Postado originalmente por
CAPT GOTTLIEB
Estive na Serra da Canastra em Agosto de 2015, época seca e com noites frias. Fui com meu JIPÃO Toyota Band bem preparado e rodei por lá cinco dias. Como o Parque Nacional da Canastra é enorme e abrange vários municípios será preciso priorizar o que realmente é indispensável de se conhecer em poucos dias. As sugestões são várias, mas eu arriscaria dar uma:
1- Escolher uma pousada nas proximidades de Vargem Bonita, pois de lá pode-se ir à portaria 1 (São Roque de Minas) e à portaria 4 (São José do Barreiro - sem posto de combustível) com certa facilidade. Pela portaria 4 temos o acesso à parte baixa da Cachoeira Casca D'Anta (ponto turístico mais famoso e visitado) e pela portaria 1 temos acesso à nascente do Rio São Francisco (mero olho d'água) e parte alta da Cachoeira Casca D'Anta (estrada de terra que alterna trechos razoáveis com trechos ruins).
2- Outra possibilidade é ficar nas proximidades de São João Batista do Glória ou São Roque de Minas. Capitólio fica nas margens do Rio Grande e um tanto distante da Casca D'Anta, portaria 1 e 4. Todavia tem pontos turísticos bons como o Paraíso Perdido e os passeios fluviais. Delfinópolis é mais interessante para grupos de jipeiros que desejam encarar trilhas e realizar passeios muito bonitos, porém de maior dificuldade. Sacramento fica no extremo oeste da Canastra e tem menos atrativos, além da grande distância a Casca D'Anta e outros passeios usuais.
3- A região tem centenas de cachoeiras, a escolher e quase sempre com água limpa, pura, fria, porém convidativa ao banho e natação. Muitas vezes as distâncias de um ponto turístico a outro costumam superar 50 Km, mas sempre por estradas de terra mal conservadas e daí a demora. Aquilo que no asfalto dura uma hora pode facilmente demorar 3, 4, 5 vezes mais! Por isso você saí de manhã cedo com seu 4x4 e acaba voltando à noite, mesmo percorrendo 100 a 150 Km.
4- Desaconselho o uso de veículo comum em estradas deste tipo, a menos que o proprietário esteja disposto a arcar com prejuízos mecânicos e aborrecimentos por quebra. O melhor é usar um 4x4 robusto, motocicleta tipo trail, gaiolas VW e BAJAS devidamente preparados. Eu e minha mulher fomos guiados por DEUS e pelos mapas e acho que nos arriscamos muito, pois nesta época o turismo é mínimo e demora muitas horas para cruzar com outro veículo. Se tiver uma pane terá que esperar bastante ou andar muitos Kms até achar socorro. É melhor ir com dois ou mais veículos. O povo é pacato e muito hospitaleiro, mas os serviços públicos são precários.
5- Gostei tanto da Canastra que já estou fazendo planos para retornar lá em Maio. Fui informado que no verão chove bastante e as estradas deixam de ser de terra e passam a ser de lama. Contenta todos os gostos, basta escolher a época. A altitude varia de 700 a 1300 metros e quanto mais alto fica a estrada mais forte é o vento (e um pouco frio). Durante o dia, em Agosto, costuma ter um céu azul quase sem nuvens e calor. Mas ao cair a noite esfria bem e é necessário cobertor.
6- Exceto em São José do Barreiro, todos os municípios tem postos de combustível. Pousadas urbanas e rurais não faltam e costumam ser boas. Comida mineira farta e ótima.
Bom passeio.
CORREÇÃO: a última foto não é Casca D'Anta e sim a Cachoeira do Quilombo.