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  • #1

    Funcionamento da Válvula Termoestática




    Caros,
    Alguem saberia me explicar a real necessidade da válvula termoestática (enfase no 2.5 maxion).
    No meu carro, parece que esta peça foi retirada e alguns mecânicos me disseram que não tem problema, que assim o motor funciona mais frio e que principalmente para o clima daqui (Fortaleza-CE), muitos retiram esta válvula.

    O que essa válvula faz ? Como ela funciona ?

    Agradecido

  • #2
    A válvula termostática faz com que o motor atinja rapidamente a temperatura ideal de trabalho, atuando como regulador de temperatura.

    Se ela não fosse necessária o fabricante não colocava nos motores...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
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    Caro Igor, eses mecanicos deveriam se juntar e montar uma oficina para carrinhos de mao...
    A funcao da valvula termostatica e manter o motor na temperatura IDEAL de trabalho projetada pelo fabricante, geralmente entre 85 - 90 graus.
    E nesta temperatura que o motor tem seu melhor rendimento.
    Se o motor trabalha frio, alem do consumo mais alto ele vibra mais e ocasiona desgaste prematuro de muitas pecas.
    Agora vamos a uma situacao de subida muito prolongada, num dia quente ou um transito muito lento (engarrafamento etc..) a temperatura toda do sistema pode subir alem do limite e queimar a junta do cabecote
    porque vc. nao vai ter a valvula abrindo para deixar passar aquela agua resfriada pelo radiador para fazer a troca de calor.
    Alem do mais prejudica a tua pressao de oleo, retentores de valvula, de motor, etc...
    Coloca a tua valvula ORIGINALo mais rapido possivel.
    Se tiveres algum problema com temperatura podemos procurar a causa e corregir o defeito, mas nunca CANIBALIZAR o motor
    Abraco

  • #4
    Bem, no caso do meu veículo, o mostrador dee temperatura marca sempre muito frio, mesmo em viagens longas, o mostrador nunca atinge nem 1/4 do mostrador.

    A justificativa dos mecanicos é de que a maior nececssidade desta valvula é para os estados do sul/sudedste e Argentina, onde a temperatura é bem mais baixa. Já aqui no calorzão do ceara, não existe a necessidade de fazer a temperatura do motor subir rapido.....

    A temperatura soh chega a subir um pouco and o ar esta ligado ou qnd estou na areia. Nesse caso a temp fica em torno de 1/4 do mosrador.Mesmo assim, nao ultrapassa a marca

  • #5
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    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Bem, no caso do meu veículo, o mostrador dee temperatura marca sempre muito frio, mesmo em viagens longas, o mostrador nunca atinge nem 1/4 do mostrador.

    A justificativa dos mecanicos é de que a maior nececssidade desta valvula é para os estados do sul/sudedste e Argentina, onde a temperatura é bem mais baixa. Já aqui no calorzão do ceara, não existe a necessidade de fazer a temperatura do motor subir rapido.....

    A temperatura soh chega a subir um pouco and o ar esta ligado ou qnd estou na areia. Nesse caso a temp fica em torno de 1/4 do mosrador.Mesmo assim, nao ultrapassa a marca

    Se no Ceara a temperatura for de aproximadamente 90º Celsius, vc nao precisa usar a valvula termostatica. Caso contrario, use-a !
    Hilux SR 2.7 G.N.V.
    Ex - Hilux STD 2.5 ----- Ex - Ranger CD XLS 2.3 ----- Ex - Ranger CE XLT 2.8
    Ex - Ranger XL V6

  • #6
    Citação Postado originalmente por FelipeHilux Ver Post
    Se no Ceara a temperatura for de aproximadamente 90º Celsius, vc nao precisa usar a valvula termostatica. Caso contrario, use-a !
    Sim! a partir de 21 dezembro ninguém mais vai precisar mais da válvula termostática...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Sim! a partir de 21 dezembro ninguém mais vai precisar mais da válvula termostática...
    Aqui em Porto Alegre na semana passada a válvula termostática estava sendo dispensada também, numa boa...

  • #8
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    IGORFROTA,

    O que o Gabrielpol falou é a mais pura verdade.Só discordo do que fazer com os mecanicos de carrinho de mão , deveriam ser enforcados pelo saco...

    Só para voce ter uma ideia , não sei se voce ouviu falar de um modelo de BMW com motor V8 cujo bloco era feito com um material a base de silicio.Em alguns lugares onde a gasolina tinha muito enxofre como no Brasil havia uma corrosão acelerada que danificava o motor.
    A solução adotada pela BMW foi trocar a válvula termostática por uma que trabalhava com uma temperatura maior e assim a corrosão foi controlada( depois de trocarem vários motores).

    Então põe uma válvula no seu motor...

    Homero

  • #9
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    ????? ????

  • #10
    meu motor OHC não tem válvula termostática, funciona sempre frio e não me dá problemas nesse calor do Rio. No entando, lendo os comentários dos mestres, vou ficar atento para saber se não estou prejudicando meu motor. abs Celso Raeder

  • #11
    Pô pessoal, vocês não acham que depois de 6 anos IGORFROTA inda tem problema com a VT?
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
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    Senhores, a válvula termostática, além do já escrito, mantém a temperatura o mais constante possível e principalmente após um esforço no motor onde a temperatura se eleva, não permitirá que subitamente água fria chegue ao motor, mas sim gradativamente de acordo com sua abertura. Portanto, colega sem a válvula, retire aquela "válvula" que mantém nossa saída fechada daqueles mecânicos, se é q vc me entendeu. Aí eles irão se tocar!!!
    saudações
    Pajero Full 2014 Branca
    EX Pajero Dakar HPE 2013 Branca
    Ex : C/D-10; F1000-229D; F1000 4x4;Ranger 2.5L; Galloper; Ranger 3.0; Amarok HL

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