Postado originalmente por
NovoRei
E qual foi o real motivo do aquecimento?
Uma válvula EGR travada aberta ou fechada, ou bloqueada por carvão acenderia algumas luzes no painel e os sintomas seriam diferentes.
A sua Amarok é/foi reprogramada/chipada ou foi feito bypass da EGR uma vez que você não citou nenhuma luz de aviso antes do evento de 130C?
Sentiu outros sintomas como hesitação em marcha lenta, morrer ao acelerar, odor de diesel no escape? Se não, o problema não é a EGR.
A garantia da EGR é dada em caso de desgaste prematuro do trocador de calor da EGR.
A garantia do cabeçote é dada caso o trocador de calor da EGR vaze e cause calço-hidráulico.
Tudo que você relatou indica que o motor está gerando mais calor do que deveria (ao contrário de um problema de rejeição de calor) e isso pode ser várias coisas.
A melhora com a troca da EGR aconteceu pois ela nova resfria melhor o gás recirculado e recircula mais fácil, diminuindo a temperatura da câmara. Seu problema está na combustão na câmara. Se não resolver, pode ser que estrague o novo cabeçote e eventualmente os novos pistões que o seu mecânico vai querer trocar.
Se o motor ainda não foi aberto, você deveria: checar EGT e temperatura/pressão óleo e pressão de turbo requisitada/entregue na rodovia, checar/limpar/trocar sensor MAF e sensor MAP e sensor da posição do virabrequim, checar sincronismo da correia, limpar/calibrar/trocar bicos injetores, checar relação A/F, checar obstrução no sistema de óleo do motor.
Outra coisa é que você não deveria ter andando com o carro após uma indicação de anomalia no arrefecimento e principalmente sem ter tido um diagnóstico. Temperatura de arrefecimento não é indicativo para temperatura do motor, nunca, por diversos motivos que não vem ao caso. Isso custou seu cabeçote. Isso vale para qualquer carro.