x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
    Usuário
    Entrada
    17/07/2018
    Local
    Araci/BA
    Agradecimento: 1

Amarok vazando óleo pelo coletor de escape

Boa noite amigos, estou precisando de uma orientação de quem é mais entendido. Possuo uma Amarok 12/13 122cv e a mesma de uns tempos pra cá começou a vazar óleo pelo coletor de escape. A princípio eu achei que seria pela tampa de válvula, que estaria escorrendo até embaixo, mas depois que analisei com mais calma vi que o óleo só escorre por baixo do coletor, por cima está sequinho. Há exatamente um ano atrás eu retifiquei o motor dela inteiro, pois o mesmo havia engolido poeira e baixava muito óleo. Desde então nunca houve problemas, mas de 2 meses pra cá esse vazamento apareceu. O que pode ser?? Ah, ela não fumaça, não tem pancada, não perdeu força e não baixa óleo, baixa somente o normal. O mecânico que fez o motor dela disse que poderia ser retentor de válvulas ruim, que teria que tirar o cabeçote fora. Teria mais algo que eu pudesse olhar antes de tirar o cabeçote? Grato.

Retentor de válvula.

Deveria cobrar de quem fez o serviço de retífica caso precisaram ajustar as válvulas. Ou mesmo se mexerem nelas para inspecionar o estado.

Usuário
    Entrada
    17/07/2018
    Local
    Araci/BA
    Então NovoRei, de fato só pode ser isso né? O que eu acho estranho é que como o óleo chega a escorrer debaixo do coletor, era pro carro está fumaçando muito não? O carro não fumaça nada! Até o consumo de óleo é bem pouco. Quando o motor foi feito, lembro que foi trocado os guias de válvulas, válvulas novas (Takao), tuchos de válvulas (INA) e retentores de válvulas (Sabó). A junta do cabeçote foi colocado na mesma medida, da marca Elring.

Citação Postado originalmente por Renato Junior Ver Post
    Então NovoRei, de fato só pode ser isso né? O que eu acho estranho é que como o óleo chega a escorrer debaixo do coletor, era pro carro está fumaçando muito não? O carro não fumaça nada! Até o consumo de óleo é bem pouco. Quando o motor foi feito, lembro que foi trocado os guias de válvulas, válvulas novas (Takao), tuchos de válvulas (INA) e retentores de válvulas (Sabó). A junta do cabeçote foi colocado na mesma medida, da marca Elring.
    Ele deve vazar durante a noite com motor frio. Devem ser gotas né? Mas a junta do coletor tem que estar gasta também.

Não sei o suficiente para afirmar mas retentor vazando pode prejudicar o DPF, sujar a admissão via EGR, e prejudicar as válvulas.

Usuário
    Entrada
    17/07/2018
    Local
    Araci/BA
    NovoRei, o óleo chega a escorrer pelo coletor, desce até o carter. Eu que fico limpando pra não sujar muito. Sobre DPF e egr, ela já é chipada, eu isolei isso logo quando comprei. Agora sobre o óleo escorrer durante a noite, você levantou uma questão interessante, esse carro de uns tempos pra cá está demorando um pouco pra pegar de manhã, principalmente quando fica muito tempo ligar. E quando ela pega, solta fumaça branca e depois para. Seria excesso de óleo lubrificante na câmara proveniente dos retentores de válvulas?

Isso da dificuldade de pegar na primeira partida e fumaça pode sim ser óleo acumulado na câmara. Também pode ser bico injetor (problema no spray ou travando aberto), vela de aquecimento queimada (somente em partidas abaixo de 15C), bateria fraca (só faria fumaça caso tentasse partir por uns 5 segundos ou mais).

Checa os bicos se não estão vazando diesel na rosca e escorrendo pro coletor.
    Testa uma bateria nova na partida.

Curiosidade, como que entrou poeira?

Usuário
    Entrada
    17/07/2018
    Local
    Araci/BA
    Meu amigo NovoRei, a história desse carro meu é longa, rsrsrsrs, mas vou tentar ser breve. Comprei esse carro há um ano de uma empresa de transportes, comprei no escuro. Quando o carro chegou fiz uma revisão geral e quando fui trocar o filtro de ar, parecia que tinha uma caçamba de areia dentro do filtro, parecia que nunca tinha sido trocado. Logo percebi o consumo excessivo de óleo lubrificante seria proveniente de negligência do ex dono. Mas rodei o carro por um tempo até eu abrir o motor e refaze-lo. Sobre os bicos, eu coloquei os 4 novos antes de retificar o motor, juntamente com a bomba de alta, pois em uma viagem o carro perdeu força e o problema foram eles. Estão com uns 20mil km. A bateria é nova, coloquei uma Bosch de 95AH em outubro. Ponto de sincronismo está ok, já mandei verificar também. Mas de qualquer forma, quando eu tirar o cabeçote pra trocar os retentores, eu vou testar os bicos também pra ter certeza.

Usuário
    Entrada
    17/07/2018
    Local
    Araci/BA
    Ah, as velas também são novas, troquei pra tirar a prova, mas aqui em minha região é muito quente, no inverno o máximo que dá é 25° rsrsrsrs. E a partida de manhã dura uns 5 segundos ou mais. Depois fica o resto dia boa, pegando só de triscar

Que aventura. Vou dar uma outra idéia mais abaixo.

Você fez praticamente tudo que era para ter feito (até o sincronismo que nem todos sabem). Também lavou o tanque e trocou o filtro do tanque na troca dos bicos e bomba?

1.Tudo que você relatou da dificuldade em partir é algum problema que afeta a maioria dos bicos ou a maioria dos retentores.
    2. O indício de óleo no coletor faz tender mais para retentores e também para a junta do coletor.
    3. Você mencionou que foi chipada. Remap ou chip mesmo?

A idéia é: Retentores e junta queimaram devido a temperatura alta da câmara causado por algum outro problema ou pelo chip.

Você pode diagnosticar (concessionária talvez não consiga fazer) pela leitura do EGR, usando o VCDS por exemplo, com o veículo sob carga, abaixo de 3000rpm. É positivo caso a leitura passar de 850C e você tiver costume de andar com pé embaixo por minutos (retões da Bahia sem polícia kkk).

Isso pode ser devido ao chip causando uma relação A/F muito rica (tem fumaça preta quando acelera fundo em 1 marcha?) ou pouco ar devido à turbo gasto ou vazamento de ar na linha/intercooler após turbo ou leitura errada do sensor MAF/MAP.

Boa sorte.

Usuário
    Entrada
    17/07/2018
    Local
    Araci/BA
    Amigo NovoRei, nossa velho, você é um cara muito técnico, é difícil te acompanhar, mas vou tentar. Kkkkkkk. Então, o tanque foi lavado sim quando foi trocado bomba e bicos, porém esse tal filtro dentro do tanque eu não troquei (na verdade nem sabia que existia ele). Quanto ao chip, foi feito um remap pela SFI Chips de uma filial deles aqui da Bahia. Sobre fumaça preta, eu não sei se sai, mas acho que não, pois eu não dou pé nela, só ando normal a 100/120, fiz o remap mesmo por questões eliminar problemas (egr e DPF). Fumaça mesmo só na primeira partida como eu te disse, mas é só um pequeno "tufo", depois limpa e fica normal.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Coletor escape 6x2
      Por Mauricio Cunha no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 5
      Última resposta: 16/09/2015, 12:45
    2. Caburador SEIE + Coletor de Admição Aquecido e Coletor de Escape para Motor GM 6 Cil
      Por Alfredo Fonseca no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 28/06/2011, 11:49
    3. Coletor de escape vazando !
      Por Alcione no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 03/10/2005, 20:23
    4. Coletor de Escape OHC
      Por Carlos_bass no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 2
      Última resposta: 09/08/2005, 11:47
    5. Motor vazando óleo lubrificante pelo gargalo