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  • #1

    Perda de pressao do oleo - Dakota diesel 2001




    Prezados,

    Sou de Brasilia e vejam se entendem do problema que tou passando, comprei uma dakota diesel tava perfeita com um barulhinho pequeno acima dos 2500 que se ouvia com muita atencao... do nada numa terca a noite ela ligada na lenta uns 5 minutos comecou a bater forte um estalado no cabecote, achei logo que era bico travando... ficou uns 2 minutos assim e parou... andei 130 kms com ela depois no dia seguinte e tudo normal... e do nada descendo para oficina em ritmo giro baixo comecou o estalado novamente, forte igual, imaginei a possibilidade de falta de oleo por vazamento ou coisa do tipo... parei 3 kms depois e mandei trocar oleo filtro, junta e nao adiantou...

    Pensei a hipotese de bico travado ou biela batendo... mandei sacar o carter e verificar bielas, aproveitei e mandei por bronzinas novas... eixo zerobala STD ...nisso descobrimos uma bucha da biela e pino de pistao com folga no primeiro cilindro... bingo... tava ali entao... refiz as 4 buchas de bronze puro metal nobre duro, com os rasgos de lubrificacao internos, troquei os 4 pinos de pistao e a retifica acertou tudo milimetricamente dentro dos parametros.

    Aproveite e desmontei os tuchos hidraulicos inclusive valvulas esferas e etc e limpei tudo testei sua capacidade de retencao, montamos tudo, varetas dos balancins desobstruidas. Usei junta metalica de cabecote igual a anterior e etc. Nao adiantou nada... apesar de eixo, pistao, aneis, bielas e etc tudo zero... a batida continuou... e a pressao baixa...

    Entao... condenei a bomba de oleo... troquei a bomba de oleo ... 1600 pratas... nada...

    Sexta a noite levo ela de guincho para casa e penduro o motor na girafa e eu mesmo comeco a desmonta-la... ate agora nao ha nada de errado ... nao encontro o problema. Ainda nao saquei o vira completamente do bloco pois e complicado o menino... sai puxando para tras, mas nao consegui tirar ainda pois o vira nao ta se deslocando o suficiente para tirar as meias lua... e preciso de uma informacao que o manual nao detalhou para saca-lo...

    se fosse so o barulho diria que poderia ser cabecote trincado internamente (apesar de nao haver misturas oleo agua nem compressao no sistema de refrigeracao e etc) ...mas ha baixa pressao de oleo.

    O que fiz ate agora foi:

    1) desmontagem e limpeza dos tuchos hidraulicos , inclusive a limpeza
    da valvula e verificacao de mola e esfera;
    2) desmontagem e limpeza da valvula de alivio com verificacao de tamanho da mola;
    3) refiz as buchas de biela 100% bronze, com canaleta de lubrificacao
    e folga perfeita com pinos de pistao novos.
    4) balancins todos com folgas medidas e oleo chegando neles;
    5) varetas dos tuchos limpas e ok;
    6) manometro marca 1/4 na lenta e 1/2 a 2500 giros...so que tive
    momentos de cair a zero quando aquece o oleo e com aceleracao vai a 1/4 novamente;
    7) levei os bicos injetores para o bombista e tudo ok;
    8) juntas trocadas pelas mesmas novas e sem vazamento ...
    9) pistao, aneis, camisa, eixo novos... bronzinas de bielas trocadas
    por bobeira... as dela tavam boas tbm, ta tudo STD;
    10) cabecote ja foi mexido no passado... mas nao aquece pelo pouco que
    ja andei com ela estao bons, valvulas novas e sedes boas, guias perfeitas e no lugar;
    11) o carro nao fuma branco nem se nota fumaca preta tbm... acelera
    normal e mantem lenta... so que acompanhado do barulho do estalar no
    cabecote como se os tuchos nao controlasse as valvulas corretamente e
    batesse os balancins por falta de pressao nos tuchos.. so que a lenta e a aceleracao ta
    "normal".. com barulho...
    12) troquei bomba de oleo...
    13) manometro testado;
    .....

    Entao o problema e a falta de pressao no sistema de oleo lubrificante...

    Algum lugar ta vazando a pressao do oleo e ai a parte de oleo do tucho nao
    chega o suficiente para enche-los corretamente e os balancins batem. Ela funcionou uns 40 minutos e andou 6 kms depois de feito tudo, em determinado momento forcando o barulho parou e voltou logo que a pressao caiu... resolvi nao insisti e guinchei... isso nao machucou as bronzinas novas (de biela) em nada.

    Tirei o eixo do comando... os 3 mancais dele que possuem bronzinas
    circulares interica estao perfeita sem marcas de desgastes, tal como
    as bronzinas de biela... as de mancal do virabrequim ainda nao cheguei la...

    Pensei na hipotese de duto do motor entupido, mas o motor ta tao limpo
    que nem sujando a mao com aquele pretume brabo do diesel ta...e duto
    entupido daria e pressao falsa no sistema ... eu acho.

    O manometro esta marcando baixo (quente indo a zero na lenta)... e o comportamento do motor ta quase normal exceto pelo barulho estalado no cabecote forte e uma falta de forca notada quando se exige do motor, dai valvulas nao fechando corretamente.

    Minha proposta agora e terminar de sacar o vira, pegar o manual que
    tenho com as medidas de tudo e levar numa retifica para medicoes de
    todos os mancais e etc. Idem para as buchas dos balancins ... pois nao
    ha mais o que se ver... pescador livre e bem fixado...

    Esse motor tem uns esguichos que jogam oleo no fundo do pistao de
    baixo para cima... visualmente estao fixados com seus parafusos... mas
    ainda nao tirei ele para verifica-los...

    leio e releio o manual... todos as possiveis causas de baixa pressao
    foram revisadas e ou substituidas. e Visualmente perfeito...

    Se tiver sugestao de alguem ou o que ...nao economizem em me dizer...

    Nao consigo entender onde pode ta vazando essa pressao... se tiver ideia.. ajuda e pitacos sao bem vindos.

    Ps.: desculpe-me o topico extenso, mas o problema nao ta simples de descobrir com meia duzia de informacao, diversos mecanicos foram consultados e o que falaram ja foi visto.

    MM

  • #2
    Puxa vida, seu motor tá novo e mesmo assim não reestabeleceu a pressão...Sugestão boba mas verificar válvula de alívio de óleo, já ouvi de casos em que ela trava aberta e o óleo circula direto fazendo cair a pressão inteira... O teste de manômetro de pressao de oleo é o do painel ou diretamente no compartimento do motor (as vezes seu painel tem defeito, sei lá). Barulho estralado nao pode ser junta de escape?


    Vamos eliminando mais coisas



    Boa sorte!

  • #3
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
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    46
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    Agradecimentos: 6
    Amigo como é o sistema de distribuição da Dakota ?? se for por corrente de comando pode ser a mesma que está fazendo esse ruído ,
    As folgas de válvulas estão bem reguladas dentro da tolerância ?? , outra situação é que algum pistão pode estar batendo Saia ,
    veja tb se o circuito de óleo lubrificante não possui válvula reguladora de pressão , se está estiver abrindo antes da hora vai gerar perda de pressão de lubrificação .
    tem muitos itens para verificar .
    Boa Sorte .
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