Amigo, acabo de voltar de uma roadtrip semelhante. Estou até escrevendo o relato aqui mesmo no fórum. Confira depois, irá te ajudar muito, garanto.
Sobre as outras dúvidas, veja:
- Leve a PID e passaporte. Se for parado e pedirem os documentos, nem hesite em procurar CNH. Entregue já os documentos todos e encha o guarda de papel, eles ficam meio perdidos e assim você é liberado mais rápido.
- Quanto ao Paso Jama ou Sico, não tenha dúvidas: vá pelo Jama! Afinal, a entrada da Reserva Eduardo Avaro é pela ruta 27, que é a do Paso Jama. Agora, o que eu não sei é como os oficiais de imigração boliviana vão entender sua entrada na Bolívia, vindo da Argentina. Porque não é uma rota comum. Afinal, vocês estão entrando na Bolívia pelo Chile, mas não passaram pela imigração chilena que fica na cidade de San Pedro de Atacama. Entende?
- Engana-se você sobre a reserva eduardo avaroa. Ela é tão turística como o Atacama. Afinal de contas, é rota para os mochileiros que estão no Atacama e que seguem para Uyuni. Você verá quase uma centena de Toyotas. E digo: Vale muito a pena conhecer os atrativos do Atacama. Concordo que você verá "a mesma coisa" do atacama nesse trecho da bolívia. Mas honestamente, por mais parecidos, todos são diferentes e tem uma coisa única.
- Tenha muito muito cuidado na reserva. Existem veículos passando? Sim. Mas eu fiquei por horas sem ver algum. E existem trechos isolados e perigosos.
- Outro problema, terá você combustível suficiente pra sair da Argentina, subir até o Hito Cajon, atravessar a reserva e ir até Uyuni? O consumo é maior na cordilheira, não faça contas no limite. Se tá no limite, não arrisque. Combustível na Bolívia é e sempre foi problema, principalmente pra estrangeiros.
- O Salar de Uyuni fica cheio, ou parcialmente, apenas no verão. Fui agora em fevereiro e mesmo com as intensas chuvas, não era a totalidade que estava com água. A entrada do Salar tem uma profundidade maior, talvez meio metro de água salgada, depois fica só uma camada de água. Se seguir os carros bolivianos, não tem erro. Existe um traçado mais seguro, sem cair nos ojos del salar(buracos na camada de sal). Dá pra entrar lá sem problemas, andando devagar e depois conferindo se não incrustou o radiador de sal.
- NÃO NÃO NÃO esqueça de pegar a DECLARAÇÃO JURADA na aduana boliviana. Se não tiver, e for parado pela polícia, seu carro será CONFISCADO.
- Uyuni, como toda a Bolívia, não passa segurança alguma. Muito cuidado...
Quaisquer dúvidas, estou por aí.
Abraço