
Postado originalmente por
dojao campeao
Pessoal, sou leitor desde Quatro Rodas desde a adolescência, e apesar de não concordar com tudo que ela afirma, tenho-a como uma das melhores publicações da área, e verificando na sua útlima edição o teste comparativo das picapes, pincei alguns dados da 1ª colocada Amarok, e da última Hilux:
Desempenho - Amarok Hilux Diferença
0 a 100 km/h 11,5 seg 11,8 seg 0,3
0 a 1000 km 33,3 seg 33,6 seg 0,3
40 a 80 km/h 5,2 seg 5,2 seg -
60 a 100 km/h 6,8 seg 6,9 seg 0,1
80 a 120 km/h 9,4 seg 9,1 seg -0,3 ( + utilizada em ultrapassagens em estradas)
Freios
120 a 0 km 64,1 m 61,2 m -3,1 m
80 a 0 km 28,5 m 26,5 m - 2,0 m
60 a 0 km 15,5 m 14,4 m - 1,1 m
Consumo
cidade 8,8 km/l 9,5 km/l - 0,7 km/l
estrada 11,5 km/l 11,9 km/l - 0,4 km/l
Resumo: Em pese 4 marchas a menos e 17 cv menos potente, a Hilux consegue resultados muito parelhos e com mais economia, isto chama-se ajuste fino que traduz-se em eficiência, o mesmo "fenômeno" observamos nos testes do Corolla com suas 4 marchas comparativamente com os concorrentes mais "modernos". Acredito que a "tocada" de uma Amarok 8 marchas deve ser bem melhor que de uma Hilux 4 marchas, práticamente sem delays/buracos e acelerações mais uniformes, contudo o resultado final aferido por numeros, não demonstra a superioridade esperada para tanta tecnologia, e ainda, o consumidor tradicional considera assistência técnica, valor de revenda, manutenção etc! O que pega mesmo é preço, pois a Toyota insiste em cobrar demais pelo carro!