
Postado originalmente por
rfdex
Amigo, nessa F-1000 há inúmeras possibilidades de motores. A 2,5 Maxion talvez seja a mais barata de instalar. A 2.8 International é um pouco mais cara, mas possui o mesmo grau de dificuldade do 2,5 (por fora é o mesmo motor, mesmos suportes, agregados, etc). Tem a opção de usar o MWM 2.8, mas ou faz flange ou troca o câmbio. O MWM 4.2 (F-250 ou Silverado) fica um canhão, mas o motor é caro para instalar e necessita trocar o câmbio também ou fazer a mesma adaptação de usar o 2.8 MWM. O câmbio Mazda aguenta. Tem gente que usa esse câmbio em motores V8 Ford à gasolina, que é plug and play. Outra opção muito boa é usar o motor Cummins 3.9, que saiu nas primeiras F-250 e sai no F-350/F-4000. Tem versão mecânica e eletrônica. Mas tem de trocar o câmbio. Nesse caso é até fácil instalar, pois os F-4000 1999 sairam com esse motor, logo é só achar um F-4000 99 em desmanche e comprar tudo, dos suportes ao motor. O motor 3.0 tem eletrônica e não conheço a furação dele, logo acredito que haja necessidade de usar flange para adaptação ou trocar o câmbio. E pelo que sei também esse motor só tem versão eletrônica. Os motores 2.5 e 2.8 não precisam trocar as molas. Todos os demais precisam. No preço do diesel hoje, mão de obra e facilidade de instalação e preço de aquisição do motor, a melhor opção é o 2.8 International. Terá +- 34kgfm de torque. E a pickup fará ao menos 10 km/l de média. Se andar na manha talvez faça 12-13. Já que irá trocar o câmbio, aconselho trocar o atuador da embreagem (aquele que fica em torno do eixo piloto do câmbio, na foto da pra ver). Tire a mão do bolso e use de boa marca, senão ele estragará e, para trocá-lo, precisará descer o motor. Usando um novo e de boa qualidade, no mínimo 80 mil kms é garantido! Saudações