Essa semana fui ver uma S-10 00/00 2.8 TD.......bla...bla....bla...
E o dono do carro falou que lava a viatura com OMO ( isso mesmo...OMO, ASSIM, ACE...) sabão em pó !!!!
Nunca vi, ouvi nada a respeito disso...ele comentou que o carro branco fica mais branco porem meio fosco, mas nada que uma mao de cera no mude o visual !!
sabonaceos em po ou outro tipode sabao que nao seja neutro atacam a pintura e com o tempo vao deixando com aparencia fosca, ai so com polimento para recuperar a aparencia com brilho. o ideal para lavagem da pintura de veiculos é o shampoo neutro para autos
Não sou químico, e não entendo nada de sabão. Mas sabão de máquina de lavar louças deve ser muito forte, as máquinas ficam só jogando aquela aguinha ensaboada e a louça fica limpíssima.
Se realmente não fizer mal a pintura deve ser ótimo, mas "imagino" que aquilo esteja bem longe de sabão neutro.
Hola a todos, acrecentando mais um comentario ao que o amigo Joao Blasi colocou, realmente lavar o carro com sabao em po deveria ser considerado crime. Nunca se deve utilizar quaisquer derivados de petroleo nem abrasivos para a lavagem ou limpeza do vehiculo.
O sabao em po contem alquil benzeno-sulfonato de sodio, que provem da parafina, derivada do petroleo, alem de "alcalinizantes" dos quais o principal e a soda caustica, que mesmo en quantidades minimas atacam a pintura (comen a tinta). Alem de sais inorganicos e outros componentes pesimos para a conservacao da tinta e da chapa. Ja lavaram as maos com sabao em po tendo alguma ferida?...porque sera que arde tanto...
O melhor dentro das opcoes mais baratas e o sabao de coco em barra.
Tirar aquelas manchas de queimado, ...com massa de polir extra fina, nao remove a tinta, so o queimado e a sujeira.
E como o amigo Walter falou, uma boa cera para dar brilho e conservar.
Apos a lavagem tem gente que usa agua com querosene...tambem e derivado do petroleo e ataca a tinta, verniz etc...
O mesmo vale para o motor e compartimento do mesmo...Ta sujo?...sabao de coco agua e um pincel, esfrega tudo com o pincel bem ensaboado e joga agua com a mangueira e pouca pressao, fica como novo...nada de diesel, querosene ou removedores que destroem as juntas, mangueiras e ate as borrachas dos cojims do motor.
Cuidado com lavagems de posto de gasolina e lavarapidos, a maioria utiliza derivados de petroleo, principalmente para a lavagem do motor, e mais facil pra eles. (afinal nao sao os donos do carro).
Importante tambem e sempre lavar o carro na sombra.
Abracos.