x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1

    De diesel a gás - É possível?




    Pode parecer loucura mas do jeito que andam às coisas especular não é problema.
    Algum dos colegas do forum saberia dizer se já ouviu sobre a possibilidade de adaptar-se GNV a picapes à diesel?
    Presumo uma penca de problemas, principalmente face a taxa de compressão, o tipo de "inflamação" peculiar de cada combustível. Sem citar, ainda, que carro com motores a diesel teriam um quase insuperável problema com a bomba injetora.
    Mas seria possível?
    Os experts se pronunciem, por favor.

  • #2
    A questão é mais de matemática pois a parte mecanica teria que projetar um motor novo (inviavel).
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • #3
    O certo é criarmos perfis de utilização e analisar o custoXbeneficio e amortização.
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • #4
    Nunca parei para ver como são os onibus bi combustivel, Diesel GNV.
    Mas voce pode pesquisar.
    Sei que a Mercedez faz este tipo de motor.

  • #5
    Opa!!!!!

    Já projetaram então
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • #6
    Aqui em São Paulo tem varios rodando!
    O principal beneficio é a poluição, pois parece que rodar em Diesel é mais barato.
    Aparentemente as empressas são obrigadas a ter uma % da frota com combustivel alternativo.
    Que pode ser o Diesel Eletrico também.

  • #7
    Usuário Avatar de ricardolm
    Entrada
    01/07/2004
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0
    apenas como cultura inutil em SP sao chamados de onibus Hibridos (Gas e Diesel, Diesel e eletricidade, etc...)

    Veja abaixo o texto que tirei da internet:
    VIALE HÍBRIDO É TESTADO EM SÃO PAULO

    Veículos produzidos pela Eletra, com carroceria Marcopolo, serão utilizados em substituição aos trólebus

    O ônibus Viale Híbrido, veículo desenvolvido pela Eletra e Marcopolo, está sendo testado desde o final de agosto, também na cidade de São Paulo. Dois modelos foram adquiridos pela Secretária Municipal de Transportes da capital (SPTrans) e serão testados por 60 dias na Linha 6500 (Terminal Santo Amaro - Terminal Capelinha), em substituição aos trólebus (ônibus elétricos com fios).

    O Viale Híbrido é cerca de 70% menos poluente que um ônibus convencional e permite economia de combustível de até 30%. Esse desempenho é possível graças à tecnologia aplicada no conceito híbrido, em que o motor diesel acoplado a um gerador, alimenta o motor elétrico, responsável pela tração do veículo, ou acumula energia nas baterias.

    Esse conjunto fornece a energia necessária nas acelerações, subidas e em trechos de velocidade. Nas desacelerações e quando parado, os propulsores elétricos não consomem energia e as baterias continuam a ser alimentadas. Este processo exige menor potência e possibilita a adoção de unidades motrizes mais compactas, que consomem menos combustível e geram baixos níveis de emissões e de ruídos.

    O motor trabalha aplicado a um gerador de energia, responsável pela alimentação do conjunto de baterias e motores elétricos que impulsionam o veículo. Além de reduzir o valor de investimentos para infra-estrutura viária (dispensa rede elétrica aérea), a utilização do sistema híbrido proporciona maior durabilidade e custo operacional menor. Outras vantagens são a maior vida útil do veículo, cerca de 15 anos, e nível de ruído reduzido.

    Veículo versátil, de fácil manuseio e baixo custo operacional, o Viale é ideal para o transporte de passageiros em centros urbanos. Com capacidade para transportar 36 passageiros sentados, o modelo se destaca também por seu visual diferenciado, seguindo tendências mundiais de design, com linhas e formas arredondadas.


    []s
    Ricardo Moreira - SP
    Can Am Renegade 800, ex-Fourtrax 4x4
    ex-vitara , ex-JPX , ex-Troller , ex-Tracker , ex-L200 Triton Flex, Discovery 3 S TDV6

  • #8
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Re: De diesel a gás - É possível?

    Citação Postado originalmente por João Pedro
    ... saberia dizer se já ouviu sobre a possibilidade de adaptar-se GNV a picapes à diesel?...
    João,

    Os ciclos são distintos, desconheço a adaptação que é feita em ônibus. Mas transformar definitivamente de diesel para gás, sim a adaptação é possível.
    Algo semelhante foi oferecido nos idos do pró-álcool. Adaptava-se motor diesel para álcool. Só álcool. Não era bi-combustível. Cortava-se o pistão (ou punha-se virabrequim com curso menor, não lembro), de forma a trazer a taxa de compressão para próximo de 12:1. No lugar dos bicos injetores punham-se velas de ignição. Na entrada do coletor havia a instalação do carburador, e no lugar da bomba injetora, instalava-se o distribuidor. A mesma adaptação pode ser usada com GNV. Mas é caminho de ida, ou seja, num tem volta. Com álcool nunca foi economicamente viável. Veja você, que usineiro até hoje só usa diesel, e não álcool.
    Penso que também não vale a pena trocar diesel x GNV.

    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #9
    As respostas de todos tem a essência do que já imaginava. Ou seja, impossibilidade na dualidade de combustíveis. Mas ficou uma dúvida quanto aos ônibus.
    De qualquer maneira ainda (ainda) há enormes vantagens no Brasil de se ter um carro a diesel. Maior durabilidade do conjunto propulsor, torque de sobra, e a economia (se colocado na balança o peso médio dos veículos e a força produzida) gerada pelo relativo preço do combustível.
    Uma pena as inviabilidades técnicas, pois no uso do trânsito, ou ate mesmo em alguma recreativa incursão off-road (do tipo bem ligth), até que ia bem com gás.

  • #10
    Onibus a GNV:

    http://www.mercedes-benz.com.br/veic...o_oh1623lg.htm

    Achei que era bi conbustivel, mas aparentemente não é.

  • #11
    Usuário Avatar de ricardolm
    Entrada
    01/07/2004
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0
    Tem o Hibrido (com fotos) em :

    http://www.inee.org.br/down_loads/Po...a%20ELETRA.ppt

    []s
    Ricardo Moreira - SP
    Can Am Renegade 800, ex-Fourtrax 4x4
    ex-vitara , ex-JPX , ex-Troller , ex-Tracker , ex-L200 Triton Flex, Discovery 3 S TDV6

  • #12
    Usuário Avatar de ricardolm
    Entrada
    01/07/2004
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0
    Este é o que eu vejo rodando em SP:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -hibrido_645.jpg  
    Ricardo Moreira - SP
    Can Am Renegade 800, ex-Fourtrax 4x4
    ex-vitara , ex-JPX , ex-Troller , ex-Tracker , ex-L200 Triton Flex, Discovery 3 S TDV6

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kia Sorento
      Por Paulo Cross Lander no fórum SUV's (Sport Utility Vehicles)
      Respostas: 4200
      Última resposta: 23/04/2025, 18:33
    2. O motor Maxion é muito ruim?
      Por Robonson no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 373
      Última resposta: 18/05/2019, 13:56
    3. Diesel ou flex?
      Por carioca10 no fórum Picapes
      Respostas: 36
      Última resposta: 05/12/2009, 10:21

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade