x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21

Hybrid View

Funcionamento da Válvula Termoestática

Caros,
    Alguem saberia me explicar a real necessidade da válvula termoestática (enfase no 2.5 maxion).
    No meu carro, parece que esta peça foi retirada e alguns mecânicos me disseram que não tem problema, que assim o motor funciona mais frio e que principalmente para o clima daqui (Fortaleza-CE), muitos retiram esta válvula.

O que essa válvula faz ? Como ela funciona ?

A válvula termostática faz com que o motor atinja rapidamente a temperatura ideal de trabalho, atuando como regulador de temperatura.

Se ela não fosse necessária o fabricante não colocava nos motores...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Local
    Caraguatatuba/SP
    Agradecimentos: 0
    Caro Igor, eses mecanicos deveriam se juntar e montar uma oficina para carrinhos de mao...
    A funcao da valvula termostatica e manter o motor na temperatura IDEAL de trabalho projetada pelo fabricante, geralmente entre 85 - 90 graus.
    E nesta temperatura que o motor tem seu melhor rendimento.
    Se o motor trabalha frio, alem do consumo mais alto ele vibra mais e ocasiona desgaste prematuro de muitas pecas.
    Agora vamos a uma situacao de subida muito prolongada, num dia quente ou um transito muito lento (engarrafamento etc..) a temperatura toda do sistema pode subir alem do limite e queimar a junta do cabecote
    porque vc. nao vai ter a valvula abrindo para deixar passar aquela agua resfriada pelo radiador para fazer a troca de calor.
    Alem do mais prejudica a tua pressao de oleo, retentores de valvula, de motor, etc...
    Coloca a tua valvula ORIGINALo mais rapido possivel.
    Se tiveres algum problema com temperatura podemos procurar a causa e corregir o defeito, mas nunca CANIBALIZAR o motor
    Abraco

Bem, no caso do meu veículo, o mostrador dee temperatura marca sempre muito frio, mesmo em viagens longas, o mostrador nunca atinge nem 1/4 do mostrador.

A justificativa dos mecanicos é de que a maior nececssidade desta valvula é para os estados do sul/sudedste e Argentina, onde a temperatura é bem mais baixa. Já aqui no calorzão do ceara, não existe a necessidade de fazer a temperatura do motor subir rapido.....

A temperatura soh chega a subir um pouco and o ar esta ligado ou qnd estou na areia. Nesse caso a temp fica em torno de 1/4 do mosrador.Mesmo assim, nao ultrapassa a marca

Usuário
    Entrada
    21/06/2011
    Local
    Sao Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Bem, no caso do meu veículo, o mostrador dee temperatura marca sempre muito frio, mesmo em viagens longas, o mostrador nunca atinge nem 1/4 do mostrador.

A justificativa dos mecanicos é de que a maior nececssidade desta valvula é para os estados do sul/sudedste e Argentina, onde a temperatura é bem mais baixa. Já aqui no calorzão do ceara, não existe a necessidade de fazer a temperatura do motor subir rapido.....

A temperatura soh chega a subir um pouco and o ar esta ligado ou qnd estou na areia. Nesse caso a temp fica em torno de 1/4 do mosrador.Mesmo assim, nao ultrapassa a marca

Se no Ceara a temperatura for de aproximadamente 90º Celsius, vc nao precisa usar a valvula termostatica. Caso contrario, use-a !
    Hilux SR 2.7 G.N.V.
    Ex - Hilux STD 2.5 ----- Ex - Ranger CD XLS 2.3 ----- Ex - Ranger CE XLT 2.8
    Ex - Ranger XL V6

Citação Postado originalmente por FelipeHilux Ver Post
    Se no Ceara a temperatura for de aproximadamente 90º Celsius, vc nao precisa usar a valvula termostatica. Caso contrario, use-a !
    Sim! a partir de 21 dezembro ninguém mais vai precisar mais da válvula termostática...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
    Entrada
    12/03/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Sim! a partir de 21 dezembro ninguém mais vai precisar mais da válvula termostática...
    Aqui em Porto Alegre na semana passada a válvula termostática estava sendo dispensada também, numa boa...

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    IGORFROTA,

O que o Gabrielpol falou é a mais pura verdade.Só discordo do que fazer com os mecanicos de carrinho de mão , deveriam ser enforcados pelo saco...

Só para voce ter uma ideia , não sei se voce ouviu falar de um modelo de BMW com motor V8 cujo bloco era feito com um material a base de silicio.Em alguns lugares onde a gasolina tinha muito enxofre como no Brasil havia uma corrosão acelerada que danificava o motor.
    A solução adotada pela BMW foi trocar a válvula termostática por uma que trabalhava com uma temperatura maior e assim a corrosão foi controlada( depois de trocarem vários motores).

Então põe uma válvula no seu motor...

Homero

Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Local
    Caraguatatuba/SP
    ????? ????

meu motor OHC não tem válvula termostática, funciona sempre frio e não me dá problemas nesse calor do Rio. No entando, lendo os comentários dos mestres, vou ficar atento para saber se não estou prejudicando meu motor. abs Celso Raeder

Pô pessoal, vocês não acham que depois de 6 anos IGORFROTA inda tem problema com a VT?
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    Senhores, a válvula termostática, além do já escrito, mantém a temperatura o mais constante possível e principalmente após um esforço no motor onde a temperatura se eleva, não permitirá que subitamente água fria chegue ao motor, mas sim gradativamente de acordo com sua abertura. Portanto, colega sem a válvula, retire aquela "válvula" que mantém nossa saída fechada daqueles mecânicos, se é q vc me entendeu. Aí eles irão se tocar!!!
    saudações
    Pajero Full 2014 Branca
    EX Pajero Dakar HPE 2013 Branca
    Ex : C/D-10; F1000-229D; F1000 4x4;Ranger 2.5L; Galloper; Ranger 3.0; Amarok HL

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem