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  • #1

    Lightbulb Pick-up macia: sonho impossível ?




    Amigos,

    é fato que a suspensão de nossas pick-ups são duras em função de serem projetadas para carga.

    Mas uma grande parte de nós, não faz esse tipo de uso .

    Isto é, fazemos off-road moderado com bagagem e/ou uso urbano, correto ?

    Assim sendo, não há no mercado nenhuma adaptação confiável e profissional que melhore o conforto e estabilidade abrindo-se mão do limite de carga ?
    Haveria necessariamente perda no off-road ?

    Existe impossibilidade técnica e/ou comercial para produção de kits com essa finalidade ?

    [ ]s curiosos,

  • #2
    Citação Postado originalmente por itamar.vieira Ver Post
    "... é fato que a suspensão de nossas pick-ups são duras em função de serem projetadas para carga. Mas uma grande parte de nós, não faz esse tipo de uso ..."
    Desculpe o radicalismo, mas então creio que os que pensam desta maneira encontram-se numa categoria veicular inadequada. A própria definição do veículo diz tudo, ou seja, utilitário.

    Citação Postado originalmente por itamar.vieira Ver Post
    "... não há no mercado nenhuma adaptação confiável e profissional que melhore o conforto e estabilidade abrindo-se mão do limite de carga ?
    ..."
    Quem fizer isso está "capando" a caminhonete

    Citação Postado originalmente por itamar.vieira Ver Post
    "... Existe impossibilidade técnica e/ou comercial para produção de kits com essa finalidade ? ..."
    Não sei se procede, mas ouvi dizer de alguns proprietários que rebaixaram suas picapes que elas tornaram-se macias.

    Agora convenhamos, caminhonete rebaixada?

  • #3
    Citação Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    Desculpe o radicalismo, mas então creio que os que pensam desta maneira encontram-se numa categoria veicular inadequada. A própria definição do veículo diz tudo, ou seja, utilitário.
    Façamos então uma enquete aqui no Forum para descobrir o percentual de quantos transportam cargas acima de 700 Kg regularmente em suas pick-ups...

    A teoria é uso utilitário, mas e na prática ?

    Quanto a rebaixar, foge à proposta, uma vez que haveria prejuízo no off-road pela diminuição da altura livre. A idéia não é essa.

    Todos os comentários e opiniões são sempre bem-vindos.

    Valeu DieselBoy

    [ ]s

  • #4
    Citação Postado originalmente por itamar.vieira Ver Post
    "... Façamos então uma enquete aqui no Forum para descobrir o percentual de quantos transportam cargas acima de 700 Kg regularmente em suas pick-ups ..."


    Citação Postado originalmente por itamar.vieira Ver Post
    "... A teoria é uso utilitário, mas e na prática ? ..."
    Tem que separar cabine simples das cabines duplas, pois nesta 2º categoria 99% dos proprietários a utilizam apenas para passeio, daí isso pode gerar distorções na interpretação dos dados.

  • #5
    Citação Postado originalmente por Dieselboy Ver Post


    Tem que separar cabine simples das cabines duplas, pois nesta 2º categoria 99% dos proprietários a utilizam apenas para passeio, daí isso pode gerar distorções na interpretação dos dados.
    Boa colocação !
    Não explicitei, mas estou mesmo me referindo às cabines duplas (acho que a grande maioria por aqui).
    Bem lembrado !

    [ ]s

  • #6
    Itamar vi aqui em BH uma Ranger com um kit de suspensão que transformava a barra de torção dianteira e os feixe de molas trazeiros em molas normais mesmo. Parece que o carro para o OffRoad ficou bem interessante, agora já não posso dizer sobre o conforto pois vi o carro estacionado e sem o proprietário por perto.

    []'s,
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

  • #7
    Citação Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    Desculpe o radicalismo, mas então creio que os que pensam desta maneira encontram-se numa categoria veicular inadequada. A própria definição do veículo diz tudo, ou seja, utilitário.

    Não sei se procede, mas ouvi dizer de alguns proprietários que rebaixaram suas picapes que elas tornaram-se macias.

    Agora convenhamos, caminhonete rebaixada?

    Dieselboy

    Por ser utilitário, não tem de ser desconfortável.
    E rabaixado não traz mais conforto e sim o contrário.
    Não estou na "categoria veicular inadequada", como diz. Ela é exatamente o que preciso, porém com um "'rodar"' muito rude, que pode ser domado e ficar mais adequado ao meu uso.

    Vou trocar a suspensão de minha Ram 2500, exatamente por ser muito dura.
    E não é cabine dupla, é CS, pois quis com a caçamba longa, para carregar os "bed toys". Uso tbem para ir para a fazenda e nunca tive necessidade de colocar mais de 600 a 800 kg, sendo portanto a suspensão traseira super-dimensionada para meu uso.
    As molas parecem de caminhão.

    Uso amortecedores Rancho na ZJ, com kit de 3,5" e ela é bem dura. Amortecedor, ao contrário do que disseram por aí, vai deixar o carro mais firme. Mesmo colocando na regulagem mais macia, já que tenho o controle interno, quase não dá para notar diferença, por que as molas são muito duras.

    A solução é mesmo trocar todo o feixe ou pelo menos tirar a mola de carga.

    O kit que trouxe, vai deixar a Ram mais confortável e muiiiiiito mais estável.
    (vejam em www.koreperformance.com)

    - Variable Rate Coils*
    - Deaver Mini Leaf Pack
    - 6061-T6 Billet Aluminum Drop Blocks
    - 2.0" KORE-Fox Pro-Series Race shocks
    - Zinc-Plated Reservoir Mounting Hardware
    - Stainless Steel Marine-Grade Hose Clamps
    - HD Polyurethane Bump Stops
    - Zinc-Plated U-Bolts

    [s]
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -chase_series.jpg  
    Wrangler 99 (Iroks 39", D60, ARBs, Atlas4SP)
    Ram (BanksPower 456HP/100mkgf) ZJ 5.9 98
    ATVs(Grizzly700FI,Rhino660,Kawa700) www.youtube.com/ronmatj

  • #8
    Só para completar:

    Portanto pick-up macia não é sonho impossível de forma alguma.
    Exitem algumas ótimas soluções, que podem ser aplicadas.

    Esta de tirar a mola de carga é boa para quem quer gastar pouco.
    E fazendo isto, pode-se instalar um air lift, para qdo quiser carregar mais peso, fazer a compensação da falta da mola.
    Hoje até alguns blindados usam para não arriar a suspensão. Temos uma Cherokee Liberty blindada e que tem air lift instalado pela própria blindadora (G5), onda andamos com umas 12 lbs. Mandam colocar 18, mas daí ela fica um pouco dura.

    [s]

    Ronaldo

  • #9
    Boa Ronaldo,

    desculpe perguntar, mas esse kit está na faixa de quanto ?

    [ ]s

  • #10
    Citação Postado originalmente por itamar.vieira Ver Post
    Boa Ronaldo,

    desculpe perguntar, mas esse kit está na faixa de quanto ?

    [ ]s

    Itamar,

    Este kit, que é considerado um dos melhores segundo os vários forums americanos que pesquisei, é bastante caro, até os gringo reclamam.

    Comprei um modelo intermediário, que custou na casa dos $4.000,00
    O top, custa USD 10.000,00

    []s

    Ronaldo
    Wrangler 99 (Iroks 39", D60, ARBs, Atlas4SP)
    Ram (BanksPower 456HP/100mkgf) ZJ 5.9 98
    ATVs(Grizzly700FI,Rhino660,Kawa700) www.youtube.com/ronmatj

  • #11
    Citação Postado originalmente por Ronaldo Andrade Ver Post
    "... Por ser utilitário, não tem de ser desconfortável ..."
    Não estou alegando isto, o que tentei dizer é que há muito preciosimo e exagero por parte de alguns proprietários destas caminhonetes pois, querem contar com a "rusticidade" de um utilitário mas recusam-se abrir mão do conforto e maciez de um delicado sedan

    Assim fica difícil, pelo menos é o que penso

    Citação Postado originalmente por Ronaldo Andrade Ver Post
    "... E rabaixado não traz mais conforto e sim o contrário ..."
    Por isso enfatizei - "... Não sei se procede ..." - mas estas afirmações apenas ouvi de alguns amigos que rebaixaram uma Ranger e de outro que rebaixou uma S-10

    Justamente tal comentário chamou minha atenção, pois é um comportamento contrário ao que se verifica nos carros pequenos

    Contudo, não experimentei nem tive o menor interesse em averiguar maiores detalhes, pois ao meu modo de ver tal procedimento é um absoluto contra-senso.

    Citação Postado originalmente por Ronaldo Andrade Ver Post
    "... Não estou na "categoria veicular inadequada", como diz. Ela é exatamente o que preciso, porém com um "'rodar"' muito rude, que pode ser domado e ficar mais adequado ao meu uso ..."
    Olha, cada um é cada um, cada caso é um caso, mas particularmente sou adepto da velha máxima que diz que: "... O piloto é que deve se adaptar à máquina e não o contrário ..."

    Citação Postado originalmente por Ronaldo Andrade Ver Post
    "... As molas parecem de caminhão ..."
    Não é porque ela "parece" e sim porque é um caminhão!!! Na terra dela (USA) ela é classificada como truck (caminhão).

    Aqui no Brasil há inclusive exigência de carta categoria "C" para o condutor que a estiver dirigindo.

    Agora se a polícia "cobra" esta exigência dos condutores, já são "outros quinhentos"

    Se você já sabia disto, não entendo o porquê do espanto com o porte das molas?

  • #12
    Oi Ronaldo,
    Vou pedir uma voltinha quando instalar para comparar com a minha rs rs.
    A carteira C é cobrada sim por aqui, já fui parado varias vezes e basicamente só querem ver se a carteira é C.

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