Ainda acho que cabe testes práticos...
Versão Imprimível
Ainda acho que cabe testes práticos...
Se o objetivo é deixar o carro mais macio, esquece que não vai dar certo.
Aumentando a massa não suspensa, molas e amortecedores sofrem um bocado, pois eles tem que suportar não só o peso do carro (massa suspensa) mas também as oscilações da massa não suspensa (o eixo, freios, rodas e pneus).
Lembram-se das primeiras Blazers e S10???? Aquelas com rodas de 6 furos???? Ao que eu sei é a versão pior em termos de conforto e estabilidade. Justamente porque o eixo trazeiro era muito pesado para o tamanho do carro. Posterior a isso diminuiram o peso, e puderam colocar molas mais macias e amortecedores mais suaves.
Por outro lado, água dentro dos pneus provoca um comprtamento bem singular. A água fuciona como um balanceador dinâmico, um amortecedor, e um acumulador de energia cinética. Isso pode até colaborar para a manutenção da velocidade, mas vai sacrificar a ação dos freios.
Por outro lado mais um inconveniente pode occorer. Com o aquecimento do pneu e consequentemente da água no seu interior, a manutenção da pressão interna do pneu vai ser crítica. Com aquecimento a água dilata e comprime o ar remanescente do pneu. Sob pressão, dificilmente vai evaporar, mas a simples dilatação já será suficiente para provocar alterações. Com isso, a pressão interma vai oscilar bastante e pode resultar em problemas para a manutenção do pneu.
Mais uma observação. A estrutura do pneu é projetada para se deformar diante da pressão do ar, que ocorre de uma maneira unifirme por todas as paredes do pneu. Diante disso sabe-se até quanto da superfície estará em contato com o solo com determinada pressão. É por conta disso que um pneu sofre desgaste irregular com pressão maior ou menor que a adequada.
Já com água dentro do pneu, a banda de rodagem assumirá um comportamento bem diferente, pois quem vai colaborar para a sua acomodação ao solo não é só a pressão interna, mas também o peso da água que será capaz de se distribuir de uma forma que o ar não consegue. Tentando entender melhor, com água no interior, o pneu se comporta mas semelhante a um esteira do que um pneus propriamente.
Assim, tração realmente melhora, mas é necessário observar sob quais circunstâncias.
Abraços
Concordo como dito. Acho uma péssima idéia. A água no pneu contribui somente para a tração em terrenos de baixa aderência e à baixa velocidade.
O resto fica pior. Como a água se comporta de maneira incompressível na pressão usual de trabalho dos pneus, cada pneu ficará mais duro, porque terá menos ar dentro para absorver deformações junto com a borracha. E os pneus não foram projetados para trabalhar assim. Os de trator, sim.
Muita, mas MUITA energia cinética é armazenada na forma de quantidade de movimento angular nas rodas e conjuntos rotativos. Quanto menos massa se movendo em lugares onde não deveria haver, melhor. Por isso se usam rodas de liga leve, por isso se usam volantes aliviados de motor, e até elementos da transmissão de material composto em veículos de alta performance.
E o aumento de peso não suspenso não vai ajudar na maciez da camionete, porque o peso na caçamba serve justamente para a suspensão trabalhar mais próxima das duas condições de projeto (que é com peso EM CIMA).
Enfim, creio que para aderência em trilhas, usando pneus lameiros, seria um exercicio bastante interessante, e gostaria de ver alguém aqui postar algumas conclusões e resultados. Nas ruas, estradas, ..., eu nem me daria ao trabalho de tentar. E, por favor, se for tentar, não o faça em estradas ou vias públicas. O resultado pode ser perigoso, e alguém pode estar passando por perto e acabar sobrando pra quem não tem nada a ver com isso.
O dinheiro que tu vai gastar pra tentar balancear, é melhor comprar uns baldes, encher de agua e colocar na caçamba, simples sem risco nenhum, ou quase...
Mas se o problema for estabilidade é só trocar os amortecedores, se tu tem coragem de colocar agua no pneu por que não ir logo direto na ferida??? :concordo:
E se o pneu furar?
Acho este tema bem interessante, estou de olho nele aqui, já que e pneu continuo em duvida qual a calibragem boa para pneu 255/75 aro l5
estava com 35libras agora passei pra 29 notei uma melhora, gostaria de baixar mais, estou com medo do desgaste do pneu, so uso a viatura sem carga.
Se o balancear que você se refere for do conjunto roda/pneu, já citei anteriormente que a água dentro do pneu serve de balanceador dinâmico......
Portanto não custará nada balancear!!!!!!! A água se acomodará dentro do pneu de forma a compensar o desbalanceamento afim de promover o balanceamento dinâmico..... Não precisa nem dos chumbinhos nas bordas da roda.
Abraços
Então, depois de todas as cagadas que poderão acontecer e não só isso como também as melhorias, se quiser arriscar, beleza, mas o que é garantido é que se quiser melhorar estabilidade, com garantia e segurança, é melhor mexer logo na suspensão... qualquer coisa que altere os pneus tem que SABER E MUITO BEM o que ta fazendo...
X2 !!!!!!!!
Abraços
quem quer estabilidade em picape vazia é só comprar uma nova frontier , neste quesito ela é exemplar, agora colocar agua nos pneus é melhor colocar peso na caçamba.
Bota pneu maciço então! Vai durar muito mais e não fura! ahahah!