Pessoal,
Depois de ler sobre o tópico sobre da "GM pirou!", estava eu refletindo cá com os meus botões e resolvi soltar a língua aqui; afinal, alguma coisa não me parece muito certa. Ontem entrei no site da Ford americana, e montei a melhor F-150 4x4 que se pode ter. Vou até caprichar na descrição:
Motor"zinho" 5.4 V8 de 300 CV, pneus 275/55 aro 20" (!), bancos com todos os ajustes elétricos e aquecido, som com disqueteira no painel e mp3 com subwoofer, DVD nos bancos traseiros, espelhos especiais com piscas, estribos, engate, aviso de colisão de ré, piloto automático, pedais com ajuste elétrico, etc. etc. etc. Tudo por... 39700 dinheiros (42700 o "list price"). Considerando que, descontadas as diferenças, podemos considerar 40000 dólares para o trabalhador americano é grosso modo equivalente a 40000 reais para o trabalhador brasileiro (daí a moeda internacional "dinheiros"), seria o equivalente a essa picape custar 40000 dinheiros (reais) aqui no Brasil.
Pois bem, dito isso, vou no site da Ford brasileira e vejo o preço da Ranger top de linha aqui no Brasil.... praticamente 100k dinheiros (reais). Isso com rodas de 16", motor 3.0 e tudo o mais que sabemos ser bem menos que o da F-150 americana, que para começo de conversa é de uma categoria acima que a das nossas picapes médias.
Podem tentar me dar mil explicações, mas o que eu observo é que o preço dos carros subiu com a alta do dólar (que já baixou e não sei por quê continuam subindo), enquanto o poder de compra quase não melhorou, se é que melhorou. Lembro-me muito bem em 2000 do preço das Rangers. Enquanto a cabine simples custava cerca de 20k, a cabine estendida básica custava 35,5k, enquanto que a dupla, 36, e a top de linha na faixa de 50k. Algum tempo depois, a dupla passou a custar 10k mais caro, e hoje os preços são o dobro do que custavam (hoje a simples básica custa 40 e a top custa 100). Não sei quanto foi a inflação do período, mas comparando bananas com bananas, os salários médios naquela época eram maiores que os atuais, em valores absolutos (!), ao menos comparando com meus colegas de profissão na época e hoje em dia.
Pois bem, para trocar minha picape que hoje vale o mesmo número de dinheiros que quando foi tirada da concessionária, preciso de uma boa grana. Para falar a verdade, se eu quiser pegar uma nova no final do ano eu precisaria guardar uns 6k dinheiros por mês para pagar à vista. Com a diferença, eu poderia comprar, usados:
- seis jipes engrenados, ou
- uma BMW M3 95 e uma Grand Cherokee 99, ou
- um Jaguar XJ8 96/97, ou
- vários 1.0 de diversas cores e tamanhos (argh), ou
- qualquer outra maluquice do tipo.
Eu me pergunto: faz sentido isso?