x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/03/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    54
    Posts
    68
    Agradecimento: 1

    Viagem do RJ para o Sul com criança - Dúvidas




    Vou sair aqui do RJ dia 19 de outubro com destino ao Sul, num Mit Outlander. Eu,, a patroa e filha de 4 anos. Saio num domingo para evitar engarrafamentos, já que pretendo seguir direto até Florianópolis, onde ficarei na casa de um amigo. Depois vou para Gramado, cânions, São Joaquim, Urubici, descendo de volta a Floripa. E aí começam minhas dúvidas:

    1)Valeria a pena saindo de Floripa subir a Serra do Corvo Branco e seguir para Gramado via Urubici- Bom Jardim da Serra - Ausentes - Cambará - Gramado e depois fazer o caminho inverso descendo a Serra do Rio do Rastro? Pretendo parar em Cambará, por causa dos cânions, e em Urubici. Seria muito cansativo, levando-se em consideração a criança?


    2) Como está as condições das estradas na ligação entre estas cidades? O quanto é de asfalto e o quanto é de terra? Se chover complica muito?

    3) Da Br 101, qual o acesso para a SRR e para a SCB ?

    4) Na hipótese de chegar em Gramado "por baixo", fazendo apenas a volta "por cima", qual seria o melhor caminho a partir de Floripa? E quais seriam as atrações pelo caminho?

    Quem souber de hotéis baratos nessas cidades também agradeço, pois vou no hotel só para dormir mesmo.

    Mais dúvidas, assim que surgir posto aqui.

    Abç a todos do fórum.

  • #2
    Amigo,

    Conheço bem a região onde vc planeja passar e posso te dar algumas dicas

    Antes de mais nada, dá uma espiada neste post onde já tem bastante info sobre a região da SRR e SCB:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/pl...-interior.html (São Paulo até Uruguay pela praia e voltando pelo interior)

    Agora respondendo de modo rapido tuas perguntas:

    1- para quem sai de Floripa a melhor opção é subir a serra em direção a LAGES pela BR-282 passando por Santo Amaro da Imperatriz e depois pegar a SC-110 até URUBICI. Passe a noite em URUBICI, como vc está com criança não vale a pena esticar muito a quilometragem diaria, viaje com calma. Em Urubici tem muita coisa legal para ver, mas não deixede visitar o Morro da Igreja. Pousada bacana em Urubici : POUSADA DAS FLORES.

    2 - De Urubici, vá até a SCB, fotografe, desça os primeiros quilometros e retorne, pois a estrada em direção à parte "baixa" está em obras, beeeem dificil e desconfortavel, além do que em termos de paisagem não tem nada de interessante nas cidadezinhas de ligação entre a SCB e SRR. Então o negocio é voltar a Urubici e seguir em direção a São Joaquim, ou ir direto ao mirante da SRR.

    3 - A SRR é fantastica ! Vale MUITO a pena o visual ! Uma opção bacana e viavel para quem viaja com criança e quer evitar muita aventura e estrada ruim é descer a SRR em direção a Criciuma, daí segue em direção ao RS pela BR-101.

    4 - Como quer visitar CAMBARA DO SUL (e vale MUITO a pena) uma opção via asfalto bem interessante é seguir pela BR-101 em direção a Porto Alegre e subir a serra pela ROTA DO SOL em Terra de Areia, até a localidade de TAINHAS, daí via RS-020 até Cambara. Visite Fortaleza e Iteimbezinho, em dois dias separados para curtir melhor. Prepare-se para caminhar bastante nos canions, leva agua e algum lanche. Hotel bacana e simples em CAMBARA : POUSADA POR DO SOL.

    5 - De Cambara a Gramado / Canela estrada tranquila de asfalto, e belas paisagens, sem maiores dicas.

    Por fim, no meu site tem tbem bastante material e dicas sobre a região, caso queira dar uma espiada:
    CAMINHOS DO SUL

    Abraços !
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

  • #3
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    65
    Posts
    5,054
    Agradecimentos: 2
    [Esse é o Arlei, que todos nós estamos acostumados e conhecemos a gentileza e sempre pronto a ajudar. Em 2007, quando tivemos o prazer de conhecer a região - saudades de Cambará do Sul, SF de Paula, SJ dos Ausentes e outros locais -, desfrutamos de muitas e valiosas informações].
    Alberto, tenha absoluta certeza que vais gostar - muito - dessa viagem, que planejas. Adicionalmente à indicação de pousada em Urubici, outra boa - atendimento e aconchego - opção é a Café no Bule. Se for a Nova Petrópolis, indico a Vila Rica Pousada.

    Boa viagem e redobre a atenção nas rodovias. Principalmente devido à criança, evite trafegar à noite.

    []s
    4X4 Brasil
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #4
    Usuário Avatar de RodrigoSoracco
    Entrada
    23/03/2014
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    52
    Posts
    244
    Agradecimentos: 0
    Em vez de parar em Cambará, dá pra parar também em São Francisco de Paula, que é próxima ao Itaimbezinho, e no caminho para Porto Alegre. Fiquei mês passado lá no Hotel Cavalinho Branco, que recomendo a todos que viajam com família.

    .::Hotel Cavalinho Branco::.
    Rodrigo Soracco
    Blog Rotas da América
    Blazer 4.3
    4x4 "Naomi"

  • #5
    Alberto, o Arlei falou tudo! Vai por ele que o homem é fera nessa região aí!

    Abraço e bom passeio!

    PS: Cuidem-se muito, principalmente no Canion Fortaleza, pois não tem proteção alguma.
    S-Cross GLX 4WD CVT 15/16
    Tracker 2008, lift 2" RC 4x4, BF AT 235/70R16
    EX GVIII 2013 4x4 MT, MICHELIN LTX AT2 245/70R16

  • #6
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Amigo, já falaram tudo...todas são boas dicas!
    Mas por favor, me permita um conselho...não faça a viagem do Rio a Floripa em uma tacada só, é muita kilometragem...aproximadamente 1.200km ! Voce vai ter que andar muito e de pé embaixo e certamente chegará de noite!
    Você vai fazer isso, com sua esposa e filha a bordo???
    Por que voce não dá uma parada no Paraná? Já conheceu a lindíssima Serra da Graciosa?
    Uma sugestão seria o pernoite nessa pousada: Pousada Graciosa
    Depois voce pode voltar pela serra para pegar a BR-116 ou continuar descendo atravessar de balsa para Guaratuba, saindo em Garuva, perto de Joinville.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #7
    Sem querer discordar mas já discordando o passeio pelo Canion Fortaleza não tem perigo algum, basta seguir o bom senso e algumas regras práticas e obvias de quem vai caminhar num ambiente de montanha, que são:

    1 - leve água (lá não tem nada para vender) e algum lanche;
    2 - roupas confortaveis, sapato fechado (tenis ou bota) e de preferencia com alguma resistencia a agua;
    3 - siga SEMPRE a trilha no campo, evite andar sem rumo, PRINCIPALMENTE SE HOUVER NEBLINA FORTE, o que é bem comum nos canions na parte da tarde (procure visitar de manhã cedo, o visual é melhor);
    4 - caminhe sem pressa e aproveite o visual

    Abraços
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

  • #8
    Usuário Avatar de André 1943
    Entrada
    08/03/2013
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Posts
    154
    Agradecimento: 1
    Amigo todas as dicas são boas e quanto a km vou te dar um exemplo sou de Juiz de Fora e atualmente moro em Gaspar sc três vezes por viajo a jf para rever a família e sempre toco direto . Tenho uma triton e como vc tenho um filho só que tem três anos e pelo seu relato o seu carro é muito mais confortável então vai tranquilo,faço em média 14 horas passando pelo sul de minas e andando em 110/120 porém pato mais vezes para ele esticar o corpo. No mais é só curtir bom carro boa companhia e belo roteiro. Boa viagem.Abraço.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    20/07/2014
    Local
    Santos/SP
    Posts
    50
    Agradecimentos: 0
    Boa noite Alberto

    a) Acho esse seu primeiro trajeto Rio-Floripa um pouco "puxado" por causa da criança. Na minha opinião, certo seria você sair "de madrugada" do Rio e dar uma parada em algum lugar antes de Floripa. Uma "alternativa" que poderia te deixar na "bem perto do amigo" seria você ir até Penha/SC. É uma puxada de 1.000 Km, mas se saísse do Rio umas 4 da manhã do Domingo, creio que daria para almoçar em Curitiba e chegar na cidade do Parque do Beto Carreiro à tardinha ... é só se hospedar num dos muitos hotéis da cidade, dormir como um bebê (para descansar bem da viagem) e começar a viagem com um dos parques mais divertidos do Brasil. Sua filha vai amar ...

    b) vá para Floripa, curta a doidado, e siga a dica perfeita do Arlei para Urubici. Por causa da criança eu trocaria a Serra do Corvo Branco pelo Morro da Igreja, um dos mais altos do Sul do Brasil (1.850m) com uma paisagem de tirar o fôlego, excelente passeio para se fazer pela Manhã. Na volta, almoce, faça o checkout e vá para São Joaquim, porém no caminho ainda em Urubici, visite o Eco do Avencal - sua filha vai ficar encantada ! O lugar é um Eco Resort, que permite a visitação, cheio de brincadeiras para crianças

    Seja Bem-Vindo ao Eco do Avencal Educacional

    c) São Joaquim não tem muita diversão para crianças - lá o melhor que consegui arrumar para distrair meu filhote foi a Expo Neve, que tem uns brinquedinhos bem simples. Em compensação, se você gosta de vinho, está no lugar certo: a cidade tem o Segundo Melhor vinho de altitude do Mundo, além de uma cooperativa que vende o melhor suco de maçã do Brasil, a Sanjo - é impossível não achar algo delicioso lá. No outro dia, quando deixar a cidade, siga sentido Serra do Rio do Rastro se possível parando para almoçar a deliciosa comida caseira do Snow Valley, que além de ter uma vista linda também têm um passeio divertidíssimo de quadriciclo para você ou sua esposa fazer com sua filha



    d) o Mirante do Rio do Rastro a cada ano que passa dá uma repaginada em sua infra estrutura. No ano passado tinha Wi-fi grátis. Mas o mais legal (para você) é a fenomenal vista que tem da serra e (para sua filha) os quatis que adoram qualquer um que os alimente ... rs . Os bichos são loucos por maçã, que os moradores vendem por um trocado ...

    e) de lá é só descer, curtindo cada passo da Serra do Rio do Rastro, até a BR-101, seguindo as dicas do Arlei pela Rota do Sol. Eu no seu lugar aproveitaria ao máximo a ida até o Rio Grande do Sul e no final faria a volta "por cima" com uma parada em Curitiba antes de seguir para o Rio

    ps.: procurei focar mais no trato com a criança porque sei o quanto é importante lidar com ela numa viagem assim; espero que sua filha aproveite a viagem do mesmo modo que meu filho ...
    4X4 Brasil
    Amarok Trendline 2014 AT8

  • #10
    Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    3,077
    Agradecimentos: 12
    Do Rio a Floripa é tranquilo fazer de uma tacada só, ainda mais no Domingo. Saindo cedo ainda chega lá com luz do dia. Cascudo mesmo é ir do Rio a Porto Seguro. Mais ou menos a mesma distancia, mas a estrada é muito pior. Em Janeiro foram 17h até lá.
    SW4 95 caveirão

  • #11
    Usuário
    Entrada
    13/03/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    54
    Posts
    68
    Agradecimento: 1
    Agradeço a todos que responderam.

    Arlei, obrigado pelas dicas. Seu blog tá muito bom e acho que vou seguir sua dica de ir pela rota do sol, fazendo apenas a volta por "cima".

    Valdir, acompanhei o tópico no qual você relatou sua viagem ao sul, e com certeza também vai ser de grande valia!

    Ismariano, também vou seguir sua dica de ir no Beto Carrero, assim encurta um pouco a ida. Na verdade não estava nem lembrando da existência do parque! Porém, antes terei que ver se o parque abre nas segundas-feiras, pois como saio num domingo para evitar trânsito, não adianta eu parar lá e o parque estar fechado no dia seguinte. Aí, teria que ficar para a volta!

  • #12
    Usuário
    Entrada
    01/01/2014
    Local
    Sinop/MT
    Idade
    49
    Posts
    126
    Agradecimentos: 0
    Que aula de passeio ao Sul moçada! Ano que vem eu desço daqui para fazer algo parecido...
    Certamente vou reler essas dicas!
    4x4

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 1
      Última resposta: 21/07/2014, 21:28
    2. Duvidas viagem Argentina,Chile e Peru
      Por cassianoca no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 10
      Última resposta: 17/05/2012, 14:51
    3. Duvidas viagem Argentina,Chile e Peru
      Por cassianoca no fórum Trilhas
      Respostas: 0
      Última resposta: 21/09/2008, 11:35
    4. kart para criança
      Por jotajota no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 4
      Última resposta: 10/10/2007, 09:48
    5. Duvidas...1 viagem
      Por Leandro Chico no fórum Niva
      Respostas: 9
      Última resposta: 27/09/2005, 11:46

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade