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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de ThiagoSNogueira
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    PNEU, Conforto X tamanho, tipo, etc




    Pessoal,

    Qual pneu seria mais macio numa picape?
    Qual proporcionaria maior conforto?

    1. Pneus mais finos? ou mais largos?
    2. Pneus borrachudos (off-road)? ou pneus on-road?
    3. Pneus de perfil alto? ou mais baixo? (essa é fácil, acho)

    Existem regras fixas?
    Ou vai depender da estrutura do pneu, da carcaça, do composto usado, etc?

    Comprei recentemente uma Hilux 2002 CD SRV 3.0, minha primeira picape de chassi.
    Já sabia que a bicha é um "trator", uma "cabrita"...

    Mas gostaria de deixá-la um pouco mais confortável.
    Qual seria a receita ideal pra isso?

    Atualmente ela está com dois Goodyear Wrangler HP 255/70/R15 na dianteira já bem gastos, e com dois Maxxis Bravo AT MA-761 31/10,5/R15 bem novos na traseira. Os 4 com 30 libras de pressão. Uma mistura inusitada, mas comprei assim... Ah! os dois amortecedores da dianteira foram trocados há umas 3 semanas (Cofap Turbogás).

    Os pneus originais 235/75/R15 seriam melhores que os 31/10,5/R15? ou os 255/75/R15?

    O que vcs me aconselham?
    Qual pneu devo pegar?
    Algum ajuste de suspensão a ser feito?

    4X4 Brasil

  • #2
    Você pode encontrar resposta no tópico abaixo e pesquisando no Fórum. http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=40729

  • #3
    Usuário Avatar de ThiagoSNogueira
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    Citação Postado originalmente por Mario Germano Ver Post
    Você pode encontrar resposta no tópico abaixo e pesquisando no Fórum. http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=40729
    Eu já tinha visto esse tópico.
    Ele só aborda sobre calibragem.
    E é de 2 anos atrás...

  • #4
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    Qual pneu seria mais macio numa picape?

    Picape ou carro, os pneus michelin sao imbativeis em conforto, nao sei qto as pick ups mas os continentais estao pau a pau com michelin e um degrau abaixo (pouco) os bridgestone.
    Qual proporcionaria maior conforto?

    1. Pneus mais finos? ou mais largos?
    Pensando em conforto, tem muitas variaveis, mas encurtando apenas para essas duas que mencionou, os pneus mais fino sao mais confortaveis. nao pq sao mais fino mas pq MANTENDO A CIRCUNFERENCIA ORIGINAL (ou mais proxima possivel), o pneu mais largo ira "ler" mais area do solo com menor altura em relacao a banda de rolagem (a altura que muitos acreditam na realidade é uma porcentagem, por exemplo 200/55 quer dizer que tem 200 mm de banda de rolagem por 55% desse valor de altura), portanto, irá sofrer mais e consequentemente ira passar isso pro carro. Se vc for alterar todas as medidas, só o teste pratico pra saber.

    2. Pneus borrachudos (off-road)? ou pneus on-road?
    Qr conforto? Uso on road. Sua carcaça nao precisa ser tao resistente, normalmente sao mais macios e seu composto prioriza conforto com desempenho (off road prioriza resistencia com tracao - lembre-se tracao nao é só desempenho, um pneu on road transmite melhor a energia pro asfalto ja um off road vai buscar cavucar mais o asfalto)

    3. Pneus de perfil alto? ou mais baixo? (essa é fácil, acho)

    Acho que ja respondi acima, mas se quer conforto, vai de perfil alto. Considerando claro pneus de mesma marca e modelo.

    Existem regras fixas?
    Ou vai depender da estrutura do pneu, da carcaça, do composto usado, etc?
    Regras nao tem nao, mas sempre cada marca tem um estilo de produto. Exemplo
    Michelin= custa caro, mas tem alto desempenho, alto conforto, alta kilometragem
    Firestone=custa pouca coisa menos caro, mas é tudo um lixo ehehhe

    Comprei recentemente uma Hilux 2002 CD SRV 3.0, minha primeira picape de chassi.
    Já sabia que a bicha é um "trator", uma "cabrita"...

    Mas gostaria de deixá-la um pouco mais confortável.
    Qual seria a receita ideal pra isso?
    Utilize a calibracao correta indicada pelo manual, coloque um saco de areia de 40-50 kilos encima do eixo traseiro dentro da cacamba, ou se contente em usar uma pick-up. Eu desaconselho , vc só esta enganando a si .. mas...

    De qqr forma, nao é o chassi que a torna cabrita, e sim a suspensao traseira pensada para cargas pesadas.

    Em tempo, a hilux tem uma das suspensoes mais confortaveis.

    Ainda é bom lembrar, que muitos (inclusive no forum) recomendam abaixar a pressao do pneu, jamais faca isso pelos seguintes motivos:

    Pneu murcho é um risco de seguranca, numa curva ele dobra, numa frenagem ele enruga e prejudica muuuito, aumenta o consumo, desgasta as pecas e suspensao, sofre maior risco de furo e estouro (é mais facil um pneu murcho estourar do que um pneu super cheio), voce esta gastando dinheiro fora, um pneu custa na base de 400 a 600 reais, cada pneu, com o gasto em 2 pneus de passeio, vc refaz amortecedor e mola da maioria dos carros (pick ups nao deve ser diferente) o que gera muito mais conforto, rendimento e seguranca.


    Atualmente ela está com dois Goodyear Wrangler HP 255/70/R15 na dianteira já bem gastos, e com dois Maxxis Bravo AT MA-761 31/10,5/R15 bem novos na traseira. Os 4 com 30 libras de pressão. Uma mistura inusitada, mas comprei assim... Ah! os dois amortecedores da dianteira foram trocados há umas 3 semanas (Cofap Turbogás).

    Os pneus originais 235/75/R15 seriam melhores que os 31/10,5/R15? ou os 255/75/R15?

    O que vcs me aconselham?
    Qual pneu devo pegar?
    Algum ajuste de suspensão a ser feito?

    Aconselho a trocar os 4 pneus por uma marca descente. Maxxis é uma grande fornecedora mundial, em bikes de bikes é uma das melhores do mundo, em pneus de carros e utilitarios ainda tem o que aprender embora nao sejam ruins.

    Mesmonivel de goodyear. Eu colocaria pneus identicos em toda estrutura, com seguranca nao se brinca. Ainda mais num carro de 3 toneladas.

  • #5
    Usuário Avatar de ThiagoSNogueira
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    Muito obrigado pelos esclarecimentos, Troller-a-vista!

    Só pelo tanto de informação que vc deu, esse tópico merecia ser "pinado".

    Sempre tive essas dúvidas, desde a época dos carros de passeio...

    Apesar desse ser um fórum 4x4, acho que o assunto aqui não pode ser somente off-road, nem trilhas hardcore, e nem todo mundo aqui pode se dar ao luxo de ter uma viatura 4x4 + carro normal.
    Eu peguei essa picape, primeiro pq sempre apreciei, segundo pq precisava de um carro resistente e pra serviços (tenho um sítio cuja estrada de acesso está bem ruim, e utilizo a Hilux pra levar adubo, cimento, entre outras coisas pra lá).
    Mas tbm é o meu carro do dia-a-dia, pra uso urbano.
    E aqui, a maioria das ruas é de paralelepípedo, e estão muito mal cuidadas.

    Portanto, as vezes precisamos aliar conforto ao uso do carro tbm.

    Essa discussão sobre pneus e suas variáveis, eu acho de extrema importância!

    Valeu!

    Abraço.
    4X4 Brasil

  • #6
    Tiago, tudo depende da utilização do seu veiculo.
    Se vc usa só asfalto, os pneus de alta performance lhe trarão mais beneficios de tração em seco e molhado, mas são mais caros e duram bem menos.

    Pneus normais tem boa durabilidade e equilibrio em conforto e segurança, custando menos.

    Marcas que considero boas: michelin, yokohama, brigestone, marshall (kunho) maxxis, goodyear, etc.

    Siga o manual. Se o idela é um pneu 255 use este. Vc não perde em torque nem em consumo. Se vc quer mais desempenho, perfil baixo e rodas grandes são melhores...se busca desempenho fora-de-estrada, pneu MUD ou recapado borrachudo...

    Resumo, tudo dependerá do seu uso, mas regra básica é o manul do carro.

    Ainda, veiculo 4x4 obrigatoriamente deve usar pneus iguais na dianteira e na traseira para evitar desgastes na transmissão.

    Valeu.

  • #7
    Usuário Avatar de alexfardo
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    06/04/2010
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    Pessoal, alguém já ouviu falar neste pneu? Firestone Destination RVT. Estou trocando pneus da minha L200 Savana e me ofereceram este pneu. 265/75 R16. Abraços.
    L200 Savana 2011

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