complementando: em compensação os motores a diesel não tem a resposta de um motor ciclo otto.
abraços
Versão Imprimível
Eu sei que estamos falando de economia, mas temos que levar em conta também a segurança.
Tenho testado no meu passeio (gasolina) a técnica da borboleta aberta. Realmente, se nota algum ganho na autonomia. Mas andar sempre em marcha alta e giro baixo, sem estar "calçado" pelo freio motor, não é a opção mais segura. Se precisar parar de repente, estar em giro mais alto com uma marcha mais baixa seria melhor.
Atualmente, estou usando um meio termo entre giro ideal e menor giro, andando uma marcha acima do que faço normalmente, exceto com chão molhado e em descidas onde a prudência recomenda mais controle.
Além disso, tenho pena dos coxins do motor. Começou a vibrar tudo, reduzo.
Abraços!
O assobio é da hora mesmo. Não se esqueçam do tal cut off. Principalmente os eletrônicos cortam o diesel caso o motor seja empurrado. Ou seja, descer engrenado debe economizar mais. Nos mecânicos temos o governo que tende a fechar o óleo também em caso de o motor rodar mais rápido do que o acelerador pede
Abs
Descer a banguela com o carro engrenado em marcha alta é mais econômico do que descer em ponto morto, e isso vale pra 99% dos carros e pick-ups de 20 anos pra cá...
Inclusive, descer a banguela com o carro engrenado tb alivia a temperatura mais rapidamente, caso tenha forçado o motor. A injeção de combustível é mínima e somado à ventilação forçada e ventilação pelo próprio arrasto aerodinâmico, fazem o trabalho do radiador ser muito mais eficiente.
Boa Tarde.
Ressuscitando o tópico, alguém sabe a faixa econômica de torque de uma D20 s4t?