x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de FUKETEIRO
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Agradecimentos: 5

Citação Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    Sou completamente leigo nisso, mas li algumas discussões no fórum que diziam que o único problema de se usar o 4x4 sem o diferencial central em pisos com boa aderência seria a possibilidade de quebra do sistema, de uma maneira simples o atrito melhoraria especialmente em curvas quando as rodas dianteiras tracionam na direção desejada.

Em linha reta e com boa aderencia não haveria diferença alguma entre os dois sistemas, nas curvas o diferencial compensaria a diferença de rotação impedindo um quebra do sistema, mas o tracionamento seria o mesmo....

Me corrijam por favor....
    Olá, acho que esse assunto tem um tópico específico se não me engano, é que tem sempre alguém exumando o assunto...rsrs, vou comentar um detalhe, se vc andando no asfalto chovendo não tivesse aderência dos pneus para usar a tração vc conseguiria fazer uma curva???? O veículo iria reto, certo? Então, se não vai reto os pneus tem aderência, então o manual esta certo em afirmar que não pode ser usada a tração em asfalto, cimento, etc...... pegou a idéia? Hehe, abraço.
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

Usuário
    Entrada
    27/09/2010
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0
    Exato, em uma reta, o comportamento dos 2 sistemas é exatamente igual, mas quando chega a hora da curva com um 4x4 part time, assim como em uma curva é necessário o diferencial do eixo traseiro/dianteiro, é necessário o central, já que a diferença na trajetória entre os eixos tenciona o sistema, podendo acarretar em quebra de algum componente ou perda de tração onde a tendência é o carro sair pela tangente.

A regra é simplesmente não acionar o 4x4 em pisos de alto atrito, pois o mesmo que acontece em baixa velocidade (ao fazer uma curvinha a picape já canta pneu e até dá uns trancos), compromete a segurança em alta.

Usuário Avatar de JoaoClaudio
    Entrada
    26/08/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por danielk181 Ver Post
    Exato, em uma reta, o comportamento dos 2 sistemas é exatamente igual, mas quando chega a hora da curva com um 4x4 part time, assim como em uma curva é necessário o diferencial do eixo traseiro/dianteiro, é necessário o central, já que a diferença na trajetória entre os eixos tenciona o sistema, podendo acarretar em quebra de algum componente ou perda de tração onde a tendência é o carro sair pela tangente.

A regra é simplesmente não acionar o 4x4 em pisos de alto atrito, pois o mesmo que acontece em baixa velocidade (ao fazer uma curvinha a picape já canta pneu e até dá uns trancos), compromete a segurança em alta.
    Agora um part time com o diferencial central bloqueável (como o super select da TR4) anularia esse efeito e teria exatamente a mesma função do 4x4 permanente da Amarok com a vantagem de poder rodar em 4x2 e economizar combustível e pneus, certo?

Não consigo parar de pensar nos meus TRAVECOSport 4WD pensando nesse sistema de tração da Amarok.....
    COMPASS 4x4 flex 2018!
    Ex: TR4 2015; Tiguan 2014; S-10 2013; Triton 2010.

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Agora um part time com o diferencial central bloqueável (como o super select da TR4) anularia esse efeito e teria exatamente a mesma função do 4x4 permanente da Amarok com a vantagem de poder rodar em 4x2 e economizar combustível e pneus, certo?
    Sim, o sistema de tração da TR4, no meu ponto de vista é um dos melhores e mais completos sistemas, pois ele permite rodas em 4x2, 4x4 full-time com dif. central atuando, 4x4 part-time (ou full-time com diferencial central bloqueado) e 4x4 reduzida com dif. central bloqueado.

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário Avatar de NOTLE
    Entrada
    08/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Notle, pode reparar que nas últimas páginas este tópico mudou da água pro vinho. Está muito bom, só tomara que se mantenha assim...

Mérito dos usuários e proprietários das Amaroks.
    É melhorou mesmo!!!
    PAJERO DAKAR HPE 2015
    EX RANGER LIMITED 3.2 2015, EX AMAROK HL AT 2013, EX AMAROK HL AT 2012, EX TRITON 3.5 V6 FLEX 2010/11

Usuário Avatar de NOTLE
    Entrada
    08/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por RenatoCoelho Ver Post
    caro NOTLE é tao simples de mudar de L/100 para KM/l que chega ser ridiculo, eu nao agendei nada só fui la o caro gastou no maximo 3 minutos para fazer... falta vontade msm.
    Preciso levar a minha para fazer isso.
    PAJERO DAKAR HPE 2015
    EX RANGER LIMITED 3.2 2015, EX AMAROK HL AT 2013, EX AMAROK HL AT 2012, EX TRITON 3.5 V6 FLEX 2010/11

Usuário Avatar de NOTLE
    Entrada
    08/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por em.zv Ver Post
    Dito e feito... Aconteceu de novo...

Aproveitei que estava devagar atrás de um caminhão e tentei filmar. Ja peço desculpas pela qualidade péssima do video, mas da pra ver o indicador de marchas piscando alternadamente com o ícone de serviço.

Semana que vem levarei na ccs pra dar um jeito.
    A minha fez isso na terça, era por volta das 6:30 da manhã, estava com cerca de 10º temp. externa e o motor estava frio, não tinha rodado nem 3 km ainda quando começou. Parei, desliguei e liguei novamente. Parou de piscar e não deu mais depois.

Outro problema intermitente que tenho notado na minha é um pequeno tranco nas trocas de marcha de 1ª para 2 e principalmente nas reduzidas de 2ª para 1ª, quando para o carro em uma esquina ou no anda e para do transito. Não é sempre que acontece isso.

A minha está com 7 mil km.
    PAJERO DAKAR HPE 2015

Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Citação Postado originalmente por NOTLE Ver Post
    A minha fez isso na terça, era por volta das 6:30 da manhã, estava com cerca de 10º temp. externa e o motor estava frio, não tinha rodado nem 3 km ainda quando começou. Parei, desliguei e liguei novamente. Parou de piscar e não deu mais depois.

Outro problema intermitente que tenho notado na minha é um pequeno tranco nas trocas de marcha de 1ª para 2 e principalmente nas reduzidas de 2ª para 1ª, quando para o carro em uma esquina ou no anda e para do transito. Não é sempre que acontece isso.

Olá, esse tranco nas trocas para solucionar é só fazer o ajuste básico na css que resolve, abraço.
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

Usuário Avatar de NOTLE
    Entrada
    08/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por FUKETEIRO Ver Post
    Olá, esse tranco nas trocas para solucionar é só fazer o ajuste básico na css que resolve, abraço.
    Valeu Fuketeiro!!! Preciso fazer o ajuste do painel e já vou pedir este tb.

E quanto ao outro de piscar a chave de manutenção e o indicador de marchas alternadamente, vc tem idéia do que é?

Será que tem haver com esses trancos?? Pergunto isso pois notei os trancos na semana passada e nessa começõu os avisos, porém quando aconteceu isso o câmbio estava normal.

Obrigado

Elton
    PAJERO DAKAR HPE 2015

Usuário Avatar de em.zv
    Entrada
    05/07/2012
    Local
    Guarapuava/PR

Da ultima vez que aconteceu essa de piscar o indicador de marchas, reparei que aconteceu depois de um tranco na troca de marchas. Quase imperceptível, por isso só reparei agora.

Usuário Avatar de em.zv
    Entrada
    05/07/2012
    Local
    Guarapuava/PR
    Na S-10 tb a partir de 40km/h...
    Na Hilux também é só a partir de 40km/h.

Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Valeu Fuketeiro!!! Preciso fazer o ajuste do painel e já vou pedir este tb.

E quanto ao outro de piscar a chave de manutenção e o indicador de marchas alternadamente, vc tem idéia do que é?

Será que tem haver com esses trancos?? Pergunto isso pois notei os trancos na semana passada e nessa começõu os avisos, porém quando aconteceu isso o câmbio estava normal.

Obrigado

Elton
    Olá, a chave piscando é porque não foi feita a codificação correta do painel na inspeção de entrega, na inspeção é comfigurado o painel para o Brasil, idioma portiguês, inspeção a cada 10.000km ou 180 dias, troca de L/100 para km/l, e desbloqueio do modo de transporte, todas as css receberam estes informativos, agora ao chegar na css primeira coisa é verificar se tem avaria em algum sistema, aí já da pra saber se tem algum mal contato, acho que não tem nada relacionado aos trancos, abraço.
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem