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Tópico: 4X4 ou 4X2 ???

Hybrid View

  • #1

    Question 4X4 ou 4X2 ???




    Estou para comprar minha primeira pickup diesel. Sempre tive pickps tipo Fiat Strada. Mas tenho uma grande dúvida e não tenho conhecimentos suficientes para eliminá-la: preciso realmente de uma caminhonete 4X4? Meu uso será 70% na cidade e trinta na fazenda, mas nada radical ou trilhas. Apenas puxando uma carretinha com dois cavalos. Minha irmã tem há DOIS uma Toyota Hilux 3.0 que tbem vai na fazenda. Perguntei á ela quantas vezes ela já tinha precisado e usado a tração. Resposta: NUNCA ! Daí minha pergunta aos entendidos do fórum. Aas informações que tenho é de que a 4x2 roda mais solta, é mais econômica, é mais barata mas que é mais dificil de revenda. Isso é vero?
    Estou com uma Ranger XLS 4x2 2005 2.8 super conservada (inclusive bancos em couro) e outra Ranger XLS 4x4 2005 3.0 num estado de conservação um pouco abaixo da 4x2 prontas para fechar negócio. Como decidir???

  • #2

    bela duvida ...

    Citação Postado originalmente por Fernando VM Ver Post
    Estou para comprar minha primeira pickup diesel. Sempre tive pickps tipo Fiat Strada. Mas tenho uma grande dúvida e não tenho conhecimentos suficientes para eliminá-la: preciso realmente de uma caminhonete 4X4? Meu uso será 70% na cidade e trinta na fazenda, mas nada radical ou trilhas. Apenas puxando uma carretinha com dois cavalos. Minha irmã tem há DOIS uma Toyota Hilux 3.0 que tbem vai na fazenda. Perguntei á ela quantas vezes ela já tinha precisado e usado a tração. Resposta: NUNCA ! Daí minha pergunta aos entendidos do fórum. Aas informações que tenho é de que a 4x2 roda mais solta, é mais econômica, é mais barata mas que é mais dificil de revenda. Isso é vero?
    Estou com uma Ranger XLS 4x2 2005 2.8 super conservada (inclusive bancos em couro) e outra Ranger XLS 4x4 2005 3.0 num estado de conservação um pouco abaixo da 4x2 prontas para fechar negócio. Como decidir???

    realmente , entre pegar uma inteira ou uma menos conservada , entre uma 4x4 e uma 4x2 , uma 2.8 e uma 3.0 ; olha nao sou expert mas vamos ser sincero , e o preco ? se uma 2.8 estah tao alta , isso eh preocupante , ou se a 3.0 4x4 estah tao mais barata...a ponto de ficar competitivo com a 2.8 ....olha soh vc estah vendo o carro , o estado , vai de gosto, agora 4x4 e motor 3.0 no futuro vai ser bem valorizado, os bancos de couro nao....e toda vez que vc ver um 3.0 passar na estrada , ou uma 4x4 passando facil alguns trechos , vc vai se perguntar por que nao comprou a outra ....e se vc for de 3.0 , acho que as duvidas sao menores a 2.8 nao eh tao economica , agora o barulho do motor 2.8 eh bem mais ruidoso...se o preco for parecido...eu iria de 3.0 mas digo de novo...soh vc estah vendo o estado....
    boa sorte

  • #3
    Fernando, pelo que vc relata, a pick-up que mais se enquadra em teu perfil, seria realmente uma 4x2, sem sombra de dúvida

    Veja bem, isto é uma compra RACIONAL. Agora, é preciso salientar que, embora optando por uma escolha racional, há prós e contras nesta decisão.

    O relato de tua irmã, não é um caso isolado assim como ela, a maioria absoluta dos proprietários de 4x4, RARAMENTE utilizam TODOS os recursos oferecidos pelo seus veículos

    Se vc pesquisar o mercado de revenda de usados, verás que em geral as 4x4 sofrem uma depreciação menor em relação às 4x2, o que ao meu ver é injustificável, porém é o que acontece.

    O culpa disso não recai somente sobre as montadoras, mas SOBRETUDO, nos marqueteiros! que, criam falsas necessidades e, exploram astutamente as expectativas que "brotam" dessas "necessidades"!

    A única reassalva que faço, é que verifiques o preço dessas pick-ups 4x2 em relação às 4x4, para que não te empurrem "gato por lebre".

    De resto, nada para se preocupar, pois a Ranger é hj senão o melhor, pelo menos um dos melhores custo/benefício do mercado

  • #4
    Fernando,
    Muitas vezes já utilizei o 4x4 mesmo na cidade (calçamento molhado então...), as picapes pequenas, com sua tração dianteira são muito melhores que as médias 4x2 em cituações de pouca aderência.
    Como você disse que vai rebocar dois cavalos, eu nem cogitária a compra de uma 4x2. Iria com certeza em uma 4x4.
    Vamos fazer um cálculo rápido: Dois cavalos, pesando cada um 500 kg, já daria 1 tonelada, mais o peso do reboque (que não é leve).... Imagina isso tudo sendo puxado por uma camionete 4x2? Se um cachorro "mijar" na roda ela fica...
    Além disto, na 4x4 você terá a disposição a redusida, que irá ajudar em subidas ingremes (aí no MG tem pouco, né), evitando desgaste excessivo de embreagem.
    Minha opinião: Procura uma 4x4 bem conservada e seja feliz!
    Se comprar a 4x2, lhe garanto que passará raiva, pensando em porque não comprou um 4x4.
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #5

    Talking

    antes da ranger tive 4 picapes strada adv , otimo modelo valente e economico... porem quando peguei a ranger ... nem imaginava o quanto o 4x4 e util, uma picape media 4x2 e bem diferente de uma pequena...

    em qualquer situacao de cascalho , liga o 4x4 high, muito mais estabilidade e seguranca , grama, fica tranquilo , lama pesada o low resolve... sem falar que esse motor 3,0 e maravilhoso, naum conheco o 2,8, mas sou apaixonado pelo 3,0... muiiito economico...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #6
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    A 4x4 é mais fácil de vender...

    Sabes porque a tua irmã nunca precisou do 4x4? É porque ela provavelmente usa a Hilux como se fosse um automóvel e não como uma picape!

    O problema do 4x4 para quem gosta é que qualquer barro vira diversão garantida. O cara volta a ser criança com o brinquedão...

    Qula é a diferença na manutenção? Os rolamentos dianteiros da 4x4 são mais caros e terás mais alguns retentores para trocar daqui ha muitos milhares de kilômetros.

    Mesmo que não utilizes o 4x4, no momento de vender tem muita diferença.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7

    Question Se usar corrente?

    Antes de mais nada obrigado pelas ajudas e comentários. Já trabalhei na EMATER-MG no vale do Jequitinhonha onde, pilotando o tradicional fusca bege, fazia verdadeiros rallies pelas estradas.... ou caminhos. Quando chovia demais, metia uma corrente nas rodas traseiras e dava quase para subir em barranco. Será então que, se eu tiver um par de correntes na caçamba, eu não me livraria das poucas situações círiticas em que eu poderia me meter? A Ranger 04/05 4x2 2.8 Powerstroke (International) que estou em vista tá por 55.000 e está muito, mas muito nova. A 4x4 04/05 3.0 já está num nivel inferior de conservação em relação á primeira e o cara quer R$ 60.000,00.

  • #8
    Citação Postado originalmente por Fernando VM Ver Post
    Antes de mais nada obrigado pelas ajudas e comentários. Já trabalhei na EMATER-MG no vale do Jequitinhonha onde, pilotando o tradicional fusca bege, fazia verdadeiros rallies pelas estradas.... ou caminhos. Quando chovia demais, metia uma corrente nas rodas traseiras e dava quase para subir em barranco. Será então que, se eu tiver um par de correntes na caçamba, eu não me livraria das poucas situações círiticas em que eu poderia me meter? A Ranger 04/05 4x2 2.8 Powerstroke (International) que estou em vista tá por 55.000 e está muito, mas muito nova. A 4x4 04/05 3.0 já está num nivel inferior de conservação em relação á primeira e o cara quer R$ 60.000,00.
    Não da pra comparar. Fusca tem o peso concentrado no eixo traseiro e por isso a corrente funciona bem. Já vi Fusca com corda enrolada no pneu traseiro vencer o lamaçal enquanto estavamos atolados com uma Rural 4x4.

    Picape tem o peso concentrado no eixo dianteiro e a corrente ajuda pouco...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #9
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Não da pra comparar. Fusca tem o peso concentrado no eixo traseiro e por isso a corrente funciona bem. Já vi Fusca com corda enrolada no pneu traseiro vencer o lamaçal enquanto estavamos atolados com uma Rural 4x4.

    Picape tem o peso concentrado no eixo dianteiro e a corrente ajuda pouco...
    X2...
    Já vi muito fusca com pneu traseiro "lameiro" dando show no barro. Mas em picapes médias a coisa muda. Só compraria uma 4x2 se nunca entrasse em estrada de chão e minha cidade fosse bem plana.
    Mas, me parece que o amigo esta realmente apaixonado pela 2.8 4x2...
    Você leu a opinião da grande maioria aqui, ainda mais que andará com um reboque pesado.
    Acredito que já existem opiniões suficientes para ajuda-lo na decisão, portanto caso compre a 4x2, tenho certeza que nossas mensagens ecoarão na sua mente o dia em que estiver pedindo ajuda a uma 4x4 para sair de um pequeno aclive gramado.
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por Fernando VM Ver Post
    A Ranger 04/05 4x2 2.8 Powerstroke (International) que estou em vista tá por 55.000 e está muito, mas muito nova. A 4x4 04/05 3.0 já está num nivel inferior de conservação em relação á primeira e o cara quer R$ 60.000,00.
    Olá Fernando, vou emitir minha opinião: primeiro, a 3.0 deve ser 05/05 e o motor (se eu estiver errado me corrijam) é eletrônico, além de ser 4X4. A diferença de 5 mil nessas circunstâncias e ínfima (só o 4X4 vale isso). A 04/05 tem o painel igual as anteriores (98 a 04). A 05/05 já tem o novo painel. Assim, esta diferença é razoável mas, com relação ao estado de conservação só você poderá verificar (se possível com um meca de confiança). Eu escolheria a 4X4; motor mais moderno, você vai onde quiser, menor desvalorização na hora de vender e por aí vai. Eu tenho uma 4X4. Uso só para pescar. Mas é muito gratificante não ter que carregar as tralhas até o pesqueiro. A Natasha larga tudo na beira da praia.
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #11

    Question

    Antes de mais nada obrigado pelas ajudas e comentários. Já trabalhei na EMATER-MG no vale do Jequitinhonha onde, pilotando o tradicional fusca bege, fazia verdadeiros rallies pelas estradas.... ou caminhos. Quando chovia demais, metia uma corrente nas rodas traseiras e dava quase para subir em barranco. Será então que, se eu tiver um par de correntes na caçamba, eu não me livraria das poucas situações círiticas em que eu poderia me meter? A Ranger 04/05 4x2 2.8 Powerstroke (International) que estou em vista tá por 55.000 e está muito, mas muito nova. A 4x4 04/05 3.0 já está num nivel inferior de conservação em relação á primeira e o cara quer R$ 60.000,00.

    Outra coisa, não tenho interesse em ter um carro desse como um brinquedão. Não sou aficcionado de trilhas. So quero utiliza-lo na cidade como meu meio de locomoção e nos finais de semana levando meus campolinas pra cavalgar. Pelo que li de todas as opniões o problema é o peso na frente e a caçamba leve. Se a corrente não resolver pode-se usar peso na caçamba nos casos de emergencia (um saco de areia em cima de cada roda). A própria carreta com os cavalos seria já um peso para firmar a traseira. Quanto à força, acredito que o motor 2.8 tenha o suficiente para o que eu preciso.

  • #12
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    Os R$5000,00 serão revertidos em menor consumo do 3.0 e na hora da venda também é bem visto, porém para mim, eu prefiro o 2.8 porém com 4X4, então por gosto pessoal nenhuma dessas duas me serviria.

    Em relação ao desequilíbrio, terias que colocar uns 500kg na caçamba para equilibrar a Ranger. Se colocar pneus 31 e MUD na traseira também ajuda bastante, dispensando inclusive o uso das correntes.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

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