Atraído pela informação de um amigo, fui a uma concessionária que anunciava pneus com descontos (?).
Papo vai e papo vem entabulei uma conversa amigável com um solicito “consultor técnico”, quando este resolveu me “esclarecer” todas as minhas dúvidas quanto a pneus, suspensão, amortecedores etc.
Minha primeira indagação. Qual era o amortecedor que veio na “nova” S10 e quais seriam os resultados se eu os instalasse na minha picape.
Aí, foi a desgraça. Foi uma torrente de desencontros e de respostas malucas. A começar ele disse que seria impossível a instalação (cito que minha S10 é um modelo Executive, 2.8l, 4x4. CDTDI, ano/modelo 2003), alegando que tudo havia mudado na suspensão da tal “nova” S10, tornando (ele falando), “inteiramente impossível adaptar”.
Com muito cuidado, para não ferir os melindres do novo amigo, fui dizendo que eu tinha certeza que NADA havia mudado desde o meu modelo, excetuando-se os ditos cujos amortecedores. Então, para dirimir as dúvidas, ele me levou até ao setor de peças, onde um embasbacado funcionário reafirmou a tal impossibilidade, além de não saber quais seriam os “novos” amortecedores. Sim, o funcionário disse desconhecer se veio algum novo amortecedor. Disse que todos eram iguais desde 1996. (??). Como eu redargüi afirmando que a ficha técnica, veiculada pela própria GM, dava conta de mudanças nesta peça e que, tanto a “Sertões” como, agora, a “Rodeio”, vinham com os Bilstein (que ele nem sabia se era de "se comer"), fui levado até à oficina da concessionária para resolvermos e eu ser definitivamente esclarecido.
Lá, na oficina, em conversa com o chefe da mecânica, fui informado que realmente não haveria chances da instalação e que esta já teria sido tentada, ali mesmo, com resultados funestos, sendo que eles foram obrigados a reverter o processo pois o carro apresentou alta instabilidade.
Não me sentindo convencido do absurdo da alegação, solicitei que nos lêssemos juntos o manual técnico do carro...
Mas eles tinham? Claro que não!
O próprio “chefe”, encabulado, foi buscar uma “nova” S10 para examinar, onde constatou que... Hanham!! Sim! Tinha novos amortecedores, que ele descreveu como “da marca amarela turbo-gás” (sic) (Quá, quá, quá!! – a verdade é que eles vieram nesta cor apenas para diferenciá-los dos outros), e que estes podiam sem dúvida ser instalados na minha picape se, palavras dele, “a sua fosse a diesel”. Acontece que minha picape É A DIESEL! E, pasmem, ela estava em frente a eles que já haviam-na examinado de alto a baixo.
Diante da montanha de besteiras que já havia ouvido nem quis saber mais dos pneus, mas, diante da insistência deles fui lá ver. Acreditem amigos, levei meia-hora com os caras abaixados no carro, numa discussão medonha entre eles, sem que chegassem a uma conclusão se os pneus que eu pretendia (245/70/16 – Scorpion da Pirelli), causariam ou não raspagem nas laterais. Isto ocorreu no setor responsável pela troca de pneus. E mais, eles não conseguiam se entender sobre as medidas dos penus da antiga S10 e das “novas”, mesmo estando eles diante da minha. Pensaram que eu havia feito alguma modificação, trocando as rodas. Putz! As rodas da minha são originais do carro!
A coisa foi tão rocambolesca e estapafúrdia que, ante minha negativa em permanecer no local sem fazer mais nenhuma compra (que não fiz), acabei recebendo uma lubrificação na picape (“digrátis”) e uma pecinha de uma das janelinhas da ventilação que havia quebrado.
A pecinha já está instalada, mas a lubrificação agendei para à próxima semana. Mas, do jeito que os caras são malucos, tô é com medo deles passarem é Durepoxi no cardan.
Mas não adianta os colegas "detratores de plantão" (Rssss