-
é que fiquei meio ressabiado c/ esse negocio de ir c/ carro proprio... só fui uma vez ate Foz e eu cabaço fui e atravessei direto a ponte c/ meu carro (Astra) o fiscal paraguaio me parou e ficou meia hora querendo "comprar" meu carro, depois de muita insistencia e eu falando que não tinha seguro do carro p/ fazer BO ele acabou me liberando e ainda me disse p/ nem entrar no lado paraguaio, abriu a lateral e falou p/ eu voltar dali mesmo que era muito perigoso entrar aquela hora c/ carro brasileiro, ja era fim de tarde... mas parece que Guaira é tranquilo né
-
Como eu tenho corpo fechado, nada disso me acontece!
Na verdade o meu sogro vai ao Paraguai todas as semanas pois ele busca as encomendas dos camelôs daqui de carro. Ele comprou uma Royale só para isso. Bem com tanta esperiência que ele tem de Ciudad del Leste, ele só atravessa de van, deixa a caminhonete no hotel e só atravessa p/ Argentina p/ abastecer antes de ir p/ o hotel. Ele entra no Py às 04:00 da madrugada e volta p/ o Br perto das 10hs de van, arruma a caminhonete e pica a mula de volta. Essa semana a Receita Federal limpou ele. Mas semana que vem ele vai de novo e desvia para outro lado.
Ele viaja a 2 anos e nunca teve o caro apreendido, pois a Royale está em meu nome e fiz um "contrato de locação", fora que deixamos alienadoao banco, então isso cria uma burocracia interna na hora da apreensão que eles preferem sempre liberar o carro. Como o meu pai trabalhou na receita federal, ele me disse o que fazer para criar essas e outras dificuldades para execussão da apreensão do veículo, porém nunca pode trazer informática, cigarros e bebidas, senão não tem jeito mesmo.
Bem, na fronteira do Py, a ordem é não comer e não beber nada lá pois ninguém sabe o que aquela gente pode aprontar, reforçando o que foi dito lá em cima.
-
viajem ao py
E isso aí turma o paraguai é legal, mas tem que ficar esperto, eu esqueci de fazer esse comentário que o dieselboy falou, eu também só busco mercadoria para uso próprio e sempre levo a família a f-1000 sempre fica no estacionamento de um conhecido meu na foz. Segunda dia 26-06 eu estava lá fui pegar umas coisinhas básicas para os meus kartcross e aproveitei e trouxe um celular com câmera para minha esposa. Valeu rapazida um abraço a todos que se interessam no assunto. TURQUEZA:
-
Edintruder,
Voce tem certesa de que bebida e informatica não pode?Cigarro eu sabia que não .Tem muita loja de informatica do lado de la , se fosse proibido não teria tantas.Na volta fui parado pela policia rodoviária no caminho , tinha várias coisas de informática e a "autoridade "tentou ver se dava para enroscar por quantidade ou produto proibido , mas, desistiu.
Ja fui para la e tinha gente na fila para legalisar produtos (dentro da cota mas queriam um documento de entrada)e dentre elas havia um monte de impressoras, monitores etc.Bebida que eu saiba tem quantidade máxima por pessoa mesmo que abaixo da cota.
Que eu saiba tem também uma limitação de quantidade de produtos de cada tipo.São no máximo 5 por pessoa ,mais que isso é considerado comercio e é apreendido.
Concordo que não se deve atravessar com o carro , no minimo pelo transito insano como pela policia corrupta , mas , não creio que durante o horario de compras alguem corra um risco maior que no Brasil de ter seu veiculo roubado.
A pe é necessário atenção para não ser atropelado ao atravessar as ruas.
Ha alguns tewmpo atras apareceu reportagem na Globo onde os turistas brasileiros eram assaltados em seus carros , na fila da ponte , mas do LADO DO BRASILEIRO.
Os comerciantes de lá são negociadores natos e quem gosta de pechinxar , se souber o preço real do produto pode obter o valor justo , caso contrario tem chances de ser enrolado.
Tem um site :www.foznet.com.br , clicando a esquerda em baixo em "compras no Paraguai" abre alguns links de lojas onde se ve o preço de alguns produtos, infelizmente não tem nada de peças de auto.Da para comparar preço , principalmente de informatica e nessas lojas tem lista de preços enormes com tudo que vendem .Então se voce tem boa ideia do que quer comprar e sabe o preço fica fácil fazer compras muito boas.Tudo que comprei no Paraguai funcionou perfeitamente.Nas lojas de informática tem um departamento de garantia e eles testam o produto que o sujeito reclama , se constatado o defeito e estiver dentro do prazo da etiqueta eles trocam sem aborrecer o comprador.
Homero
-
Alguem pode me explicar como se faz entaõ pra ir ao PY e comprar por exemplo pneus pra viatura ?
Dá pra voltar de Van, trazendo pneus novinhos ????
É mera curiosidade, porque eu comprei aqui mesmo, no Rio de Janeiro os pneus novos, no mes passado...
[ ]s
-
Sim, bebida, informática também são proibidos. Se estiver dentro da cota e registrado dá para passar informática, mas é mito arriscado, pois quando o pessoal tras algo de informática enche sacolas de peças como placas mães, hds... passando muito além de 5 por pessoa. Mas se registrar na corta dá para arriscar. Pneus soltos na van até onde eu sei é bem complicado.
-
JairoM
Basta entrar no território Paraguaio atentando apenas para o fato do veículo estar em seu nome e não arrumar por aquelas bandas encrenca com ninguém, nunca peguei blitz por lá, mas pelo que me informaram (Detran - Paranavaí) o documento em seu nome é imprescindível. Pelo que me consta não é necessário ter habilitação ou seguro internacional para o veículo.
Pneus (pode ser de moto, mobilete, bicicleta ou qualquer outro tipo) você não consegue trazer se não for instalado e rodando no próprio veículo !!! Se arriscar perde mesmo!!!
Um amigo meu que estuda e mora em Foz me disse que até permitem que somente o proprietário do veículo desde que comprove na entrada que quer adquirir pneus para uso próprio, pode passar com 2 pneus de volta para o Brasil, MAS APENAS 2, e é claro que tem toda aquela burocracia de preencher papelada comprovando que o veículo é realmente de sua propriedade, que você está trazendo os pneus na medida original e por aí vai. Até onde isto será verdade não sei, mas foi o que me passaram.
Quando mencionaram a informática logo lembrei que uma das maiores e mais "fortes" lojas de informática aqui de Paranavaí tem uma filial em Foz do Iguaçú, ora por que será hein?
Abraço a todos e até mais.
-
de São Paulo qual o melhor caminho p/ Guaira? muitos pedagios?
-
De Maringá até Guaira posso te dar umas dicas, pois a partir deste ponto há dois caminhos, um deles tem algumas praças de pedágio (não me recordo exatamente quantas), mas há outro que tangencia Paranavaí (passa por Tamboara, Cidade Gaúcha, Maria Helena, Umuarama, entre outras) não tem pedágio e cujo pavimento foi recentemente "recuperado" e está razoavelmente em boas condições de rodagem. Obviamente não espere por uma AutoBahn ao estilo alemão, pois é uma estrada de interior com algumas curvas acentuadas, muitos aclives e declives, em alguns trechos sem acostamento algum, com um certo movimento de caminhões canavieiros e até de trataores na própria pista de rolagem. Durante o dia é tranquilo e seguro sem grandes problemas, porém à noite torna-se arriscado pois em algumas partes como já mencionei é possível deparar-se com implementos agrícolas percorrendo a pista ou até mesmo encontrar animais de grande porte "passeando" pela rodovia, sobretudo bovinos.
Este é um dos principais motivos pelo qual retorno antes das 5 da tarde quando vou para Guaíra.
Abraço a todos e até mais.
-
JairoM,
adquiri no final do ano passado pneus scorpion Pirelli A/T 235/75/15 (vi apenas pirelli, goodyear, yokohama e toyo tire, mas fui numa loja bem próximo a ponte) e paguei R$ 201,60 cada lá ( a cotação tava 2,40 no paralelo ), mas trouxe apenas 2 porque já havia pego 2 antes.
Fui de taxi, passei na aduana e registrei eles, me pediram apenas os documentos pessoais e o documento da camionete.
Até que eu sei, trazendo dentro da cota ou pagando o imposto do valor excedente a esta e tendo o veículo em seu nome, você legaliza sem problemas os pneus. É claro que eles ficam de marcação com aqueles que vivem adquirindo pneus lá, pois sabem da vida útil deles, mas no mais o pessoal tem trazido sem problemas.
A partir de maio entrou em funcionamento a nova unidade de fiscalização e pelo que parece o sistema mudou. Você preenche o formulário e entra na fila e aperta um botão. Se der verde eles carimbam e tú passa sem ser fiscalizado, se der vermelho você vai pro pente fino.
Mas como anteriormente anotado, não é recomendando ir de carro pra lá, principalmente camionetes. A região tem um alto índice de roubos e outro fato, o transito em ciudad del este é caótico e você se torna sério candidato a sair com uma lixada no carro.
Para iniciantes, é bom ir com alguém que já conhece lá, que ai facilita as coisas.
-
csirani,
Esse procedimento da luz verde/vermelha é so para quem quer regularisar ou é 100%
Homero
-
A última vez que tive notícia, este sistema ainda estava em fase de teste, mas era pra entrar em vigor valendo a partir de 28/06 quando ia inaugurar a nova unidade de fiscalização junto a ponte.
Antigamente os fiscais paravam aleatoriamente e verificavam as sacolas ou você podia ir declarar espontâneamente.
Pelo que ouvi, a partir de agora, todos vão ser obrigados a preencher o documento de declaração, ai se acender a luz verde, eles carimbam a tua declaração e não te fiscalizam e se acender a vermelha ai eles verificam toda a tua mercadoria.
Mas não tive informação se, mesmo com a declaração carimbada, a unidade de Medianeira vai te fiscalizar novamente ( o que é bem provável ) que hoje, segundo os muambeiros, é o ponto mais difícil de passar.
Contudo, pra quem traz mercadoria dentro da cota ou paga o imposto do valor excedente, creio que não mudará muita coisa.