10. Montando de Volta
Chegou a hora... Depois de mais de uma semana, aproveitei o domingão de manhã para bater uma água e limpar o local de montagem do elevador de estepe. O primeiro passo, antes de iniciar a montagem, é crimpar a outra extremidade do cabo de aço na medida certa.
Para tanto, consegui uma medida prática que dispensa medir no local. No ítem "9. Primeiro Teste" acima, marcamos a posição do cabo de aço totalmente recolhido. Essa marcação, ficará exatamente na metade do dispositivo da ponta do cabo.
É o dispositivo que está à esquerda e abaixo na foto acima. A extremidade do cabo é passada por dentro do dispositivo tubular e a posição marcada com fita crepe, ficará na metade do comprimento dentro do dispositivo. O próximo passo, é cripar a extremidade. Veja na foto, utilizei uma arruela e depois quatro porcas que foram achatadas por martelamento.
Após crimpar as porcas, basta cortar o excesso do cabo de aço e iniciar a montagem do elevador no chassi do veículo.
Cada componente, é fixado ao chassi por dois parafusos que utilizam chave de 16 mm para fixar. Ambos os módulos, possuem ainda um "gancho" que ajuda a fixar a peça no local.
O primeiro módulo a fixar, é a cabeça do elevador:
A seguir, fixar a catraca propriamente dita:
A fixação cabeça do elevador, é bastante simples, pois os parafusos são bastante acessíveis. Na catraca entretanto, a coisa complica um pouco, pois o acesso é um pouco difícil. Para quem quiser sofrer um pouco menos aí, é indicado utilizar um conjunto de canhão de aperto com catraca.