x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 3 de 3
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/10/2007
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    62
    Agradecimentos: 0

    Uma luz no fim do túnel para o problema das dodge ram - upgrade no sistema de direção




    Pessoal,

    Tenho intenções de em breve comprar uma Dodge Ram. Não vou aqui ficar tecendo comentários à respeito do carro, defendendo isso, criticando aquilo...

    Uma das preocupações das Dodge Ram de 3ª geração (2003-2008) é a fragilidade do sistema de direção, especificamente no modelo adotado para o link entre as rodas (braços e pivôs). São muitos os casos de Ram´s que apresentaram fadiga e quebras em números acima dos normais.

    A própria Dodge em 2009 (numa versão da picape que nunca chegou aqui, mesmo nos nossos modelos 2009) modificou o sistema, que utilizava a solução de braços "Y", e os remodelou passando a utilizar braços "T".

    Na prática o que muda é a posição de linkagem do sistema de direção, o braço Pitman e a posição do amortecedor de direção. Efetivamente, o novo sistema além de muito mais robusto (e portanto seguro) liga as duas rodas deste vez por um único braço fixo, onde não mais é possível correções individuais de toe in e toe out, conhecidos por nós como Convergência/Divergência.

    O sistema pode ser facilmente instalado nas Ram´s 2003 a 2008, com a troca completa dos braços, amortecedor de direção e braço Pitman. O melhor de tudo é que são peças originais, o preço do kit (cerca de 390 dólares) não é absurdo e o problema fica resolvido, ou pelo menos a chance de supresas desagradáveis cai drasticamente.

    Logicamente estamos falando de carros com manutenção regular. Uma picape de 3 toneladas sem manutenção ou sem o devido apuro técnico em seus reparos sempre levará a surpresas desagradáveis.

    O kit é especialmente interessante para os que rodam ou pretendem rodar com os pneus mais largos, ou mesmo lift kit´s e pneus e aros maiores.

    Outras soluções existem mesmo para o sistema antigo, onde há produtos bem mais parrudos que os originais (da MOOG ou da Carli), mas a preços também bem mais altos.

    Para nosso uso "civil" do carro, viagens tranquilas, segurança, nada como um kit upgrade fácil de instalar, sem peças super especiais mas que dá conta do recado com louvor.

    Para os companheiros que pretendem utilizar a Ram para trilhas pesadas, rally, enduros, também há um universo de kits e upgrades específicos para grandes abusos, saltos, velocidade, enfim, tem de tudo, basta procurar.

    Antes de decidir pela compra eu estava apreensivo lendo relatos dos problemas e parti para uma extensa pesquisa até ver e me certificar que esses problemas tem solução e que o carro é, sim, viável.

    Nos EUA as Ram´s rodam centenas de milhares de km em condições as vezes horríveis. Resistem tão bem quanto as Ford ou Chevy, onde cada um usa a marca de sua preferência. Não haveria lógica em uma picape "Heavy Duty" não aguentar o nosso uso simplório de pneus maiores e uso 90% do tempo em asfalto...

    Abaixo segue o link de um dos fornecedores desse kit upgrade:

    Mopar | Dodge Ram | Steering Upgrade Kit

    Esse é um só. Existem muitos mais! E eu pessoalmente conversei com gente dos fóruns nos EUA de DODGE RAm e todos me confirmaram a eficiência desses kit´s para uso normal a moderado.

    Espero ter sido útil aos colegas do fórum e futuros companheiros de Dodge Ram.

    Grande abraço a todos,

    Assim que adquirir a minha eu postarei aqui a instalação do kit, bastando para isso a venda do meu atual carro.

    Guilherme Nüske,
    Salvador/BA
    ex-Ranger XLT 2.8 2005

  • #2
    Tem que gostar muito de Dodge RAM pra comprar uma picape com problema de projeto e ainda pagar pra consertar...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Usuário
    Entrada
    20/10/2007
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    62
    Agradecimentos: 0
    Concordo com vc Walter. A RAM é nossa única full size que une motorzão, design, algum luxo... A F-250 tem outra proposta (mais simples e mais voltada para trabalho rural mesmo). Se eu morasse nos EUA, talvez até optaria por outra marca. Teria muitas boas opções.

    De toda forma, a dica é opcional. Já cansei de ver Ram´s aqui na Bahia com alta kilometragem e nenhum problema. De toda forma, não ignoro os avisos dos colegas que sofreram com quebras e sustos.

    Agora, o problema da RAM é sanável. O da Hilux por exemplo, não. Ela é instável, não foi aprovada em inúmeros testes de segurança e é vendida (e muito bem vendida) aqui no Brasil e América Latina.

    Ainda sou mais adepto das picapes de origem norte americana, como a minha saudosa Ranger, minha saudosa G. Cherokee Laredo, embora trate com respeito as Mitsubishis e japonesas em geral. Os carros americanos, feitos pra rodar muita km e com lata de excelente qualidade, com ergonomia em geral boa para pessoas altas, sempre foram minha predileção.

    A RAM pode ser um pesadelo ou uma opção boa, a depender de sua origem, do dono, e do quão hábil é o dono pra aprender a mexer nela.

    Acredito que uma Doge Ram bem cuidada, com manutenção bem feita (importando peças sim, usando óleo ATF+4 sim) enfim, seguindo à risca as recomendações, sem achismos e adaptações seja uma boa companheira pra muitos anos.

    Se ela fosse uma bomba, os americanos seriam os primeiros a rejeitar o carro, mas as Ram´s são e sempre foram muito bem aceitas por lá e resistem ao uso super severo bravamente.

    G.Nüske

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ajuda --- UPGRADE Bomba direção Hidráulica
      Por dudarj no fórum Troller
      Respostas: 0
      Última resposta: 24/04/2011, 19:51
    2. Upgrade no sistema de ignicao
      Por Dic3 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 7
      Última resposta: 13/03/2009, 00:03
    3. Caixa de direção hidraulica de Dodge dá para adaptar na Bande?
      Por estyvybeykr no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 8
      Última resposta: 01/08/2007, 22:15
    4. Respostas: 1
      Última resposta: 03/09/2006, 21:07
    5. Upgrade de Sistema
      Por Eduardo Souza no fórum Humor
      Respostas: 1
      Última resposta: 06/04/2003, 11:44

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade