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Convex Datacenter
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  • #1

    Mud 33" x AT/ST 31" - Qual vai melkhor na areia ?




    Pessoal, estou estudando a compra de uns pneus maiores para a viatura.
    Hoje estou com Maxxis 31" Bravo AT.
    Estou pensando em colocar os Maxxis BigHorn 33" ou 32", vai depender das mudanças necessárias para cada modelo.
    Bem, minha dúvida é a seguinte.
    Estou colocando os pneus muito mais por uma questão estética (vou subir a viatura também), pois o uso da viatura em lama é quase nulo.
    Porém, uso bastante o carro em areia, principalmente dunas e beira de praia.
    Já tenho lido em vários posts que os penus mud cavam demais e portanto não vão ão bem na areia.
    Sera que o acrescimo na largura compensará essa tendência de cavar ?
    Lembrando que a banda é de 10,5" nos 31", 11,5" nos 32" e 12,5" nos 33".

  • #2
    Usuário Avatar de Guilherme A. Araújo
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    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Pessoal, estou estudando a compra de uns pneus maiores para a viatura.
    Hoje estou com Maxxis 31" Bravo AT.
    Estou pensando em colocar os Maxxis BigHorn 33" ou 32", vai depender das mudanças necessárias para cada modelo.
    Bem, minha dúvida é a seguinte.
    Estou colocando os pneus muito mais por uma questão estética (vou subir a viatura também), pois o uso da viatura em lama é quase nulo.
    Porém, uso bastante o carro em areia, principalmente dunas e beira de praia.
    Já tenho lido em vários posts que os penus mud cavam demais e portanto não vão ão bem na areia.
    Sera que o acrescimo na largura compensará essa tendência de cavar ?
    Lembrando que a banda é de 10,5" nos 31", 11,5" nos 32" e 12,5" nos 33".
    Se for por estetica faz a troca sim!!!
    tenho mud BF 32 na minha, nao pega em nada com susp original.
    33 sem modificar vai opegar um pouco...
    Quanto a cavar na areia o segredo é nao deixar o carro patinar, isso mesmo, nada de entrar rasgando com pneu mud que vai cavar e ficar atolado, agora, se vc entrar com jeito e nao deixar o pneu patinar o carro vai em frente.
    Areia é o contrario do barro, se nao tiver água tem que afundar o pé pro pneu limpar, na areia se afundar o pé o carro fica.
    Já fiz os testes tbm, é incrivel como é verdade, dá akele medo pq o carro vai bem devagar e medo de ficar, mas ele anda!
    Isso é com pneu mud, q cavuca, com peneu AT já muda um pouco...
    PU9TAZ-Yaesu FT-8900R-Ranger XLT CE V6 210cv 4x4+BL4"+35"->"Amante"
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  • #3
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Igor você esta levando a estetica a frente de muita coisa...
    Para o seu uso o melhor serão os AT pois vão bem na areia rendendo muito melhor do que os mud além de serem bem melhores no asfalto proporcionando um rodar mais, macio, silensioso e com melhor resposta de frengem, consumo e estabilidade além de durarem bem mais se comparado com os mud (de mesmo fabricante).
    Essa largura a mais não compensa o desenho da banda de rodagem.

    Abraços, Leo
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #4
    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Pessoal, estou estudando a compra de uns pneus maiores para a viatura.
    Hoje estou com Maxxis 31" Bravo AT.
    Estou pensando em colocar os Maxxis BigHorn 33" ou 32", vai depender das mudanças necessárias para cada modelo.
    Bem, minha dúvida é a seguinte.
    Estou colocando os pneus muito mais por uma questão estética (vou subir a viatura também), pois o uso da viatura em lama é quase nulo.
    Porém, uso bastante o carro em areia, principalmente dunas e beira de praia.
    Já tenho lido em vários posts que os penus mud cavam demais e portanto não vão ão bem na areia.
    Sera que o acrescimo na largura compensará essa tendência de cavar ?
    Lembrando que a banda é de 10,5" nos 31", 11,5" nos 32" e 12,5" nos 33".
    Tanto na areia qto. no barro, os mais largos são melhores. Tenho um amigo, que para a areia, prefere osde bandas largas e lisas(para asfalto), porque proporcionam maior velocidades, apesar de aumentar a sensibilidade nas derrapagens. Usa também pressão de 28 libras.

    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Tanto na areia qto. no barro, os mais largos são melhores. Tenho um amigo, que para a areia, prefere osde bandas largas e lisas(para asfalto), porque proporcionam maior velocidades, apesar de aumentar a sensibilidade nas derrapagens. Usa também pressão de 28 libras.

    Abs
    Anthon
    Não concordo que para o barro quanto mais largo melhor ... na lama pneus mais estreitos (não precisar ser aqueles linguiçinhas também) consegue cavar mais fácil e atingir um solo com boa tração, coisa que os mais largos podem não fazer devido a grande área de contato ficam patinando invés de cavar.

    E quanto a calibragem depende seu amigo usa 28 libras em camionete, jipe, que modelo, motor, em situações de carga ou não, que tipo e medida de pneu ????

    Abraços
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #6

    Smile

    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Igor você esta levando a estetica a frente de muita coisa...
    Para o seu uso o melhor serão os AT pois vão bem na areia rendendo muito melhor do que os mud além de serem bem melhores no asfalto proporcionando um rodar mais, macio, silensioso e com melhor resposta de frengem, consumo e estabilidade além de durarem bem mais se comparado com os mud (de mesmo fabricante).
    Essa largura a mais não compensa o desenho da banda de rodagem.

    Abraços, Leo
    x2,
    Saludos.

  • #7

    a/t

    Seu fosse vc colocaria o BF AT...vai muito bem na areia e razoavelmente bem na lama...agora bom mesmo pra areia é o pra uso urbano....

    e a calibragem vc pode baixar até 30 % do que usa normalmente...exemplo, se vc usa 30 libras...quando for pra areia coloca 21 libras...um medidor de pressão digital (pra vc saber quando parar de secar) e uma bomba de ar portatil (para encher os pneus depois) ajudam muito.

    valeu
    SUZUKI GRAN VITARA 2010

  • #8
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Só tem que tomar cuidado pra não baixar muito a calibragem e o pneu destalonar (por isso alguns usam bead-locks)...

    Abraços
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #9
    Citação Postado originalmente por Joaomsl Ver Post
    Seu fosse vc colocaria o BF AT...vai muito bem na areia e razoavelmente bem na lama...agora bom mesmo pra areia é o pra uso urbano....

    e a calibragem vc pode baixar até 30 % do que usa normalmente...exemplo, se vc usa 30 libras...quando for pra areia coloca 21 libras...um medidor de pressão digital (pra vc saber quando parar de secar) e uma bomba de ar portatil (para encher os pneus depois) ajudam muito.

    valeu
    Concordo com o que dice dos pneus para areia, se o uso será asfalto e areia uma boa seria pneu HT, ... Agora, sobre baixar a presao, pode ir ate 10 libras, so tenha cuidado com as curvas fechadas para nao tirar o pneu da roda.
    Saludos.

  • #10
    Usuário Avatar de Guilherme A. Araújo
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    Acho que te que ver o que é mais util pra voce, que te agrade mais.
    Um pneu mais bonito dá outra cara no carro, mas se for mud cava a areia, um AT também deixa o carro bonito, principalmente se for um 33, e na areia é melhor com ele pois ele nao cava, aí afundar o pé com equilibrio para que ele empurre o carro.
    Veja lá, se nao usa taaanto ela na areia, e quer deixar ela mais bonita, coloca um pneu grande!
    Eu tinha o AT31, depois coloquei um Mud Godyear Wrangler 31 tbm, mas queria um 32, quando surgiu a oportunidade de uma troca em 5 32 Mud BF, e agora quero colocar 35!!!
    PU9TAZ-Yaesu FT-8900R-Ranger XLT CE V6 210cv 4x4+BL4"+35"->"Amante"
    CBT Javali-S4T -150cv-Grand Cherokee 2.7CRD Diesel 04-Muitas Fotos!

  • #11
    Pessoal, eu acreditava não ser possível passeios 2wd em dunas (fora os buggies), mas encontrei no fórum uns filmes de uno e outros carros dando umas voltinhas e fiquei na dúvida agora.

    Seria possível um passeio com picape 2wd? não para brincar na areia como vcs mas apenas acompanhar o pessoal no passeio. Não conheço a região ai de "cima", mas como ja recebi convite de amigo para uma visita e ainda estou no 2wd, acabaria como passageiro, coisa que ñ gosto muito

    Peço desculpas se a pergunta parecer boba, mas realmente ñ conheço este tipo de terreno/passeio e como as fotos que vejo destes lugares são muito bonitas fico tentado a conhecer essas bandas um dia desses.
    Fernando - "RR"
    Bonanza 94 - Navistar

  • #12
    Citação Postado originalmente por RoadRunner Ver Post
    Pessoal, eu acreditava não ser possível passeios 2wd em dunas (fora os buggies), mas encontrei no fórum uns filmes de uno e outros carros dando umas voltinhas e fiquei na dúvida agora.

    Seria possível um passeio com picape 2wd? não para brincar na areia como vcs mas apenas acompanhar o pessoal no passeio. Não conheço a região ai de "cima", mas como ja recebi convite de amigo para uma visita e ainda estou no 2wd, acabaria como passageiro, coisa que ñ gosto muito

    Peço desculpas se a pergunta parecer boba, mas realmente ñ conheço este tipo de terreno/passeio e como as fotos que vejo destes lugares são muito bonitas fico tentado a conhecer essas bandas um dia desses.
    Cara, tudo depende do lugar em si, tem lugar q só com 4x4 mesmo. Mas tem muita gente q exagera a dificuldade e fica botando medo desnecessário... é perfeitamente possível belos passeios sem grandes dificuldades com uma picape 2wd sim, é só pegar o jeito, nos lugares mais difíceis acelere apenas o suficiente para q o veiculo ande sem cavar, dependendo do torque da camionete saia em 2 marcha devagar q ela vai numa boa... e tem outros truques tbm, como por exemplo colocar algum peso na traseira, tipo uma camara de ar de caminhao cheia de areia bem em cima do eixo traseiro, andar com os pneus com calibragem mais baixa... levar pá e algumas tábuas ou pranchas pra desatolar tbm é uma boa idéia...
    De qualquer forma, se vc vai junto com varios veículos, se vc ficar alguem te puxa, afinal, pra q servem os amigos? hehehehe.

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