A despesa de pedagio na Argentina é ridicula, cerca de R$ 10,00, a despesa de pedagio no Brasil, saindo de Sampa, Castelo Branco, Ourinhos, Cascavel, Porto Seguro ficou em aproximadamente R$ 115,00, mais o mesmo valor para a volta.

    Se tiver alguma duvida com roteiro ou outras informações avise.


    abs


    João

  • #7
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    Citação Postado originalmente por ZYKAO Ver Post
    Rei,


    Cheguei dia 09/01 de uma viajem bem parecida com a sua, saimos de Sampa e fomos até Iquique quase em Arica, estava com minha esposa e filhos, rodamos aproximadamente 8.000km.

    Não pense apenas na divisão das despesas, mas tambem nos beneficios que pode ter, por exemplo:

    Em Iquique tem a Zofri (Zona Franca), se estiver precisando trocar os pneus, troque lá, paguei R$ 300,00 em cada BF 31", mas eles tem alguns modelos Michellin e Goodyear e outras medidas, além disso tem uma infinidade de eletronicos, bebidas, etc.

    Gastei aproximadamente R$ 1.300,00 reais de Diesel, indo por San Antonio de Los Cobres (paso de sico) e voltando por paso de jama e chaco Argentino.

    A despesa de pedagio na Argentina é ridicula, cerca de R$ 10,00, a despesa de pedagio no Brasil, saindo de Sampa, Castelo Branco, Ourinhos, Cascavel, Porto Seguro ficou em aproximadamente R$ 115,00, mais o mesmo valor para a volta.

    Se tiver alguma duvida com roteiro ou outras informações avise.


    abs


    João
    Fala João,

    com certeza se fosse com minha esposa, não ia nem pensar nisso, mas não dá para bancar a viagem sozinho levando mais 2 amigos né?
    Me passe seu email quero trocar algumas informações com vc, obrigado pelas dicas!

    A principio minha rota será: SP - CURITIBA - FOZ- POSADAS - CORRIENTES - SALTA - JUJUY - SAN PEDRO - CALAMA - TOCOPILA - IQUIQUE - ARICA.
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de ZYKAO
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    Rei,

    Meu email é joaopaulo@bekabe.com.br

    Acabamos saindo de Sp e indo para Foz pela Rod castelo Branco, acaba sendo mais rapido e bem mais seguro do que pela Regis para Curitiba.
    SP - Ourinhos - Maringa - Cascavel - Foz.

    Depois me mande um email para conversarmos sobre seu roteiro, na ida talvez fosse interessante não passar pelo Charco Argentino, a paisagem é muito monotona e longa.

    Vamos trocando ideias.


    abs


    João

  • #9
    Citação Postado originalmente por Ricardo Passoni Ver Post
    Peguei isto de uma empresa de onibus interestadual !

    Custo por passageiro = valor do veiculo x 0,07 / 12 + custo de 4pneus / 30000 x km rodado + custo de 4 litros de oleo / 10000 x km rodado + licenciamneto /360 x numero de dias rodados+ seguro /360 x numero de dias do periodo + 0,08431 x custo do veiculo / 15000 x km rodado no periodo + 0,7843 x valor do veiculo / 15000 x km rodado + 0,4182 x valor do veiculo! Ufa confuso hein , mas se eles aplicam deve ter um motivo !
    Abraços e boa viagem!

    Ricardo,

    Segundo as regras da ANTT, para viagens internacionais, o fator de cálculo do seguro passa de 0,08421 para 0,09748, devido aos custos de repatriação de veículo, no caso de sinistro.

    []'s

  • #10
    Usuário Avatar de zluiz
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Landrei, minha sugestão não tem embasamento "científico", mas foi e é adotada entre nossa turma de amigos, quando viajamos, e tem funcionado há muito tempo. É a seguinte:

    4 pessoas no carro: o dono do carro não paga combustível, apenas as outras despesas coletivas, como, por exemplo, pedágios, balsas, etc... Esta divisão baseia-se no fato de que o dono do carro estará assumindo não apenas as despesas futuras decorrentes do uso deste carro, conforme mencionado por você (desgaste de peças, etc...) como também estará pagando IPVA, seguros, etc... Além disso, quase sempre será ele quem estará dirigindo, o que implicará em maior cansaço e menor participação de uma parte agradável da viagem, que é olhar para fora e admirar a paisagem. De modo geral, não há porque os demais participantes do grupo reclamarem, se fossem alugar um carro, as despesas seriam muito maiores!

    3 pessoas no carro: o princípio é o mesmo, mas o dono do carro paga uma parte das despesas de combustível. Entretanto, esta participação será apenas parcial, e bem menor do que a participação dos demais passageiros. Funciona assim:

    Primeiro faz-se o cálculo "(total combustível x 1,3) / 4 = X"

    Depois, "total combustível - (3 x X) = Y, que é o valor a ser pago pelo dono do veículo".

    Ficou confuso, eu sei, portanto, segue um exemplo prático:

    Total combustível: R$1.800,00

    1.800,00 x 1.3 = 2.340,00
    2.340,00 / 3 = 780,00
    2 x 780,00 = 1560,00
    1.800,00 - 1.560,00 = 240,00

    Ou seja, os 2 passageiros irão pagar R$ 1.560,00, e o dono do carro apenas R$240,00.

    Repetindo: como eu escrevi acima, não posso basear este método em nenhuma explicação científica, mas ele tem funcionado no nosso grupo há mais de 20 anos. Fica aqui a sugestão!
    Gil o seu calculo é Ótimo
    para tres ocupantes
    vou simplifica-lo para vc 14% para o proprietário do veicúlo e 43% para cada ocupante,
    Estamos usando o seu cálculo.
    abraços e obrigado
    Visite e acompanhe nosso blog(estamos começando)
    americasdecarro.blogspot.com

    joseluiz
    zzluizz@gmail.com

  • #11
    Usuário Avatar de Bandinho
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    Gil achei interessante a sua sugestão agora te pergunto, em caso de pane/quebra durante a viagem as despesas seriam rateadas por todos pois, o dono já estaria em "igualdade" de condições correto?
    Abs

  • #12
    Citação Postado originalmente por Bandinho Ver Post
    Gil achei interessante a sua sugestão agora te pergunto, em caso de pane/quebra durante a viagem as despesas seriam rateadas por todos pois, o dono já estaria em "igualdade" de condições correto?
    Abs
    Aí acho que vai depender de uma conversa entre os participantes. Se considerarmos que o dono do carro já está pagando menos para compensar as suas despesas com a manutenção do carro, ele deve arcar com as despesas, mas acredito que isto pode e deve ser discutido. No meu entender, se a despesa for pequena (um pneu furado, uma solda no escapamento) ou se o conserto for algo que teria que ser feito, de qualquer jeito, em um futuro próximo e que vai ser utilizado por um bom tempo naquele carro (uma troca de bateria, por exemplo), o dono deve pagar. Mas se o conserto for conseqüência de algo que ocorreu durante a viagem e for caro (uma quebra no diferencial, por exemplo), acredito que os participantes devam discutir um rateio, ao menos parcial, das despesas.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

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