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Tópico: Turbos

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  • #1
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Turbos




    Olá!
    Levando em consideração que muito se fala sobre turbos, no forum, e em concordancia com alguns compaheiros, quando seugeri a criação de um tópico para falar do assunto, abri o tópico, e agora vamos postar o que sabemos e/ou queremos saber a respeito.
    Para iniciar, posto alguna materiais que tenho sobre o assunto, e uns links para que possam acessar e pesquisar sobre o assunto, pois alguns arquivos que tenho são encontrados nestes links, e para postar são pesados.
    Segue;
    http://www.turbobygarrett.com/turbob...esel_tech.html ,usem o tradutor google, e olhem todos os links desta pagina. Nao deixem de ler os links "turbotech 101", "turbotech 102" e "turbotech 103" , mesmo usando tradutor, com calma consegue-se entender os raciocinios e calculos.
    http://www.turbobygarrett.com/turbob...ochargers.html
    http://www.dieselevante.it/index.asp
    http://www.turbodriven.com/pt/news/newsletter.aspx, nesta pagina tem em PDF para dowload, as revistas de informação da BORG, onde tem muita materia sobre o R2S, e verão numa liguagem mais tecnica, porém acessivel, por exemplo, o que a AMAROK, tá trazendo em tecnologia turbo, já utlizada na Europa, com sucesso, por BMW,AUDI, MERCEDES(pesados)e companhia.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Turbos-automec059.jpg   Turbos-esquema-turbo-r2s-borg.jpg  
    Turbos Arquivos Anexos

  • #2
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Mais arquivos;
    No arquivo em pasta zipada, tem uma planilha para "ajudar" na escolha de um turbo para um motor, onde estão os calculos(equações), utilizadas para tal, igual àquelas que verão nos links turbotech101,102,103, da garrett.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Turbos-automec062.jpg  
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  • #3
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    Galera:
    Acho que o postei no local errado, deveria ser no Geral. Peço por favor aos entendidos,rs, que transfiram para o local devido.
    Abraço

  • #4
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Galera:
    Acho que o postei no local errado, deveria ser no Geral. Peço por favor aos entendidos,rs, que transfiram para o local devido.
    Abraço
    Putz Sergio;

    Devia estar no Geral e em todos os topicos do forum. Show!!!!

    Parabéns!!!!

    Abs!!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #5
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Bom dia a todos:
    Mais algumas informações; acessem os links abaixo, ontem não estva conseguindo achar em "meus favoritos". Tem informações, e sites de oficinas/vendas de turbinas.
    http://www.not2fast.com/turbo/glossa...orDutyCycle=85
    http://www.turbofast.com.au/racefuel.html
    http://www.retificadeturbina.com.br/...FShtswodwkEVcA
    Em anexo, uma materia sobre "controle de WASTEGATE POR VALVULA ELETROMAGNËTICA"(o popular solenoide), ajuda bastante na diminuição do LAG.
    Turbos Arquivos Anexos

  • #6
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Mais "detalhes".

  • #7
    Então Sérgio...

    Estou retomando os projetos da troca de turbo, prentendo montar a do S4T+ que sugeriu e fiquei fiquei preocupado com o seguinte:

    Minha D20 S4 ta com o kit turbo bodipasa, usando a turbina "grande" modelo TB4125 como falou. Atualmente ela trabalha com 800...900g de pressão e tem um lag respeitavel em "baixa" rpm (1500) deixando um tuchinho de fumaça no kickdown. O escape é em 2"1/2 desde a saida da turbina e tem silencioso com miolo.



    O plano seria trocar pelo turbo moderno para aproveitar melhor o intercooler (que ta nos planos também), tentar diminuir este lag, pretendo manter a pressão de trabalho nos 800...900g e nao vou mecher no débito da bba. Originalmente manterei o escape velho deixando ele direto (sei que é proibido.....mas...).

    Trocar a turbina, mangueiras de adm e as linhas de lubrificação em teoria não serão problemas. Mas estou com uma dúvida de mechãnico quanto a boca de saída dos gases turbina > escape.

    Turbo novo do S4T+ a esquerda, a direira postei turbo Apl para comparar pois a boca da TB é a mesma.


    A foto correta do turbo TB que vc postou anteriormente:



    No turbo velho, o bocão da turbina tem aproximadamente 2".1/2 e o cano S tem a flange para esta turbina, logo praticamente nao ha diferença de tamanho entre a boca do turbo e o cano do escape.

    Mas o turbo do S4T+ tem uma boquinha pequenininha de aproximadamente 1".1/2 e usa um cotovelo de ferro fundido com o lado da turbina na mesma medida e imediatamente amplia seu tamanho para 3". Do outro lado do cotovelo vem parafusado o cano de escape que é em 3" com silencioso.

    No S4T+ lado quente é virado para o farol e no S4 o lado quente e virado para o painel. Nao há como utilizar este cotovelo original devido ao tombo que vou dar na turbina para montala com o lado quente virado para o passageiroe nao posso montar com o lado quente para frente devido a outro ups que farei. Com este cotovelo ao dar o tombo o cotovelo vai bater no bloco.

    Entao farei uma flange no torno de aprox 8 cm de comprimento com o diamentro interno na medida da boca da turbina (1".1/2) onde de um lado faço os furos para os prisioneiros do novo turbo e do outro lado faria ela com o diametro externo em 2".1/2 para encaixar dentro do cano S que tava na turbina velha (bastará serrar a flange velha, encaixar por dentro a nova e soldar)

    Gambitech:


    A dúvida é:
    Este caminho de 8cm em 1".1/2 causaria um efeito gargalo preocupante no fluxo dos gases ou a perca seria irrelevante?

    []'s
    Fernando - "RR"
    Bonanza 94 - Navistar

  • #8
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Citação Postado originalmente por RoadRunner Ver Post
    Então Sérgio...

    Estou retomando os projetos da troca de turbo, prentendo montar a do S4T+ que sugeriu e fiquei fiquei preocupado com o seguinte:

    Minha D20 S4 ta com o kit turbo bodipasa, usando a turbina "grande" modelo TB4125 como falou. Atualmente ela trabalha com 800...900g de pressão e tem um lag respeitavel em "baixa" rpm (1500) deixando um tuchinho de fumaça no kickdown. O escape é em 2"1/2 desde a saida da turbina e tem silencioso com miolo.



    O plano seria trocar pelo turbo moderno para aproveitar melhor o intercooler (que ta nos planos também), tentar diminuir este lag, pretendo manter a pressão de trabalho nos 800...900g e nao vou mecher no débito da bba. Originalmente manterei o escape velho deixando ele direto (sei que é proibido.....mas...).

    Trocar a turbina, mangueiras de adm e as linhas de lubrificação em teoria não serão problemas. Mas estou com uma dúvida de mechãnico quanto a boca de saída dos gases turbina > escape.

    Turbo novo do S4T+ a esquerda, a direira postei turbo Apl para comparar pois a boca da TB é a mesma.


    A foto correta do turbo TB que vc postou anteriormente:



    No turbo velho, o bocão da turbina tem aproximadamente 2".1/2 e o cano S tem a flange para esta turbina, logo praticamente nao ha diferença de tamanho entre a boca do turbo e o cano do escape.

    Mas o turbo do S4T+ tem uma boquinha pequenininha de aproximadamente 1".1/2 e usa um cotovelo de ferro fundido com o lado da turbina na mesma medida e imediatamente amplia seu tamanho para 3". Do outro lado do cotovelo vem parafusado o cano de escape que é em 3" com silencioso.

    No S4T+ lado quente é virado para o farol e no S4 o lado quente e virado para o painel. Nao há como utilizar este cotovelo original devido ao tombo que vou dar na turbina para montala com o lado quente virado para o passageiroe nao posso montar com o lado quente para frente devido a outro ups que farei. Com este cotovelo ao dar o tombo o cotovelo vai bater no bloco.

    Entao farei uma flange no torno de aprox 8 cm de comprimento com o diamentro interno na medida da boca da turbina (1".1/2) onde de um lado faço os furos para os prisioneiros do novo turbo e do outro lado faria ela com o diametro externo em 2".1/2 para encaixar dentro do cano S que tava na turbina velha (bastará serrar a flange velha, encaixar por dentro a nova e soldar)

    Gambitech:


    A dúvida é:
    Este caminho de 8cm em 1".1/2 causaria um efeito gargalo preocupante no fluxo dos gases ou a perca seria irrelevante?

    []'s
    Fala Road:
    Veja, peça para um torneiro fazer uma "PEÇA DE AUMENTO" de 1 1/2" x 2 1/2", CÔNICA, conhecida também como REDUÇÃO CONCENTRICA, se olhada do lado maior para o menor, obviamente. Feita a
    peça, se coloca as flanges na peça,uma para aparafusar na turbina(lado 1 1/2" ) e a outra para aparafusar no cotovelo(lado 2 1/2"). Tentei anexar um " desenho" e não tou conseguindo. Mas não tem erro não.
    Abraço
    Sérgio

  • #9
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    É, não faz com flange não. A perda de carga nessa geometria pode dar problema. O melhor era que o comprimento dessa redução fosse o mais longo possível se é para fazer assim, mas imagino que hajam limitações sérias de espaço, certo?
    Se fosse possível fazer uma curva suave até chegar a um lugar com mais espaço e daí fazer uma redução mais longa, seria melhor.

  • #10
    BRAVOECONOVEMBER,

    Realmente espaço é um problema pois após o cano da escape tenho no maximo um palmo até a cabine/forração do cofre. Algo que posso fazer em aumentar 4 cm na flange embutindo este acrescimo dentro do cano antes do inicio da curva.

    Sergio,
    Creio que entendi, a flange correta é assim então:

    Fernando - "RR"
    Bonanza 94 - Navistar

  • #11
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
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    Citação Postado originalmente por RoadRunner Ver Post
    BRAVOECONOVEMBER,

    Realmente espaço é um problema pois após o cano da escape tenho no maximo um palmo até a cabine/forração do cofre. Algo que posso fazer em aumentar 4 cm na flange embutindo este acrescimo dentro do cano antes do inicio da curva.

    Sergio,
    Creio que entendi, a flange correta é assim então:

    Fala Road:
    É isso ai mesmo, pode fazer assim que fica legal. Só que faça a peça totalmente conica, nascendo na flange da turbina com 1 1/2" e crescendo imediatamente em direção ao diametro de 2 1/2" como um FUNIL.
    Abraço
    Sérgio

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