x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 9

Citação Postado originalmente por leosupertramp Ver Post
    Pessoal, agora fiquei em dúvida sobre o funcionamento da tração auto do Duster. Pra mim, seria um funcionamento similar ao do Pajero Tr4, mas pelo visto não é bem assim. Seria então semelhante ao do Sx4? Alguém poderia detalhar melhor? Obrigado!
    Ola leosupertramp,

O modo de tração do Duster é 4WD, sobre demanda, como no manual, podendo funcionar em tipos diferentes, tração dianteira em 4x2, Modo Lock até 80km/h em vias não pavimentadas e 4wd em qualquer piso e velocidade.

O do Pajero Tr4, SW4 até 2015 eram os mais eficientes com diferencial central Torsen, mas a SW4 perdeu este sistema na nova geração (um pecado), tem um link no fórum sobre esse assunto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/co...-nova-sw4.html ("INVOLUÇÃO" da nova SW4)

Senão estou enganado, a única pick-up diesel hoje que pode andar tracionada 4x4 no asfalto e dá VW, Amarok, também não sei se todas as versões.

A maioria dos SUVs ou utilizam 4x2, 4wd ou AWD

Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 15
    Pessoal, agora fiquei em dúvida sobre o funcionamento da tração auto do Duster. Pra mim, seria um funcionamento similar ao do Pajero Tr4, mas pelo visto não é bem assim. Seria então semelhante ao do Sx4? Alguém poderia detalhar melhor? Obrigado!
    É sim igual ao do SX4. Só que o SX4 desativa o Lock a 60km/h e o Duster a 80
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4

Mas, afinal, a tração no modo auto pode ou não pode ser utilizada em asfalto em alta velocidade? Tem ou não algum dispositivo que compensa a diferença de giro das rodas entre os eixos?
    Tracker 2008/2009 - Jabiratracker.

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Agradecimentos: 8
    Mas, afinal, a tração no modo auto pode ou não pode ser utilizada em asfalto em alta velocidade? Tem ou não algum dispositivo que compensa a diferença de giro das rodas entre os eixos?

Sim. Pode.

A questão que é polêmica é se ela atua ou não nestas condições. Não há dúvida que o modo AUTO pode ser utilizado a qq velocidade e em qq piso.

Com a palavra o manual:

(pg 2.11)

Princípio de funcionamento
    O modo “AUTO” distribui automaticamente o torque do motor pelos eixos dianteiro e traseiro, em função das condições de circulação e velocidade do veículo. Esta posição otimiza a estabilidade. Utilize este modo em todos os tipos de pista (seca, com neve, escorregadia, etc.) ou ao rebocar um outro veículo (reboque, caravana, etc.). O painel de instrumentos não apresentaqualquer indicação relativa a este modo.

Princípio de funcionamento
    O modo “4WD Lock” distribui o torque do motor pelos eixos dianteiro e traseiro, de modo a otimizar as capacidades do veículo para ultrapassar as situações de circulação em qualquer tipo de terreno. Este modo só deve ser utilizado em estradas não transitáveis (porex.: com lama, forte inclinação, areia).

Observação:
    se a velocidade do veículo ultrapassar 60 km/h, em modo“4WD Lock”, o sistema passa automaticamente ao modo “AUTO”. A luz indicadora é apagada.

Como vc pode ver a limitação de tipo de terreno e velocidade só existe em LOCK.
    A frase "
    Esta posição otimiza a estabilidade." é que me parece muito lacônica... Mas enfim ao contrário do que foi dito por aí, está sim, no manual.

ab

4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    No Duster 4wd, o modo Auto pode ser utilizado em qualquer situação e velocidade, eu sempre utilizo nas rodovias quando estou viajando, melhora muito a performance, principalmente nas curvas, o carro fica bem na mão, bem diferente de usar somente 2wd (que uso sempre no uso urbano, na cidade). Tem muitos usuários do fórum que só utilizam o modo Auto, como o vkbrv, postou anteriormente, entre as paginas 175 a 180.

O diferencial traseiro tem a parte comum das engrenagens, planetárias, banhado a óleo e a parte seca com as embreagens eletromagnéticas que "faz a vez de diferencial central". Esse foi o um dos diferenciais que usei para escolher o Duster. A suspensão traseira do Duster (diferencial e sistema multilink) veio da Nissan (na própria peça tem a marca das duas empresas), é mais confortável que na frente. E segundo o fabricante isento de manutenção, apesar de ter dois bujões pra medir o óleo e colocar.

Diferencial do Duster com agregado, traseiro e dianteiro, não estou vendendo nada, mas foi as imagens que achei.

http://produto.mercadolivre.com.br/M...uster-2014-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/M...-20-16-4x4-_JM

Diferencial do X-Trail 2009

http://produto.mercadolivre.com.br/M...0-4x4-2009-_JM

Parte interna do diferencial (embreagem eletro... acho que blindada)

http://produto.mercadolivre.com.br/M...-semi-novo-_JM
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Alguém do fórum já trocou ou conferiu o oleo do diferencial traseiro/dianteiro do Duster 4wd, o meu já passou dos 70 mil km e fico na dúvida o que fazer, pois em foruns internacionais o pessoal tem um passo a passo de como trocar, utilizam um oleo Total 75w90, acho que o mesmo da caixa de marchas. Já vi esse óleo na concessionária da Renault.

Замена масла в редукторе и раздатке Renault Duster

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Mais um pouco de informação do Duster 4wd, agora pelos Hermanos

El arma secreta para superar los obstaculos - 03.08.2013 - LA NACION

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94
    Bom dia pessoas.Não existe no mercado Duster 4x4 Zero km para comprar e os usados são bem escassos. Será que eles não vão fabricar mais o 4x4, haja vista que o lucro que a Renault obtém com esse modelo é insignificante , pois as vendas são diminutas comparadas aos Duster 1.6 e aos outros modelos 2.0? Acredito que toda a atenção da Renault está voltada para o Captur e para esse novo carrinhoo1.0. O que vcs acham? Alguém tem alguma informação? Abs
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Mauro B
    Entrada
    08/10/2004
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 4
    Vai voltar em agosto. Informação de loja.
    WRANGLER 07: BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
    ex-JIMNY 01: AT BF235/75R15/+3"Procomp

Galera, perdão caso o vídeo já tenha sido postado, confesso, que, pelo tópico ser muito extenso, não conferi a fundo.
    Nesse vídeo hermano o cara fala um pouco mais sobre o funcionamento da tração 4x4 do Duster. Achei muito bacana.

Tracker 2008/2009 - Jabiratracker.

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94
    Citação Postado originalmente por Mauro B Ver Post
    Vai voltar em agosto. Informação de loja.
    Valeu Mauro. Obrigado pela informação. Será que já vem com as alterações propagandeadas? Abs

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Agradecimentos: 8
    Galera, perdão caso o vídeo já tenha sido postado, confesso, que, pelo tópico ser muito extenso, não conferi a fundo.
    Nesse vídeo hermano o cara fala um pouco mais sobre o funcionamento da tração 4x4 do Duster. Achei muito bacana.

Já tinha visto o vídeo. É legal. Mas alguns dados não são precisos.

- O Duster não tem diferencial central, e sim um dispositivo de acoplamento eletromagnético no diferencial traseiro.

- Como dito acima, o dito cujo, não é de acoplamento viscoso.

- em 4wd lock a tração é dividida 53% na dianteira, 47% na traseira (parece que por causa do peso

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem