PessoALL,
Minhas opiniões são baseadas em 18 anos de experiência no ramo de pneus. Tenho 2 lojas, onde atendo de 30 a 40 carros por dia, 840 carros por mês, em média 15 mil carros nestes anos.
Portanto minhas observações são sobre um bom universo, uma boa amostra. Uma pessoa normal mesmo com 3 carros e trocanto de pneu todo ano terá uma amostragem de 12 pneus por ano ou 218 pneus em 18 anos. MEsmo que dobremos isso temos 432 de universo de amostra.
Portanto eu já vi coisas em pneus que a maioria das pessoas vai morrer sem ver. Além de ver eu tive treinamento e consultoria (Pirelli) para saber o que estava na origem do que eu estava vendo. As causas de defeitos e danos. A origem real dos desgastes epor porquês.
Exemplos raros:
Pneus contaminados por ozônio (piscina)
Pneus contaminados com óleo de freio e derivados de petróleo
Pneus velhos e ressacados com 6, 10, 20 anos de idade.
Pneus cortados pelos mais variados objetos, de enchadão a olho de gato no asfalto.
Pneus com flat spoting por ficar meses parado na garagem sem rodar
Gosto de passar minhas opiniões e observações neste forum porque acho que são opiniões abalizadas. Mas é claro que ninguém precisa concordar. E muitos tiveram experiências contraditórias.
Mas além de diversos cursos: Examinador Credenciado Pirelli, Curso de capacitação de Reforma de pneus da Michelin, Reforma garantida e qualificada Vipal e outros... também sou jipeiro e competidor, Jeepcross, Raid, Rally Cross Country, Rallye de Velocidade, Rock Crawling e Endurance Trial. Pilotando, navegando e organizando eventos.
Sou formado Em Comunicação Social pela UFMG, com especialização em macro Fotografia e Iluminação.
Além disso gosto de pesquisar e leio muito em sites estrangeiros sobre pneus. Gosto de ir a fundo e saber o porque das coisas.
No site da minha loja tem alguns artigos interessantes, sobre conserto de pneus, uso de Câmara de ar e muitos outros que recomendo a leitura.
Em 96 quando começei a andar de Jeep percebi que no Brasil não existia nenhuma loja especializada em pneus lameiros e resolvi explorar este mercado. Quando começei existia apenas o 6.00x16 MT06 Militar, o 6.50x16 Garraflex e o 750x16 MT85 Candando. Logo depois apareceu o argentino 750x16 Super Traccion Universal da Firestone e o 750x16 Fronteira da Maggion, que era de trator começou a ser usado em Jeeps.
Depois vieram os pneus tipo Mud radiais e muitos outros... Eu fui colecionando todos estes pneus na minha loja, ano a ano, e aprendendo...
Tenho dezenas de exemplos de casos de sucesso no uso de pneus radiais com câmaras de ar e também colecionei diversos problemas causados pelo mal uso de Câmaras em pneus tubeless. Hoje conheço as vantagens e desvantagens e os cuidados necessários para dar certo.
Qual o melhor pneu, com ou sem câmara de ar, roda fina ou larga, off set, radial ou diagonal... são dúvidas frequentes que não tem resposta certa e pronta. Sempre irá depender do contexto de utilização. Não existe receita de bolo. Mas é preciso saber a fundo para analizar e indicar uma solução acertada.
Eu uso pneus novos na traseira. MAs admito que um carro de cidade, sem direção hidráulica, para levar criança no colégio e dirigido por uma mulher, ficará muito mais confortável com pneus novos na dianteira. baseado que o cliente não tem $$$ para trocar os 4. O pneu careca na dianteira deixa a direção realmente muito pesada.
Eu não faço rodízio de pneus e nem aconselho a maioria dos meus clientes a fazer. Porém se o objetivo é trocar os 4 pneus juntos, para mudar de medida, o rodízio passa a ser a solução. Ex. Vc tem um Troller usando 31, e quer mudar para 32. è fundamental gastar os 4 31 juntos para trocar os 4 pneus de uma vez.
Nada muda o fato que pneus no Brasil gastam mais na direita. Mas se vc vive na Inglaterra, Austrália ou África do Sul, o pneu da esquerda é que sempre irá gastar mais rápido.
Minhas opiniões são baseadas em 18 anos de experiência no ramo de pneus. Tenho 2 lojas, onde atendo de 30 a 40 carros por dia, 840 carros por mês, em média 15 mil carros nestes anos.
Portanto minhas observações são sobre um bom universo, uma boa amostra. Uma pessoa normal mesmo com 3 carros e trocanto de pneu todo ano terá uma amostragem de 12 pneus por ano ou 218 pneus em 18 anos. MEsmo que dobremos isso temos 432 de universo de amostra.
Portanto eu já vi coisas em pneus que a maioria das pessoas vai morrer sem ver. Além de ver eu tive treinamento e consultoria (Pirelli) para saber o que estava na origem do que eu estava vendo. As causas de defeitos e danos. A origem real dos desgastes epor porquês.
Exemplos raros:
Pneus contaminados por ozônio (piscina)
Pneus contaminados com óleo de freio e derivados de petróleo
Pneus velhos e ressacados com 6, 10, 20 anos de idade.
Pneus cortados pelos mais variados objetos, de enchadão a olho de gato no asfalto.
Pneus com flat spoting por ficar meses parado na garagem sem rodar
Gosto de passar minhas opiniões e observações neste forum porque acho que são opiniões abalizadas. Mas é claro que ninguém precisa concordar. E muitos tiveram experiências contraditórias.
Mas além de diversos cursos: Examinador Credenciado Pirelli, Curso de capacitação de Reforma de pneus da Michelin, Reforma garantida e qualificada Vipal e outros... também sou jipeiro e competidor, Jeepcross, Raid, Rally Cross Country, Rallye de Velocidade, Rock Crawling e Endurance Trial. Pilotando, navegando e organizando eventos.
Sou formado Em Comunicação Social pela UFMG, com especialização em macro Fotografia e Iluminação.
Além disso gosto de pesquisar e leio muito em sites estrangeiros sobre pneus. Gosto de ir a fundo e saber o porque das coisas.
No site da minha loja tem alguns artigos interessantes, sobre conserto de pneus, uso de Câmara de ar e muitos outros que recomendo a leitura.
Em 96 quando começei a andar de Jeep percebi que no Brasil não existia nenhuma loja especializada em pneus lameiros e resolvi explorar este mercado. Quando começei existia apenas o 6.00x16 MT06 Militar, o 6.50x16 Garraflex e o 750x16 MT85 Candando. Logo depois apareceu o argentino 750x16 Super Traccion Universal da Firestone e o 750x16 Fronteira da Maggion, que era de trator começou a ser usado em Jeeps.
Depois vieram os pneus tipo Mud radiais e muitos outros... Eu fui colecionando todos estes pneus na minha loja, ano a ano, e aprendendo...
Tenho dezenas de exemplos de casos de sucesso no uso de pneus radiais com câmaras de ar e também colecionei diversos problemas causados pelo mal uso de Câmaras em pneus tubeless. Hoje conheço as vantagens e desvantagens e os cuidados necessários para dar certo.
Qual o melhor pneu, com ou sem câmara de ar, roda fina ou larga, off set, radial ou diagonal... são dúvidas frequentes que não tem resposta certa e pronta. Sempre irá depender do contexto de utilização. Não existe receita de bolo. Mas é preciso saber a fundo para analizar e indicar uma solução acertada.
Eu uso pneus novos na traseira. MAs admito que um carro de cidade, sem direção hidráulica, para levar criança no colégio e dirigido por uma mulher, ficará muito mais confortável com pneus novos na dianteira. baseado que o cliente não tem $$$ para trocar os 4. O pneu careca na dianteira deixa a direção realmente muito pesada.
Eu não faço rodízio de pneus e nem aconselho a maioria dos meus clientes a fazer. Porém se o objetivo é trocar os 4 pneus juntos, para mudar de medida, o rodízio passa a ser a solução. Ex. Vc tem um Troller usando 31, e quer mudar para 32. è fundamental gastar os 4 31 juntos para trocar os 4 pneus de uma vez.
Nada muda o fato que pneus no Brasil gastam mais na direita. Mas se vc vive na Inglaterra, Austrália ou África do Sul, o pneu da esquerda é que sempre irá gastar mais rápido.

vlw abç