x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário Avatar de xxxtripod
    Entrada
    25/11/2007
    Local
    Campo Grande/MS
    Posts
    2,102
    Agradecimento: 1

    Pintando chassis e eixos




    Olá amigos do fórum, venho aqui pedir se vocês que já reformaram essas peças, qual o melhor tipo de tinta e tratamento que devo dar para os eixos e o chassi para que tenham uma pintura ótima, duravél e anti corrosões.

    E se posso pintar de outrar cor, tipo um vinho, vermelho, ou é emlhor ficar com o preto, e se deve ser uam pintura fosca, ou com brilho, se tem problemas quanto a perca do brilho e da qualidade se usar uma pintura com brilho.

    Queria saber os seus relatos e conhecimentos, muito obrigado!

  • #2

    Smile

    Empresas que trabalham com alinhamento a laser de chassis de caminhoes e carretas costumam fazer esse tipo de serviço (reforma/pintura/reforços), voce pode acabar gastanto um pouco por isso, mas quando a empresa é de qualidade vale o resultado final vale cada centavo gasto.

    Se vc quiser fazer isso em casa, sem reforços, basta lavar/pulverizar o chassis/eixos da camioneta com "intercap" e "Solupan" que são os produtos usados na lavagem de caminhões, e depois pintar.
    Evite jogar os produtos nas buchas e retentores (altamente nocivo), o resto vc pode botar pra "derreter" com os produtos que limpa tudo, em ultimo caso, uma boa pulverizada com oleo diesel termina de remover o "pixe" que o oleo lubrificante/grxa formam no chassis.


    Sobre a pintura, se voce nao tem preferencia de cor, utilize uma chamada "preto semi fosco" ela da presença no chassis e ainda fica 100% com cara de carro novo .
    Evite usar o "preto fosco" pois depois de pronto nao muda nada, parece que n foi mexido.
    E o preto brilhoso (preto cadillac ou outros) como tem bom brilho/reflexo o resultado final é igual aquelas camionetas mal reformadas com chassis torto.


    No fim o que vale é o gosto do dono

    Sobre proteções químicas eu fico devendo, aqui na família quando reformamos a viatura apenas demos varias mãos de tinta mas logo o pessoal que conhece aparece por aqui e sugere algo a mais
    Fernando - "RR"
    Bonanza 94 - Navistar

  • #3
    Usuário Avatar de xxxtripod
    Entrada
    25/11/2007
    Local
    Campo Grande/MS
    Posts
    2,102
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por RoadRunner Ver Post
    Empresas que trabalham com alinhamento a laser de chassis de caminhoes e carretas costumam fazer esse tipo de serviço (reforma/pintura/reforços), voce pode acabar gastanto um pouco por isso, mas quando a empresa é de qualidade vale o resultado final vale cada centavo gasto.

    Se vc quiser fazer isso em casa, sem reforços, basta lavar/pulverizar o chassis/eixos da camioneta com "intercap" e "Solupan" que são os produtos usados na lavagem de caminhões, e depois pintar.
    Evite jogar os produtos nas buchas e retentores (altamente nocivo), o resto vc pode botar pra "derreter" com os produtos que limpa tudo, em ultimo caso, uma boa pulverizada com oleo diesel termina de remover o "pixe" que o oleo lubrificante/grxa formam no chassis.


    Sobre a pintura, se voce nao tem preferencia de cor, utilize uma chamada "preto semi fosco" ela da presença no chassis e ainda fica 100% com cara de carro novo .
    Evite usar o "preto fosco" pois depois de pronto nao muda nada, parece que n foi mexido.
    E o preto brilhoso (preto cadillac ou outros) como tem bom brilho/reflexo o resultado final é igual aquelas camionetas mal reformadas com chassis torto.


    No fim o que vale é o gosto do dono

    Sobre proteções químicas eu fico devendo, aqui na família quando reformamos a viatura apenas demos varias mãos de tinta mas logo o pessoal que conhece aparece por aqui e sugere algo a mais

    Muito obrigado, vou sir procurar alguém que faça as pinturas, mas eu queria também saber q tipo de tinta aguenta mais, que não descasca ou fica ruim ou frágil com o tempo facilmente!!

    São as duvidas que me restam

  • #4
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Fiz exatamente o que quer fazer em minha L200 o resultado final é surpreendente...

    No meu caso aproveitei para dar uma geral em toda susp. e freios, então desmontei todas essas peças que depois receberam buchas novas, algumas em poliuretano e várias peças foram zincadas e bicromatizadas, assim como a pintura do chassi em esmalte sintético automotivo (preto semi-brilho).

    Eu como tenho todas as ferramentas e equip. para pintura fiz aqui em casa mesmo mas demorei 2 semanas pra acabar...

    Vamos os procedimentos:

    Mande lavar e bem lavado toda parte inferior da camionete, como substitui as buchas e algumas mangueiras não me preocupei com o produto e foi usado desengraxante alcalino com pouca diluição (tipo solupan) eu mesmo lavei. (mas pelo trabalho que da compensa pagar pra fazer) em seguida muita água sob pressão.

    Depois limpei com um pano embebido em thinner todo o chassi e peças a serem pintadas.

    Empapelei o motor parte inferior e a lataria para não receberem tinta.

    E pintei com o esm. sintético autom. preto semi-brilho 2 demãos.

    Peças como barra estabilizadora, balanças, braços tendores depois de limpos na escova de aço receberam primer e grafite metálico (2 demãos), para contrastar com o resto. A mesma cor das rodas que tambem foram pintadas de grafite.

    Quanto a cor se sair do preto tipo amarelo, vermelho vai ficar feio (opinião minha), vai parecer aqueles carros que querem aparecer mais que os outros.

    Quanto aos tipos de tintas.
    Como já citei usei esmalte sintético automotivo (exelente custo, rendimento e acabamento)
    Tem o Duco que possui uma resistência melhor (mas é mais caro)
    E a melhor tinta pra se usar no chassi seria a PU que é bicomponente e muito resistente. (mais caro que o Duco)
    Tem tambem as vinilícas, mais resistentes a altas temperaturas com essa pintei o escapamento. (tambem é bicomponente).

    O negócio é você ir a uma boa casa de tinta e ver as opções...

    Quanto as peças pequenas, parafusos, porcas não tive paciência e mandei zincar ou bi-cromatizar além de ter um acabamento exelente e resistência a corrosão é o mesmo procedimento usado nas montadoras. A camionete parece que saiu da fabrica.

    Qualquer coisa postar aí.

    Abraços, Leo
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #5
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Veja as fotos:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pintando chassis e eixos-pic_1581.jpg   Pintando chassis e eixos-dsc02721.jpg   Pintando chassis e eixos-pic_1463.jpg   Pintando chassis e eixos-pic_1759.jpg   Pintando chassis e eixos-pic_1761.jpg  
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #6
    Usuário
    Entrada
    26/09/2009
    Idade
    39
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Veja as fotos:
    Muito bom o resultado. Tem ideia de quanto gastou?

  • #7
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Não tenho idéia de quanto gastei porque eu mesmo fiz tudo, e várias coisas (como as tintas) já tinha aqui assim como várias peças que tinha comprado a uns meses atrás e esperei parar ela pra trocar tudo de uma só vez, assim como vários imprevistos que aparecem diante da reforma como parafusos, peças que você tem que correr atrás...

    Abraços, Leo
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #8
    Usuário Avatar de xxxtripod
    Entrada
    25/11/2007
    Local
    Campo Grande/MS
    Posts
    2,102
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Veja as fotos:
    Obrigado leo, essas fotos são recentes? Ainda está bem conservado?
    Muito belo trabalho!

    Obrigado pela ajuda.

    E quem ainda quiser da opiniões, estou aqui lendo!

    Abraço.

  • #9
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Fiz esse trabalho a uns 4 meses, esta apenas sujo de poeira e barro que rodar normalmente, é só lavar (sem usar produtos como solupan) que fica igual quando pintei.

    Só um lugar que não tem jeito é o feixe molas devido ao atrito de uma lamina com a outra e a água ela fica com coloração de ferrugem.
    O resto não muda, a não ser que esteja enferrujado e você pinte por cima da ferrugem aí ela volta a brotar, nesse caso é preciso lixar e aplicar um neutralizador de ferrugem (tipo: zarcão, eu uso TF-7).

    Abraços, Leo
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #10

    Post

    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Fiz esse trabalho a uns 4 meses, esta apenas sujo de poeira e barro que rodar normalmente, é só lavar (sem usar produtos como solupan) que fica igual quando pintei.

    Só um lugar que não tem jeito é o feixe molas devido ao atrito de uma lamina com a outra e a água ela fica com coloração de ferrugem.
    O resto não muda, a não ser que esteja enferrujado e você pinte por cima da ferrugem aí ela volta a brotar, nesse caso é preciso lixar e aplicar um neutralizador de ferrugem (tipo: zarcão, eu uso TF-7).

    Abraços, Leo
    Onde eu posso comprar esse neutralizador? e para aplica-lo como faço?

    Andei zoiando a viatura por baixo e vou fazer esse serviço nela no fim do ano, como tem alguns pequenos pontos de ferrugem (sup reboque, p/choque....) creio que seja interessante aplicar uma proteção extra fora a pintura
    Fernando - "RR"
    Bonanza 94 - Navistar

  • #11
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Em casas de tintas ou construção.

    A aplicação vc deverá seguir as instruções do rótulo, vou te adiantar que pode ser aplicado com pistola, pincel ou submersão.

    Abraços, Leo
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade