Salve amigos forenses,
Vou tentar ser breve pra contar minha história.

Há vários meses venho pesquisando e procurando uma boa picape 4x4 pra comprar para ser o carro da casa. Uso predominantemente em asfalto e cidade, além de idas ao sítio que fica próximo, porém com acesso de chão de terra e pedras(acaba-carro). Seria um carro pra rodar bastante. Temos uma Ranger 95 v6 bem gasta pelo esforço e uso severo e chegamos a conclusão que o diesel atenderia melhor às expectativas de consumo e durabilidade. Desde então começou a busca por uma boa substituição pra rangerzinha americana e pra conquistar o sonho do primeiro 4x4.

De cara me encantei com a Hilux e com a Ranger. Pesquisa vai, pesquisa vem, opinião de um e de outro, inclusive muitas dos amigos daqui(sou muito grato a todos), acabei achando que a Ranger seria a melhor opção pro que queríamos. Mais espaçosa, melhor desempenho pra andar na cidade e no asfalto sem perder a rigidez no chão de terra.

Fui me afunilando na Ranger até completar o restante do dinheiro que faltava pra fechar o negócio. Inclusive diga-se de passagem, como é difícil juntar dinheiro quando se é pobre. Mas também o objetivo há de ser mais festejado, no fim das contas.

Enfim, voltando ao assunto, eu diria que adiquiri um conhecimento bem razoável(mais teórico do que prático) em diesel e Ranger nesses últimos meses. Vi que o conhecimento é a chave pra um bom negócio e pra ficar satisfeito com o que se compra. Com ele não ficamos tão entregues às opiniões de mecânicos e vendedores. Mais uma vez agradeço aos amigos pela paciência e por todas as informações compartilhadas. Desde o princípio vi que aqui não é lugar pra infantilidades e o jogo é bem honesto e construtivo.

Andei bastante nas horas vagas e fui aos poucos observando os carros, andando neles, vendo detalhes na mecânica e aprendendo mais pra chegar na hora certa e empenhar bem o dinheirinho suado que temos na mão.

Pois bem, Ranger era a certeza de compra, até que nesses dias apareceu uma oferta tentadora de uma Frontier SE 03/03 prata com pneus 31" meia vida. Tá aparentemente bem inteiro o carro, mas ainda vou levar num mecânico pra ouvir uma opinião de quem entende mais que eu. Preço abaixo da tabela fipe, bem próximo ao preço da Ranger do mesmo ano(na verdade estou muito contente, já que minha primeira expectativa quando comecei essa busca era por uma Ranger 01 HSD).

Daí fiquei naquela... será que vai valer a pena o negócio? Depois de tanto tempo com a cabeça focada na Ranger agora de uma hora pra outra eu viro pro lado da Frontier! Será que o MWMSprint é mais motor, mais confiável e durável que o PowerStroke? Não quero polemizar hein! Alguém aí tem ou teve experiência com os dois carros pra poder me apontar quais as principais diferenças que vou perceber? Peças muito caras em comparação as da Ford? Manutenção é cara e frequente?

Sei que tem muita coisa na Pesquisa do Forum, mas queria criar um topico aqui só meu pra ficar mais simplificado. Achei que de repente também seria de bom uso pra alguém que possua a mesma dúvida entre esses dois carros.

Não observei quase nada desse carro até hoje. Não conheço os macetes na hora da compra, o que é mais importante de se ver. Devo seguir o mesmo padrão para qualquer picape 4x4 diesel? De cara notei que a Frontier é mais apertada nos bancos de trás. Os acabamentos são mais interessantes, porém continuo achando a Ranger mais bonita.

Bom, é isso. Era mais pra relatar e pedir alguma opinião. O nogócio tá bem interessante pra mim, mas vamos ver no que dá.

Desde já agradeço as opiniões e desculpem pelo excesso de palavras.