x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1

    Melhorar a partida do javali




    MEDIDAS QUE MELHORAM A PARTIDA COMPLICADA do JAVALI


    O Motor de partida tem baixa rotação, que por si só já dificulta o inicio do funcionamento. Nessas condições a bomba injetora, ainda em descanso (veja a foto) está na posição máxima de aceleração, mesmo não acionando o pedal. Só voltando quando o motor pega sob o efeito dos contrapesos centrífugos do governador “estabilizando” a rotação na medida solicitada.
    O camis (ressalto) de acionamento da injeção tem ângulo suave, fica no mesmo disco cementado, que aciona a alimentadora, com isso a injeção não tem hidráulica com velocidade para a alta pressão para abrir os bicos. Isso leva erroneamente a manter os bicos com pressão abaixo do indicado.....+- 175 a 180 bar. Na intenção de facilitar o trabalho da bomba injetora e tentar aumentar a eficiência do giro. Eu adoto essa pressão tendo o MWM229 como referencia.
    No painel a instrução para manter o afogador puxado e ao mesmo tempo dar partida é para aumentar a rotação do motor. Nesse modo não há a injeção de diesel, que inicia ao voltar o estrangulador.
    Com bicos abertos, o spray de diesel não é devidamente atomizado ao ser injetado na câmara, dificultando a detonação da mistura, que piora nos dias mais frios. Gasta mais combustível e fumaceia em excesso.
    Nos primeiros e nos últimos giros ocorre um acumulo desnecessário de diesel. Esse acumulo forma uma resina e depois vira carvão nas sedes das válvulas e nas galerias de saída do cabeçote, que ao longo do tempo as válvulas deixam de vedar com precisão dificultando a partida pela perda de pressão, piorando ainda mais quando se tem desgaste dos anéis. As antigas D10 e D20 padeciam desse mal e se resolvia com uma boa esmerilhada nas valvulas, e aos 150/180 mil km tinham aneis quebrados. O Javali dificilmente apresenta quebra aneis
    Funcione o motor ate atingir a temperatura normal de trabalho. Instale o aparelho medidor de pressão (foto) obedecendo as indicações de uso e segurança, a pressão dos cilindros, que deverão estar entre 20 a 24 bar. Nunca menos de 19 bar, e a diferença entre cilindros não pode exceder a 3 bar.
    Estando nesses padrões e a partida está difícil, significa principalmente perda de pressão pela presença de carvão ou desgaste das válvulas. A solução mais pratica nesses casos é esmerilhar e regular as válvulas.
    Adotando outra injetora melhora MUITO o funcionamento pelo melhor efeito na injeção diminui a fumaça e economiza combustível. A adição de vela aquecedora contribui sobremaneira em todos os casos.
    A bomba injetora original do Javali traz consigo um “pecado” da engenharia romena, que acertou numa super alimentação em situações mais severas de uso, mas que traz sérias consequências ao longo do tempo, como a disparada do motor excesso de fumaça e outros como a formação de carvão nas válvulas e dificuldade de partida, longa demais e....destruição prematura do motor de partida.
    BOMBA CAV: resposta de rotação mais rápida – facilidade de adaptação não altera nada no motor – baixo preço de preparação e custo – maior durabilidade final.
    BOMBA BOSCH: complexidade na adaptação – preparação veicular onerosa e alto custo – não oferecMelhorar a partida do javali-bomba-aceleracao-maxima.jpge aceleração com rapidez. - menor durabilidade final, manutenções mais frequentes.
    São soluções que adotei com bastante exito. Mas cada um cuida do seu Melhorar a partida do javali-medidor-de-compressao.jpgdoente a sua maneira!!!
    By


    Wilson
    icojavali@hotmail.com

  • #2
    Usuário Avatar de simtesch
    Entrada
    24/12/2006
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    285
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Isso que é conhecimento!!!!

    Valeu Ico por mais informações técnicas do nosso Javali, as mesmas valem ouro!!!!Meu Java tem vela de aquecimento que melhora bastante!!!!Mesmo assim tem dias que o arranque roda um pouco a mais que o normal....!!!!

    Abs
    Roland

  • #3
    Usuário Avatar de URSO 4X4
    Entrada
    25/07/2009
    Local
    floripa/SC
    Idade
    57
    Posts
    250
    Agradecimentos: 0
    o meu tambem tinha vela de aquecimento do perkins.
    agora vou de q20b.
    ICO um show esta aula.

  • #4
    Grande R.Simtesch e Urso grato pelas palavras.....tem mais uma dica: Não compre Induzido do Motor de Partida novo da forma original, que é carissimo. Mande enrolar o mesmo induzido seu com uma fiação de bitola mais grossa. É comum, esses mecanicos eletricos de auto mandam fazer em recuperadores de motores eletricos etc... pelo brasil afora, fica muito mais barato e eficiente. Vc terá uma partida mais forte. Essa semana desmontei o meu apenas pra trocar as escovas, que duraram pelo menos 4 anos!!!

  • #5
    Usuário Avatar de URSO 4X4
    Entrada
    25/07/2009
    Local
    floripa/SC
    Idade
    57
    Posts
    250
    Agradecimentos: 0
    ICO
    Esta ai.Mais uma dica para nois JAVALIZEIROS.
    mais uma vez parabens;e continue distribuindo o seu conhecimento.

  • #6
    Urso e demais amigos Javaliseiros.....Ao reformar o INDUZIDO DO JAVALI(mas de outros também) utilizar FIO Nº 8. A bobina de campo continua a mesma. É só pedir ao autoeletrico que vc quer uma partida mais forte(não + rapida)....eles mandam para Pederneiras-sp, perto de Bauru-sp, onde várias firmas de restauração de equipamentos eletricos atendem Autoeletricos do país inteiro. O meu amigo eletricista õnde faço esse tipo de serviço a 25 anos (Samuel Autoeletrica-Coxim-ms) manda peças para restauração a uma dessas empresas chamada Real e fica lá em Pederneiras-sp. Já fizemos várias modificações desse tipo para caminhões MB e maquinas agricolas. Para o Javali foi ótimo, com a partida melhorada, bomba adaptada, o motor de arranque chega a durar mais de 4 anos.

  • #7
    É pegar ou largar....
    KIT COMPLETO DE INJEÇÃO E PARTIDA A FRIO PARA JAVALI


    Valorize seu Javali e elimine problemas de bomba injetora, e com motor de partida e bateria por bom tempo, instalando o kit de injeção.
    Em época ou regiões de muito frio, sem essa providencia, sempre vai ter problemas de partida e despesa por isso. Com a adição da Vela Aquecedora e induzido melhorado com fio 8 vai ficar melhor ainda.
    Vai ter boa e rápida aceleração, mais força, marcha lenta estável, economia de combustível e pouca fumaça. Vai surpreender a todos com seu Javali, sem a preocupação de ficar na estrada. Seu javali vai ficar muito mais valente.
    As bombas originais do Javali não são reparadas pelos bombistas convencionais, muitos só enganam ou fazem parte do serviço, suas maquinas de regulagem não conjuminam com elas. Você só pode resolver trocando-a por uma recondicionada que é caro, e logo você vai ter problemas novamente. Isso estigmatizou a marca Javali...mas hoje temos a solução. É só tirar a bomba ruim e colocar o kit, muito fácil. Não altera nada do motor do Javali.
    A Bomba CAV pode ser reparada em qualquer bombista, é universal. A durabilidade é maior que qualquer outra. Já tivemos casos na família de usas uma dessas por pelo menos 20 anos, primeiro no trator e depois com o motor numa F100.


    Bomba Injetora CAV atualizada para uso veicular
    Bomba Alimentadora Bosch especial
    Flange/Mancal completo com eixo e acoplamento acionador
    Mangueiras de alimentação e retorno completas com conexões
    Tubo de saída da Turbina para lubrificação atualizado
    Canos Injetores de alta pressão para os bicos injetores
    Tubagem de admissão com Vela Aquecedora de partida a frio instalada
    Botão de acionamento elétrico
    Hastes de acionamento do Acelerador
    Preço R$ 2.500,00




    Wilson

  • #8
    Usuário Avatar de URSO 4X4
    Entrada
    25/07/2009
    Local
    floripa/SC
    Idade
    57
    Posts
    250
    Agradecimentos: 0
    esta ai.
    para quem tem ainda tres cil;uma excelente solução.
    aproveito a oportunidade para re-comunicar q tenho o motor original completo para negocio. vendo ou troco.

  • #9
    Roland.....se tem reservatório de diesel para a VA....normalmente a partida não gasta mais que 15 segundos, isso estourando no tempo. Se não tem reservatório e vem direto pelo retorno...fica mais dificil e perde partida com isso. Tendo o reservatório vc já tem diesel na VA desde o momento em que aciona o botão. 1º Acione a partida na chave por uns 4 segundos, para que crie um atmosfera combustivel nas camaras e na tubagem de admissão. Mantenha a chave apenas ligada e acione o botão da VA por mais 8 ou 10 segundos e de a partida novamente com o botão da VA acionado(nesse tempo vc pode ouvir um estampido), pode repetir algumas vezes mas sempre em pouquissimo tempo de giro do motor de arranque....assim ele não vai esquentar e nem danificar nada. O motor tem que funcionar....

  • #10
    Usuário Avatar de PHF
    Entrada
    16/06/2009
    Local
    Araruna/PR
    Posts
    352
    Agradecimentos: 0
    Caro WILSON cada dia que passa vejo que seu conhecimento sobre o nosso estimado javali é mais extenso que seu habitat o pantanal.


    Abraço.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    13/01/2012
    Idade
    51
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Sou novo aqui no 4x4 e estou tendo um problema, meu javali só pega quando o motor de arranque está em alta rotação, mas para isso a bateria precisa estar em plena carga, o que não é sempre possível, o que posso fazer para melhorar? Alguém pode me ajudar? Obrigado

  • #12
    Olha o meu já ofereceram mais de 35 mil e não foi uma unica vez... mas acredito que cada proprietário sabe qto custa ou custou para ter um... e em questão de motor, retificando e ratificando, a questão não é "perkinho", mas sim um motor da CBT 3 cilindros de alta rotação que infelizmente não tem profissional para dar manutenção adequada na bomba injetora e acabam trocando todo o conjunto... uso o meu Porcão direto, em média 2500 quilometros por mês e ainda dou vários roles pelo pantanal e sem reclamar da maquina, e só tenho elogio dos meus colegas jipeiros. Admito que a bomba injetora esta trocada, onde foi meu finado pai que fez a adaptação, e hj eu uso uma bosch e faz tranquilamente 11,5km/l na rodovia andando de 90 a 110km/h. Amigos, eu aprendi uma coisa, utilitario cada um tem o seu, e cada um deve valorizar da forma que achar melhor o seu, mas nunca critique a não ser qdo for construtiva.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Melhorar o freio
      Por SERGIO MOLLO no fórum Niva
      Respostas: 6
      Última resposta: 19/04/2011, 19:56
    2. como melhorar o consumo da sw4 v6?
      Por RICARDO SW4 RJ no fórum Toyota
      Respostas: 4
      Última resposta: 05/08/2010, 21:22
    3. Motor de partida do Jeep Javali.
      Por SamuelBlack no fórum Outros
      Respostas: 1
      Última resposta: 15/10/2009, 16:20
    4. Javali - Motor de Partida Ajuda!!!!!!!!!
      Por simtesch no fórum Outros
      Respostas: 14
      Última resposta: 15/07/2009, 15:22
    5. S10 2.5 Quero melhorar.
      Por roberto pereira no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 45
      Última resposta: 09/01/2009, 16:20

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade