Postado originalmente por
SERGIO AUGUSTO
Boa noite Luciano:
Anexo vai o manual do motor.
A questão da retífica dos cabeçotes, o fato de não se dever plainar os ditos, está relacionado com a alta taxa de compressão destes motores(21:1), além de os cabeçotes originais, já terem o problema de deficiência de arrefecimento/dissipação de calor, quando em uso automotivo, e submetido ao limite de giro, por tempo prolongado. E a "seleção" de qual junta usar( espessura), está relacionada com a protusão dos pistões(altura dos pistões, em relação à face do bloco), por isso quanto mais íntegro nas dimensões estiver os cabeçotes, melhor. Eu quando refiz o meu motor, coloquei direto, sem me preocupar com a medida da protusão dos pistões, a junta mais espessa, por que pretendo aumentar a pressão do turbo, de 0,8/0,9 Kg originais, para 1,15 Kg. Então com a junta mais espessa, tenho um diminuição( mesmo que a principio insignificante) da taxa de compressão.
A válvula a que se refere, é a WASTEGATE da turbina, ou a válvula EGR? A EGR é controlada pelo módulo eletrônico, que manda o sinal elétrico ao solenóide que faz a válvula abrir/fechar, por atuação de vácuo. E o momento de a válvula abrir, para mandar gases do escape para a admissão, está relacionado com o funcionamento do motor, carga imposta, excesso de fumaça, etc. A WASTEGATE, é acionada por pressão vinda da carcaça fria da turbina, e vai abrindo a medida que a pressão sobe, até alcançar a pressão previamente regulada, e neste momento a WASTEGATE toda aberta, desvia os gases que passariam pelo rotor da turbina, para uma "passagem" lateral(by-pass), evitando que a pressão suba acima da regulada para o motor.
Se puder, manda umas fotos pra analisarmos melhor.
Abraço
Sérgio