Retificando : sou apenas um curioso que gosta de “trocar figurinhas” sobre o carro que eu tenho ( no momento, o Kyron 2,0, 141 CV e com ~31 mkfg de torque ‘plano’ ) ou que tive contato ... mas, quanto à sua pergunta, quando decidi substituir minha valente GSportage TD2001 com quase 9 anos, por um carro diesel, automático, 4x4, + reduzida, encontrei, na faixa de preço desse carro (K) uma provável resposta, apesar da natural desconfiança para com uma marca desconhecida (para mim) e da pequena rede de assistência técnica da marca aqui no Brasil (pelo menos na minha cidade existia essa possibilidade de manutenção, sendo uma extensão da ccs de Porto Alegre) . Devo referir que me recusei a pensar em SW4 e outros SUVs a diesel mas de faixa de preço superior, ou a gasolina, mas muito beberrões ( aí incluídos Captiva V6, Forester 2,5XT, carros da Mitsubishi, etc ) . Por ter ficado com poucas opções, comecei a olhar mais atentamente para o Kyron, com o seu motor de tecnologia(não tão moderna como a existente lá na Alemanha neste momento) Mercedes Benz, e seu câmbio “Mercedes Benz”, e após o Test Drive, o veículo me conquistou, em especial suas possibilidades de trocar marchas automática/manualmente( por botão na lateral da alavanca e/ou por botões nas laterais do centro do volante da direção ) . Outro ponto muito favorável/fascinante, foi o fato de ao colocar meu anterior carro no negócio na base de troca, a avaliação ter sido justa, para os dois lados, algo impensável em outras ccs de outras marcas . Meu carro entrou pelo valor da FIPE cheia e + R$ 4k ! Um obstáculo ainda estava obstruindo o desfecho: o seguro estava algo alto mas ao mudar de corretor, passei a pagar a metade do estipulado anteriormente, pelo primeiro...E fechei o negócio ! Isto tudo ainda acontece por serem os carros SSY ilustres desconhecidos no mercado brasileiro . E é um excelente carro para asfalto . Se a sua suspensão firme não convida muito o andar em estradas de chão muito irregulares, por outro lado lhe confere uma grande estabilidade em estradas de serra asfaltadas .
Confiança : Ainda não tive plena confiança em viajar longe com o carro (como o fazia com a GSportage-de uma ocasião foram 13,6 k km de viagem até Ushuaia), pois eu pretendia viajar para a Argentina no mês de março passado, mas descobri que lá não existe assistência técnica para a SSY . Nem no Uruguai . Mas tem no Chile, Paraguai, Peru, etc. Pretendia ir também ao Noroeste do país (até o Acre), mas descobri também da inexistência da rede SSY a partir de Campo Grande . Isso me deixou algo restrito .
Ainda mais em sabendo que o motor( conforme Norma Euro IV ) do K é suscetível a problemas advindos do diesel com alta proporção de enxôfre vendido aqui no país. Mas isso tem ocorrido com o Sorento(versão anterior, com motor diesel) , com a Ranger, com a própria Hilux (e seu motor Euro III), a Land Rover, a Mahindra, etc, etc, não sendo um privilégio específico. Quem sabe a nova proprietária da SSY, a Mahindra, opte por ampliar essa rede de assistência técnica visando possibilitar abocanhar uma fatia maior do mercado, seja aqui no Brasil, seja lá na Argentina e/ou Uruguai, ao mesmo tempo que deveremos esperar/rezar para que o diesel vendido aqui seja de qualidade compatível com a de projeto dos modernos motores que equipam os veículos presentes em nosso mercado . E sim, tive alguns pequenos percalços com o K, mas todos solucionados pela assistência técnica, isto é, não fiquei “na mão” ! E até na ocorrência de algum problema ligado ao combustível, existe a possibilidade de o carro funcionar em “caráter de emergência”, não passando de 80 km/h e levando você até a uma assistência técnica( se não for muito longe ), sem o recurso de carros-guincho ou plataforma ... E quanto à segurança, é um senhor veículo: vi/senti o resultado de uma batida na traseira de meu K ( foram trocadas algumas peças de perfumaria junto com o para-choques e respectiva alma ), sem dano nenhum para mim e/ou os ocupantes, enquanto que o outro carro ( um Ka ), ficou semi-demolido na sua frente .
Quanto ao Korando C pouco vi a respeito, mas o que li em uma revista espanhola (Mundo 4x4), é que seria com motor diesel, 4x4 ‘on demand’, sem reduzida, e na configuração ‘crossover’, isto é, seria um veículo não tão resistente para o fora de estrada como um SUV ao estilo antigo (com longarinas/chassi escada) . Em sendo homologado para venda no país, seu motor diesel, que segue a norma Euro V, vai propiciar uma boa economia de combustível ( dizem 16 km/l na estrada ), se o “nosso” diesel ajudar ... Quanto à sua suspensão, os comentários da revista espanhola foram de que seria mais firme( leia-se “dura” ) do que os produtos já conhecidos da marca SSY .
De qualquer modo, sempre é bom termos aqui no Brasil, possibilidade de utilizar produtos com alta tecnologia embutida ...
Se eu trocaria de carro ? Sim, sou um curioso, mas não vejo, no momento, outro veículo similar para essa faixa de mercado ...e também não sou muito adepto das Hilux CD, com caçamba inútil(para mim) e com sua suspensão ‘pula-pula’ na cidade . E das Mit, não ouvi histórias tão boas, contadas por colegas de viagens pelos Andes (motor fervendo/etc) .
Espero ter ajudado ! Boa sorte em sua procura/pesquisa/garimpagem !
Abraço.