x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 46

Tópico: auto-esporte

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13

Com relação a mola me parece que o da sua Ranger tem a ultima mola reta e não invertida e aí se voce inverter deve deixar mais macia .Não acho bom a ideia do calço pois se voce carregar o veiculo a descontinuidade pode concentrar esforço na mola acima do calço ao passo que com o arqueamento negativo há uma continuidade sem concentração
    Se colocar um calço cuja a parte superior dele seja curvada para baixo (uma barra de 1/2" com as pontas de cima esmerilhadas até quase o centro e a parte de baixo reta, que fica apoiada sobre a mola de carga), a concentração será menor e também progressiva com o aumento da compressão por peso.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Citação Postado originalmente por Homero
    Com relação a mola me parece que o da sua Ranger tem a ultima mola reta e não invertida e aí se voce inverter deve deixar mais macia .Não acho bom a ideia do calço pois se voce carregar o veiculo a descontinuidade pode concentrar esforço na mola acima do calço ao passo que com o arqueamento negativo há uma continuidade sem concentração.
    Homero,
    Aquela mola (mola de sobrecarga como é chamada pela Ford) é invertida sim como pude constatar hoje depois de desmontada pra experimentar o espaçador como no desenho. Coloquei um espaçador de 3mm e com isso consegui uma pequena melhora. A suspensão ficou mais macia que antes, mas ainda não como gostaria. Talvez tenha que colocar um espaçador mais grosso ou eliminar de vez a mola de sobrecarga.

Foto da mola com o calço

Detalhe na foto: Descobri um amortecedor com vazamento de óleo. Esse já era.

L200 Triton AT 3.2 2010

Bom se voces querem uma suspensão traseira mais macia e com mais curso, isto mesmo mais curso, retirem o mola de carga a ultima embaixo e para não modificar a altura é só pegar uma mola usada cortar um pedaço e colocar no lugar para servir de calço. Fiz isto na minha S-10 e ficou bem mais confortável e mais segura de guiar diminuindo as quicadas do eixo traseiro. É claro que não da para colocar mais uma tonelada de carga! Mas como não carrego muita carga para mim ficou muito bom.
    Sds

Bianor,
    É isso que eu disse. É o que vou fazer se não conseguir alcançar o milagre da suspensão macia sem perder a capacidade de carga. Não estou preocupado com o curso da suspensão traseira da Ranger que já é absurdamente grande.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Walter, como ficou depois da instalação da chapa entre as molas?
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Edintruder,
    Andei apenas uns 45Km picados até agora. Ainda é cedo pra conclusões.
    É certo até agora que não ouvi mais aqueles estalos vindos lá de trás quando troco de marchas.
    Deu pra perceber um pequena melhora e me parece que estou no caminho certo, porem vamos espera até o próximo fim de semana quando pretendo trocar os espaçadores por outros com pelo menos o dobro da espessura...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Porque voces não tiram a mola grossa e colocam airbags para manter a capacidade de carga?

Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

Sandro,
    Essa é uma boa idéia sim, mas teria que ser bons air bags para os quase 25cm do curso da suspensão traseira da Ranger.
    Eu só pretendo manter a capacidade de 1T se encontrar uma solução simples. Do contrário eu vou da um bico nessa mola e pronto...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Walter,

Os gringos usam airbags como mola de sobrecarga direto, talvez ele seja preso ao chassi e solto da mola assim não interfira no curso da suspensão.
    Mas de qualquer forma existem airbags de longo curso usados nos Wranglers em substituição as molas. Devem ser bem caros mas tem bastante curso.

Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

Usuário Avatar de Periquitooffroad
    Entrada
    22/09/2004
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Para deixar a suspensão traseira mais macia ou alterar o curso não adianta arrancar o Balancim, nem adicionar a chapa como foi feito.
    A chapa trará o iconveniente de fazer o feixe torcer mais que o dimensionado, vai entortar. Aliás pela foto aparenta que o feixe está com o lado do jumelo um pouco côncavo.

São 3 as formas de deixar o feixe mais macio.
    1 - Retirando uma mola, a 3ª sendo aquela depois da contra mestra.
    2 - Na falta de condição de remover a mola colocar uma de mesma largura mas de espessura inferior 50% no mínimo para se ter um bom efeito.
    3 - Deixar a última mola do feixe reta, no caso da Ranger a 3ª mola ficaria reta.

O que se perde com essa alteração é óbvio, se perde a capacidade total de carga da caçamba.

Além da alteração dos feixes é bom garantir que as buchas do feixe estão em dia e originais, bem como separadores de mola estão perfeitos impedindo o contato mola x mola o que aumenta o atrito e dificulta a flexão da mola.

Pessoal,
    Hoje troquei aquele amortecedor com a macha de óleo. O par na verdade. Encontre no mercado de Belo Horizonte amortecedores da marca Cofap mais baratos, com preços que variavam R$130,00 até R$220,00. O problema é que não encontrei os dessa marca a gás. Todos os vendedores afirmaram que a Cofap não fabrica amortecedores pra Ranger 98+ a gás. Então descartei os Cofap.

Encontrei também os da Monroe que ao contrário só são fabricados a gás e são argentinos. A única diferença que encontrei entre eles e os originais da minha Ranger era que os originas alem da marca Monroe tem a marca Motorcraft e o código da peça Ford. São exatamente os mesmos. Paguei R$140,00 cada num revendedor indicado pelo 0800 da Monroe mas em alguns revendedores chegaram a me pedir até R$240,00 cada.

Como não podia deixar de acontecer, não resisti a um passeio com a Ranger sem os amortecedores traseiros assim como já tinha feito com outros veículos que tive: Um Opala e um Caminhãozinho D608. No 608 não fez a mínima diferença, provavelmente porque estava vasio. Do contrário e obvio, a o Opala e a Ranger danaram a oscilar a traseira. Coisa de doido. Devia ser o que os outros motoristas devem ter pensado vendo aquela Ranger balançando a bunda sem parar e perdendo a tração com a mínima irregularidade da pista que encontrava pela frente.

Mas vamos ao que interessa: Com isso o que percebi é que não tem nada de duro nas molas traseira da Ranger. Pelo contrário são até muito macias. Não vejo mais a necessidade de nenhuma modificação nas molas pra tornar a suspensão traseira da Ranger mais macia. Nada de calços e de retirar a mola de sobrecarga.
    Pelo que percebi, o vilão é o amortecedor que é calibrado pra cargas de 1T. Se alguém quiser tornar a suspensão traseira da Ranger ou de qualquer outra picape, comesse pelo amortecedor. A Suspensão traseira de minha Ranger ta mais dura agora com o amortecedor novo. Não gostei...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Adoro meus Ranchos, hehe... 8)

Uso os 9000 com 3 ou 4 na frente e 2 ou 3 atrás (1=mole - ops!, 5=duro - ops x2!)

Seba

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem