Volkswagen | 22/01/2009 VW Robust é adiada para 2010
Crise faz Volkswagen atrasar lançamento de sua primeira picape média
Lucas Litvay
VW Robust (projeção: Ricardo Tadeu)
Depois do sedã Honda City, agora foi a vez de a Volkswagen adiar os planos de seu lançamento argentino de 2009. De acordo com pessoas ligadas à fábrica, a estreia da picape média Robust no Brasil ficará para o começo do ano que vem. A razão? A forte freada de vendas no Mercosul.
O início de produção da picape na fábrica de General Pacheco, que estava planejado para o primeiro semestre, foi adiado para o segundo semestre, segundo fontes, com lançamento na Argentina em novembro. A Robust, mostrada como protótipo no último Salão do Automóvel, será a primeira picape média da VW, com preços similares aos da Toyota Hilux.
Na visão da VW, a data ideal para o início de vendas da Robust é o primeiro trimestre de 2010 - quando na opinião da fabricante o mercado estará mais estável. A fábrica argentina, que produz entre outros produtos a perua SpaceFox, não está operando. E o plano é que ela permaneça assim até março. Volta em abril, com 50% da capacidade. Informalmente, a marca projeta uma queda de vendas forte na Argentina, com um mercado de apenas 350 mil unidades neste ano.
Para mais informações sobre a VW Robust, o Honda City e outros 48 lançamentos no Brasil, confira a Autoesporte de fevereiro, que já está nas bancas.
VW Robust já tem nome definitivo: Amarok
Termo, proveniente de uma língua esquimó, significa lobo; nome no Brasil deve ser diferente Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: Divulgação
(04-06-09) - A nova picape média da Volkswagen era quase certo. Desenvolvida sob o codinome “Robust”, ela parecia já ter no mesmo nome um refúgio forte e interessante, mas a marca alemã resolveu inovar e apresentou hoje a jornalistas argentinos o nome definitivo: Amarok. Proveniente de uma língua esquimó, Amarok significa lobo.
O modelo de série será baseado no carro-conceito Pick-Up, revelado em setembro do ano passado. O comprimento, por exemplo, deve ser de 5,18 m. Já os motores serão turbodiesel com common rail, com opção de motores a gasolina e flex, para o mercado brasileiro. Aliás, por aqui o veículo deve receber outro nome. Amarok pode acabar resultando em piada, em português, já que soa como “A Maroca”. Se a VW arriscar manter o nome, pode ser que “A Maroca” acabe se tornando um apelido carinhoso, como “Kombosa”, “Fusqueta” e por aí afora.
No mais, já sabemos que ela terá uma grande variedade de opções: cabine simples, dupla, e trações 4x2 e 4x4. Suas principais concorrentes serão Toyota Hilux, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton, Ford Ranger e Chevrolet S10.
A nova picape média será feita, de início, apenas em Pacheco, na Argentina. De lá, será exportada para toda a América do Sul, Austrália, África do Sul e alguns países da Europa. Nos EUA, nem pensar, segundo nossas fontes. Tudo porque os concessionários da marca naquele país consideram que a picape usa materiais bem inferiores em qualidade ao que os consumidores norte-americanos esperam, além de entrar em um segmento pouco interessante.
Disputado, este mercado tem apresentado diversas novidades. Além da Frontier fabricada no Brasil, há também a nova Hilux, com mudanças mínimas, e, num futuro próximo, a picape derivada do Iveco Massif, que aqui deve ser lançado com outra aparência e o emblema Fiat.
é verdade, os plasticos das nossas picapes não dá pra competir com com as picapes americanas.....
os americanos gostam de picape com cara de picape. e não com cara de sedã.