conhece o miguel dabdoub??? foi aquele que quase levou um tiro disparado supostamente por um ex-aluno...
Versão Imprimível
conheco sim. ele q encabeca o programa de biodiesel da usp-ribeirao e esta junto com a BR, nao sabia desse evento ... q coisa hein .. pq disso?
pelo que eu fiquei sabendo um aluno teve um desentendimento com ele por causa de um registro de patente de uma fórmula de biodiesel... aí ficou como suspeito... mas não sei mais nada desse rolo, nem quem é esse suposto autor do disparo nem o que aconteceu com ele depois...
se o biodiesel deles fosse esse aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Hemp#Fuel não tinha treta e ainda daria para fumar um cachimbo da paz...:dance::mrgreen::twisted: a propósito: espero que o pessoal sem senso de humor:odedo: entenda que isso é uma brincadeira, eu não sou maconheiro...:discordo:
uhqaeuhauehauehaue
possivel é , sem problemas, lembrando que é possivel obter oleo de quase todas as plantas (a qtidade eh q pega, assim como a qualidade), cana de acucar, cannabis sativa, grama, sogra (ops essa nao é planta mas tem um monte de praga junto...), etc etc etc
Mas vai tentar levantar a lebre do bio-sóóóó-combustivel-joow heehhe Fora a torcida do corinthians, vai ser dificil conseguir bons simpatizantes ehhehe
(brincadeira hein pessoal...)
Bom Troler,
legal as suas repostas, conheci o químico Kalil da Petrobras, assisti uma palestra dele no CEFET RJ onde leciono e me interessei pelo assunto, son eng mecânico e o assunto química não me interessa muito, realmente se a coisa fosse fácil já teria gente rindo a toa. O Kalil tem várias patentes em bio diesel principalmente com mamona, no qual ele acretitava piamente, inclusive, acredito que a usina da Petrobrás tem muita patente dele. Em sua palestra nos fez acreditar que a mamona seria o futuro, pena que pelo visto não é.
A idéia era fazer o CEFET comprar uma usina dessa e usarmso em nossos veículos diesel e claro, pegar uma caroninha pra minha tb, hehe.
legal a discussão
abs a todos
Produtores da banha e oleoginosas em geral, procurem os químicos, dessas áreas específicas, nas universidades e aprendam a fabricar o seu próprio biocombustível.:evil::evil::evil: Não nada é difícil, e muito vantajoso para o produtor usar na sua frota. Para comercializar são outros 500! (os impostos vão te corroer, primeiro o figado!) Pelos preços do Kg dessas matérias-primas, nas bolsas do mundo (commodity), já é possível verificar a competição no uso para alimento x combustível. (Não se esqueçam que nosso Brazuca vai, ainda, alimentar o mundo!) :pipoca::pipoca::pipoca:
É preciso esclarecer que para a obtenção do biodiesel a partir das várias matérias-primas (MP), aquí já mencionadas, o que vai diferir é o processo pelo qual vai passar essa MP. Os produtos finais, desses processos, devem ser muito semelhantes.
Certamente, ainda não temos o B100 no mercado, porque seria desastrosa a competição repentina com a produção para alimento.
O álcool anidro (100%) foi lançado de imediato, mesmo com motores ainda mal adaptados, porque o etanol não é considerado, ainda, alimento para a maioria dos cidadãos.:discordo::discordo::discordo:
Nessa competição, a mamona, a banha e outras MPs que não competirem com os alimentos terão um mercado, em breve, muito mais promissor.
Assim, todos projetos, sejam eles finalizados ou em fase de estruturação, cadastrados no Banco de Projetos, irão ter um potencial de geração de Créditos de Carbono que poderá ser negociado na BM&F.Nota: Do óleo de mamona pode-se fabricar alguns Nylons. Aplicações: Engrenagens, cremalheira, roscas sem-fim, roldanas, polias, parafusos, buchas, chavetas, anéis de vedação, gaxetas.
Estrelas alimentadoras, roletes, sapatas, lâminas reparadoras, chapas de desgastes, placas deslizantes, bases de corte. Canecas e caçambas transportadoras.
Abraços
Anthon
vai ser quase impossivel me ver contrariando um quimico, pelo simples fato de que eu nao entender patatinhas de quimica, sou administrador de empresas, formado e pos graduado nessa mesma area.
Mas olhando o lado politico da coisa, o Sr Kalil com certeza deve ser um grande defensor da mamona (alias acredito que a mamona ainda tenha muitos co-produtos para ser explorados, que devam dar maiores rentabilidades do que o biodiesel, só como exemplo, um litro de biodiesel hj pra ANP custa 2.60 um litro de oleo quimico vegetal pode valer ate 27 dolares dependendo de suas caracteristicas para a industria comestica... Nao precisa ser um Einstein para entender que isso é bem mais vantagoso), enfim, pra petrobras (BR) a mamona foi o pilar para o desenvolvimente social do biodiesel (entenda isso com PT fomentou a mamona pra criar o lado social do biodiesel aliado aos sem terra, sem instrucao,sem nocao, sem nada inclusive a etica em alguns casos. ehehhe).
Portanto a BR defendeu com unhas e dentes a mamona, mas qualquer quimico, por mais universitario que seja, sabia que a mamona nao tinha viscosidade para ser biodiesel.
É obvio que a BR investiu mais de 300 milhoes em cada uma das suas usinas de biodiesel e obvio que como o governo demorou a oficializar que a mamona nao poderia ser materia prima, agora a BR ira comprar esse biodiesel para servir de BLEND para outras misturas, ai caímos daquela historia da qualidade. Acredito ate que pra fazer volume a mamona ira prestar por uns tempos.. O negocio de verdade é esperar se esse governo se mantera com a Dilma no poder ou vai mudar pra outro partido, pq se for outro partido, com certeza irao erradicar a mamona do mapa.
É importante salientar que: o programa nacional de uso do biodiesel tem como premicias basicas o lado SOCIAL, isso quer dizer que, interessa o SELO VERDE E SOCIAL desse combustivel para poder vender ao exterior.
Diferente do petroleo que apenas um unico gigante mundial ganha dinheiro,o biodiesel necessariamente precisa de mais pessoas envolvidas (o peao, o dono da terra, o vendedor de fertilizante, defensivo, o tecnico de solo, o tecnico quimico, o consultor economico, o consultor ecologico, o pesquisador, o zeh da esquina, o tratorista enfim, tem uma centena de milhar de gente envolvida que ira se beneficiar desse processo, diferente do petroleo que vai uma maquina la no meio do nada, usa meio hectare de terra e explora trilhoes por mes), portanto o lado social esta meio que garantido, porem tem um agravante, o governo atual quer levantar a lebre de que o biodiesel deve ter como alicerce o lado PTista da coisa, ou seja, incluir o maior numero de pessoas pobres possiveis nessa transacao .
Ate ai tudo bem, otimo, acho louvavel, mas ng fala em qualificacao e em melhoria de qualidade. Isso quer dizer que, o que interessa é quantidade . Sendo assim, pro assentado MST poder entrar nessa, precisaria de algo com grande capacidade produtiva, pois suas terras sao na teoria de pequeno porte.
Assim a mamona na epoca em que foi lancado o biodiesel era oq ue mais se enquadrava nisso. Como nao se tinham estudos (alias ainda nao tem) sobre o melhor processo, melhor industrializacao e nenhuma definicao de qualidade (viscosidade, lubrificacao, etc etc etc) acreditavam que a mamona iria ser corrigida facilmente durante a industrializacao, acontece que a viscosidade da mamona é propria dela, nao tem como mudar, pode melhorar mas ela é muitas e muitas vezes diferente do que um motor necessita... Sendo assim, a ideia da mamona é uma inverdade plantada pelo governo, na ancia de poder sair na frente... tipico de quem nao se planeja....
Quer um outro exemplo disso?
PINHAO-MANSO, o novo SUPERMAN das oleaginosas. Quem escuta falar dessa planta, acha que será a salvaçao mundial para as mazelas do mundo, alias, deveriamos nascer do pinhao-manso hehehe
Nao é bem assim, primeiramente, a producao do pinhao manso embora seja muito superior a da soja (em numeros reais temos: soja com 400 kilos de oleo hectare o pinhao entre 800 e 1200 kilos por hec, veja, no mundo da producao do oleo dizemos KILOS e nao LITROS), essa planta divina (até o governo resolver falar a verdade de novo) é altamente tóxica, seu biodiesel é de boa qualidade, porem altamente acido e toxico.
Para terem uma nocao, eu peguei um caroco do pinhao manso (muito semelhante ao tamanho da azeitona porem no formato daquela amendoa de natal), nao fiquei com a mesma nem 20 segundos e joguei no monte onde ela estava. Detalhe esse caroco ja estava completamente seco ha alguns dias no sol de rachar de DOURADOS-MT . Nao demorou 10 minutos, minha mao estava inchada, vermelha, coçando muito. Com 30 minutos a outra mao que cocou a mao inchada tb ja apresentava alergias, e onde mais encostei minha mao tb ficou com alergia, tive que lavar em agua corrente, sabao e mesmo assim a alergia ficou por horas ... Detalhe nunca tive nenhuma alergia na vida...
Imagina entao os peao no meio da roca colhendo essa praga durante o sol de rachar por dias... No minimo mortes irao ocorrer.
Outro detalhe, a toxidade do pinhao manso é muito alta, para limpar o terreno nao sera facil. Pinhao manso é considerado por muitos como PRAGA, pois assim como a mamona, qto mais vc corta, mais ele cresce e cresce com forca, mais ramos vingam e se cair na terra nunca mais vc consegue tirar eheheh Portanto, um hectare de boa qualidade no Brasil nao custa menos de 30 mil reais formado. Assim que descobrirem isso, depois de plantado o pinhao manso, duvido que esse mesmo hectare custe mais que mil reais ... Uma conta pouco favoravel para o produtor..
Enfim, ha inumeras pesquisas e descobertas a serem realizadas e aprofundadas... Biodiesel é possivel e é viavel SIM, desde que vc tenha a planta correta, ou o meio correto de lidar com isso.
É bom dizer tb que, qualquer planta que concorra diretamente como fonte de alimentacao, terá obrigatoriamente seu preco de mercado elevado a expoentes indignos sob o ponto de vista etico. Visto a soja, saiu de 1100 reais a ton para 2300 e chegou a custar quase 2900 em uma epoca ... Isso é primeiramente para inviabilizar o custo do biodiesel e obviamente, forcar a fome cada vez mais...
Biodiesel de materia prima comestivel é antes de mais nada, anti-ético, anti-humano, anti-economico. Nao se sobressaindo o seu lado ambiental-social, fica bem dificil o bio-combustivel sair do papel concorda?
O assunto é bastante extenso, bastante complexo, nao é tao facil assim como se propaga nao.
Ao amigo Anthoniusnikos,
Vc nao esta nem completamente certo,nem completamente errado (alias ng nesse mundo, e isso inclue a mim obviamente).
vou tentar exclarecer parte a parte se me permite...
Produtores da banha e oleoginosas em geral, procurem os químicos, dessas áreas específicas, nas universidades e aprendam a fabricar o seu próprio biocombustível.:evil::evil::evil: Não nada é difícil, e muito vantajoso para o produtor usar na sua frota. Para comercializar são outros 500! (os impostos vão te corroer, primeiro o figado!) Pelos preços do Kg dessas matérias-primas, nas bolsas do mundo (commodity), já é possível verificar a competição no uso para alimento x combustível. (Não se esqueçam que nosso Brazuca vai, ainda, alimentar o mundo!) :pipoca::pipoca::pipoca:
Nao posso concordar com a questao do preco, a maioria das MP estao com preco de producao ou compra acima ou muito proximo do que podemos considerar vantagoso (R$1,39 para tentar equilibrar custos). Se voce considerar que para cada litro de biodiesel vc precisa de pelo menos a mesma quantidade de um catalisador (pode ser alcool ou metanol) ainda que isso seja retornado para sua reutilizacao, vc tem um custo consideravel na producao que para um uso muito pequena nao se faz interessante.
Sinceramente, nao tenho a menor nocao de quanto uma fazenda com 2 tratores no minimo usam de diesel, mas suponho nao superar os 3 mil litros por mes (que é o minimo descente para se tentar PENSAR em produzir de biodiesel).Sendo assim, a questao custoXbeneficio se faz indagavel.
Ainda pensando dessa forma, temos a questao da qualidade, de que adianta vc economizar 300 reais numa possivel fabricacao caseira se um motor vai te custar no minimo 5 mil pra ser retificado ? Por isso a questao da QUALIDADE e da PROPORCAO usada é muuuito importante, pois pode simplesmente fazer do milagre um grande incomodo. A menos obviamente, que vc esteja pensando no lado precursor da coisa, experimentacao, sair da frente, aí a coisa muda de figura, mas é melhor deixar isso pra qm realmente usa em grandiosas quantidades e tem necessidade financeira de diminuir custos.
Ainda pensando de forma domestica, como vc vai estocar a materia prima? COmo ira controlar a degradacao da mesma? Ira comprar ou produzir isso e ira industrializar em qual velocidade?
Se caso td isso for resolvido, é importante salientar que pra grande parte do biodiesel produzido a questao da temperatura é crucial, uma simples queda de temperatura numa noite (vamos dizer de 15 graus celsius a noite) pode deixar o tanque e todos os lugares onde ha biodiesel em estado SOLIDO, imagine um motor de colheitadeira de uns 20 mil reais completamente entupido heheheh Apesar que nao é dificil voltar ao estado liquido, isso requer calma, tempo e temperatura correta, o que geralmente nao sera isso que vc vai encontrar qdo o peao resolver ligar a maquina pra tocar a colheita de manha...
Piora para as maquinas q trabalham 24 horas.. do nada para td , perde-se td e o motor fica ainda trabalhando a seco ... Como eu disse, qualidade é o ponto a ser atingido para o sucesso do biodiesel, por eqto nao temos nem QUANTIDADE suficiente pra impor o b5 qto mais pensar em qualidade...
É preciso esclarecer que para a obtenção do biodiesel a partir das várias matérias-primas (MP), aquí já mencionadas, o que vai diferir é o processo pelo qual vai passar essa MP. Os produtos finais, desses processos, devem ser muito semelhantes.
Discordo, os produtos finais sao altamente diferentes, inclusive da mesma materia prima, da mesma usina, do mesmo produtor, pode ocorrer variacoes tao extensas que deixariam qualquer leigo de cabelos em pé (bom no meu caso , careca, nao posso dizer o mesmo eheheh).
Se isso fosse tao facil, teriamos uma infinidade de usinas subtraindo biodiesel ate da grama (que é possivel) ... As necessidades da ANP (que sao as mundias com um tiquinho a mais de tolerancia claro ehehe) a respeito das caracteristicas quimicas de oleos combustiveis deve ser obrigatoriamente seguidas sem limites poeticos ou interpretacoes que nao sejam absolutamente as mesmas impostas , do contrario, balbal motor. Nao ha meio termo , ou é aquilo ou nao é e ponto final.
Certamente, ainda não temos o B100 no mercado, porque seria desastrosa a competição repentina com a produção para alimento.
O álcool anidro (100%) foi lançado de imediato, mesmo com motores ainda mal adaptados, porque o etanol não é considerado, ainda, alimento para a maioria dos cidadãos.:discordo::discordo::discordo:
Discordo, o etanol é fonte sim de alimentacao, vide alguns governantes e seus seguidores ehehheh. A realidade nao é que nao temos o B100 pq compete com alimentos, a realidade é que todo biodiesel antes de ser misturado ao diesel é b100, portanto, nao se tem o "biodiesel"" que compramos no posto se nao obter primeiro o B100. O problema é que para produzir o B100 comercialmente, precisasse de uma MP de alta produtividade (como a macauba, que é fonte do meu projeto que produz 10x mais que a soja na pior das hipoteses, podendo produzir ate 15x se bem domesticada), fora isso, ainda nao se tem área suficiente para a promocao do B100, para se ter ideia, o ideia de criar o B5 para 2008 nem foi cogitada, para 2009 tb nao sera e possivelmente para 2010 será comecado a expecular. Atualmente nao temos area suficiente para produzir nem o B3, visto que muitos lugares no Brasil ainda soh se vende o diesel comum (mesmo com a obrigacao legal do governo). E algumas das mais famosas distribuidoras do Brasil tb nao comercializa ainda...
Enfim, o B100 é produzido pq é dele que sai o resto. Mas B100 na bomba do posto do zé, vai demorar um bocado de ano, diria cerca de uma decada ou pouco mais...
Nessa competição, a mamona, a banha e outras MPs que não competirem com os alimentos terão um mercado, em breve, muito mais promissor.
Assim, todos projetos, sejam eles finalizados ou em fase de estruturação, cadastrados no Banco de Projetos, irão ter um potencial de geração de Créditos de Carbono que poderá ser negociado na BM&F.
Corretissimo, o credito de carbono é algo que deve ser incluso em qualquer projeto de biodiesel. Porem ate onde eu saiba, nenhuma empresa nacional tem o aval completo para dar esse numero. Expeculacoes sao grandes, falasse mais do que se tem prova.
Na realidade o proprio valor de credito de carbono nao esta definido, veja por exemplo, o valor da tonelada (se nao me falha a memoria) do CO2 do lixao de SP estava cotado em US$ 12 aproximadamente. A mesma tonelada de CO2 de uma plantacao de palma no nordeste variava na mesma epoca aproximadamente US$5 ... Sendo assim, as coisas ainda nao esta claramente definidas, pois embora o CO2 do lixao seja bem menos limpo que o da plantacao de palma, a mensuracao real desse sequestro de carbono émais facil pelo lixo do que pela plantacao. É muito confuso isso. Confesso que esse quesito eu mais patino do que entendo heehhe
Nota: Do óleo de mamona pode-se fabricar alguns Nylons. Aplicações: Engrenagens, cremalheira, roscas sem-fim, roldanas, polias, parafusos, buchas, chavetas, anéis de vedação, gaxetas.
Estrelas alimentadoras, roletes, sapatas, lâminas reparadoras, chapas de desgastes, placas deslizantes, bases de corte. Canecas e caçambas transportadoras.
Abraços
Anthon
Legal essa informacao, realmente, minha especialidade é macaúba, do resto eu conheco apenas os pontos de comparacao com meu projeto, interessantissima essa variabilidade do oleo!! Isso só embasa o que eu digo sobre o biodiesel ser a realidade uma pqna parte do que se pode comercializar, sendo muitas vezes, o produto de menor valor agregado possivel.
Desculpem meus posts estarem sendo bem extensos, é que realmente o assunto me fascina e como estou na área ha alguns anos, gosto muito de trocar idéias. Lembrando que a todo momento surge um ítem nesse campo que muda completamente tudo . É tudo bastante volátil pelo simples fato de que nao se tem estudos cientificos com profundidade e grande parte do que se sabe é da experiencia e da cabeçadas de quem esta no ramo.
Peco desculpas tb se meus post estiverem com erros de portugues, estou escrevendo muito rapidamente, nao tenho tempo para reler e corrigir os erros, principalmente pq escrevo de um notebook e acho isso aqui completamente esquisito para digitar... Qdo sobrar um tempinho volto editando as mensagens.
Para os mais entendidos no assunto, fica bastante claro para mim, que desde que nao estejamos em local academico, tecnico ou apropriado para o debate, devemos escrever da forma mais leiga e simples possivel para que seja mais facilmente absorvido e nao se criem mitos sobre o assunto (que aliás é que mais tem).
Grande abraco
"Fendel" <thomas@fendel.com.br> tem todas informações sobre o assunto. motor ELKO, kits de conversão e tudo mais.
É, isso é brasil... aqui não existe interesse em se fomentar soluções q realmente funcionem ou mesmo em resolver de verdade qualquer problema... O q interessa ao governo, principalmente a um governo esquerdista incompetente e corrupto como o de agora, é apresentar soluções mágicas e fazer propaganda até q o povo otário compre a idéia...
Qualquer coisa pra funcionar bem tem q ter padronização. Aqui moem e misturam qualquer porcaria, chamam de biodiesel e falam q estão salvando o mundo do aquecimento global e distribuindo renda "aos pobres"... e o consumidor q paga caro pela aventura q se dane caso venha a ter algum problema com o lixo q é misturado ao combustível. Enquanto nos países de verdade se investe em tecnologia para desenvolver motores de boa cilindrada mais potentes, econômicos e menos poluentes, aqui muitos veículos zero ainda saem das fabricas com motores de projeto obsoleto e ineficiente... misturam alcool na gasolina sem levar em consideração qualquer aspecto ou razão técnica q vise a eficiência da utilização do combustível, utilizando apenas critérios políticos nem sempre bem intencionados para decidir a sua composição... Com o "biodiesel" então, é melhor até nem saber o q fazem. Cara, dá até raiva quando vc começa a ler sobre as pesquisas q estão sendo desenvolvidas lá fora e percebe q dificilmente a gente vai ter acesso aos benefícios por elas gerados, só pq no brasil existe a mania de se querer nadar contra a correnteza e ainda enaltecer as "grandes conquistas" nacionais.