x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de FUKETEIRO
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Agradecimentos: 5

Citação Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    Sou completamente leigo nisso, mas li algumas discussões no fórum que diziam que o único problema de se usar o 4x4 sem o diferencial central em pisos com boa aderência seria a possibilidade de quebra do sistema, de uma maneira simples o atrito melhoraria especialmente em curvas quando as rodas dianteiras tracionam na direção desejada.

Em linha reta e com boa aderencia não haveria diferença alguma entre os dois sistemas, nas curvas o diferencial compensaria a diferença de rotação impedindo um quebra do sistema, mas o tracionamento seria o mesmo....

Me corrijam por favor....
    Olá, acho que esse assunto tem um tópico específico se não me engano, é que tem sempre alguém exumando o assunto...rsrs, vou comentar um detalhe, se vc andando no asfalto chovendo não tivesse aderência dos pneus para usar a tração vc conseguiria fazer uma curva???? O veículo iria reto, certo? Então, se não vai reto os pneus tem aderência, então o manual esta certo em afirmar que não pode ser usada a tração em asfalto, cimento, etc...... pegou a idéia? Hehe, abraço.
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

Usuário
    Entrada
    27/09/2010
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0
    Exato, em uma reta, o comportamento dos 2 sistemas é exatamente igual, mas quando chega a hora da curva com um 4x4 part time, assim como em uma curva é necessário o diferencial do eixo traseiro/dianteiro, é necessário o central, já que a diferença na trajetória entre os eixos tenciona o sistema, podendo acarretar em quebra de algum componente ou perda de tração onde a tendência é o carro sair pela tangente.

A regra é simplesmente não acionar o 4x4 em pisos de alto atrito, pois o mesmo que acontece em baixa velocidade (ao fazer uma curvinha a picape já canta pneu e até dá uns trancos), compromete a segurança em alta.