Fiz vistoria hoje no Detran. A emissão de gases ficou em 23,40% (k=0,620, sendo o valor máx. permitido = 1,520); logo, a emissão de gases ficou super baixa. Usei diesel Podium.
O vistoriador implicou com que a bomba deveria desarmar na faixa vermelha (>4600 rpm), o que não aconteceu. Aí ficou procurando pelo "lacre" na bomba que teria essa função de cortar a injeção... Que lacre é esse??
Experimenta engatar 1a marcha e empurrá-la para frente e para trás, de forma que tranca na caixa e empurra no sentido oposto. Se ela fizer algum estalo na transmissão é sinal de folga na luva do cardam ou cruzeta. Se não der nenhum estralo a folga ainda é pequena.
Dá um estalo forte, já observei quando vai arrancar ela da um tranco na transmissão...
Alguem sabe o preço + ou - da Cruzeta e Luva do cardam?
O freio motor é freito com o motor ligado. Tem muito caminhoneiro que abafa a BI para cortat o óleo e deixa rodando com o motor engrenado, acelera fundo nessa condição, quando chega embaixo libera o combustível para a BI, nesse momento sai uma fumaceira desgraçada e de quebra entope os bicos.
Se na picape, desligar a chave de ignição, ocorrerá o mesmo efeito.
Edi, se não estou enganado as bombas euro II tem cutoff que corta 100% do combustível acima de 1000RPM se o acelerador não é pressionado.
Também aquele tucho de fumaça, a meioria é mais por conta da liberação do freio do motor que despessuriza o escapamento de forma abrupta.
Um meca da Boch me disse que tanto a bomba quanto os bicos foram feitos para durar o que o motor durar. Algumas bombas e bicos duram menos devido ao combustível de baixa qualidade e que os bicos não resistem a um superaquecimento do motor. Se o motor superaqueceu certamente os bicos nunca mais serão os mesmo...
Tivemos uma picape toyota bandeirantes motor 14B comprada zero km em 1996, rodamos 400 mil km, sempre trocando óleo lubrificante e filtro a cada 3mil km, filtro de ar e combustivel sempre antes dos prazos recomendados. Adicionei um filtro de combustível extra, o consumo sempre foi estável entre 10 e 12km/L.
Após os 400 começou a fumaçar um pouco mais e tive que trocar os elementos dos bicos, mandei a bomba pra bancada de teste e estava em perfeitas condições, após isso vendemos a viatura, o novo proprietário ainda rodou 200mil e depois fez a retifica do motor aqui comigo.