Estava lendo os comentários deste tópico....por sinal mto bacana e me veio à mente um fato que me chama a atenção qdo o assunto é lubrificação.
Nossas viaturas (IBAMA) são todas verificadas sob contratos de manutenção (ou pelo menos deveriam sofrer manutenção...rsrsr). Porém em uma operação na transamazônica e afins a Nissan Frontier que eu conduzia começou a jogar uma espécie de graxa viscosa bem preta por toda a roda. Enfim...rodei depois deste episódio uns 200km sem freio algum e começei a observar que a roda livre do lado da bendita roda avariada estava derretendo a capa de alumínio ou antimonio..(sei lá do que é feito).
Na oficina o mecânico muito prestativo em Altamira, nos relatou que todo sistema de rolamentos da roda havia sido pulverizado não sobrando uma esferinha p contar estória nem tampouco a roda livre que derretera por completo....Diagnóstico: falta de limpeza e lubrificação dos rolamentos das pontas de eixo.....
Eu que não saco nada de mecânica achei procedente...e com bastante lógica..pois o que vi, no meio daquela massa de graxa com terra só indicava para tal fato.
Assim..creio eu na minha humilde qualificação leiguística.....digo.....manutenção à título de lubrificação destes componentes que aparentemente nunca dão problemas passou a ser prioritário p nós.
Em relação aos rolamentos de roda, os originais na Ranger não tem como lubrificar, porém os de segunda linha tem graxeiras para isso. Então comprei uma engraxadeira e coloco graxa a cada 10.000 km. Na primeira vez que coloquei graxa saiu bastante sujeira com a graxa, indicando que se não colocar graxa nova em rolamentos de segunda linha da Ranger eles deverão durar muito menos do que se espera. O chato é que para engraxar tem que tirar a roda, pinça de freio, suporte da pinça de freio e disco de freio.
Na Ranger vale a pena limpar a homocinética do cardam dianteiro. Pretendo desmontra as homocinéticas e tulipas para revisar, engraxar e lubrificar tudo quando fechar 100.000 km.