x
Convex Datacenter
  • #1765
    Usuário
    Entrada
    21/11/2012
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Caro MOAJF,

    Como fiquei em dúvida sobre quais eram as mangueiras às quais você se referia, tive a ideia de monitorar a temperatura de duas delas e acredito que as tenha encontrado. Cheguei então às duas mangueiras demonstradas na foto abaixo (favor clicar na imagem para expandi-la facilitando a visualização e identificação):

    Anexo 523391

    A mangueira 1 esquentou rapidamente enquanto a 2 permanecia fria (nenhuma barra no painel). Após poucos minutos em marcha-lenta o painel subiu para 2 barrinhas, mas a mangueira 2 permanecia fria. Tive que acelerar o carro por quase 1 minuto para que pulasse para as 4 barrinhas no painel, e finalmente a mangueira 2 aqueceu, mesmo sem o carro ligar a ventoinha do radiador.

    Seriam estas as mangueiras indicadas por você? Se for isto, acredito que a válvula termostática do meu motor esteja funcionando corretamente (nem travada fechada e nem travada aberta).

    O estranho é que o comportamento do painel mudou, pois antes, assim que se ligava o carro, em muito menos tempo as barrinhas subiam para 4 e permaneciam o tempo todo lá, não importando o grau de esforço do motor (subida de serra carregado, etc).

    Agora, o painel sobe até 2 barrinhas e de vez em quando pula de 2 para 4 ou de 4 para 2 sem haver graduação na 3ª barrinha, apesar de quando se pula para a 4ª barrinha, a 3ª acende normalmente.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

    Bom dia dd1969

    Em relação a válvula, temos que analisar com calma. No meu carro, quando no painel estava marcando 2 barras na temperatura, a mangueira que estava fria começava a esquentar pouco e quando começava a marcar 4 barras é que ela esquentava bastante igualando a temperatura com a outra mangueira e no painel marcava 4 barras, porém, quando saia com o carro, a ventilação natural fazia a temperarura cair para 2 barras no painel (a função da válvula neste momento é fechar o necessário para sempre manter a água dentro do motor entre 86cº e 95cº), mas quando parava num semáforo por exemplo, a temperatura subia novamente para 4 barras,devido a falta de refrigeração, mas quando o semáforo abria e andava um pouco mais rápido sem parar, a temperatura caia novamente. Isso caracterizava realmente válvula, pois a temperatura subia em momentos de pouca ventilação e caia em momentos de muita ventilação.Acho que deveria observar se no seu caso se comporta assim.



    Você disse que a mangueira demorou a esquentar, porém, no seu caso, ela pode não ter travado e sim estar apresentando uma abertura precoce. Exemplo: Se o normal é a válvula abrir com 86cº e ela esta abrindo com 70cº, você colocando a mão na mangueira vai achar que ela começou a esquentar no momento certo, pois você vai achar que está bem quente, só que para o carro ainda está frio. Acho que se observar o comportamento em função da variação de velocidade/ventilação ( carro parado esquenta, carro andando esfria) você poderá chegar a alguma conclusão

  • #1766
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    Olá, alguém que acompanha o fórum é de Brasília?

    Indicam alguma autorizada para fazer a revisão, ou não indicam!

    Abs FH
    Caro fhsantos,

    Há alguns membros de Brasília, tais como Renato Gallo, mRaposo, cakito, entre outros.

    Pode ser que o pessoal demore um pouquinho para responder, e enquanto isto, o que você pode fazer é buscar informações na Internet em sites de reclamação para verificar se há muitas para a concessionária em questão, e, mais importante, as soluções e a satisfação final dos clientes após o desfecho dos atendimentos.

    Outra dica interessante é você ir pessoalmente na concessionária e conversar um pouco com os clientes que aguardam o carro na revisão ou em execução de serviços eventuais. Há normalmente uma sala refrigerada com TV, água, café, Internet, jornal, etc., e o depoimento informal (positivo ou negativo) de outro cliente pode contribuir para a decisão de onde efetuar as revisões.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1767
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por MOAJF Ver Post
    Bom dia dd1969

    Em relação a válvula, temos que analisar com calma. No meu carro, quando no painel estava marcando 2 barras na temperatura, a mangueira que estava fria começava a esquentar pouco e quando começava a marcar 4 barras é que ela esquentava bastante igualando a temperatura com a outra mangueira e no painel marcava 4 barras, porém, quando saia com o carro, a ventilação natural fazia a temperarura cair para 2 barras no painel (a função da válvula neste momento é fechar o necessário para sempre manter a água dentro do motor entre 86cº e 95cº), mas quando parava num semáforo por exemplo, a temperatura subia novamente para 4 barras,devido a falta de refrigeração, mas quando o semáforo abria e andava um pouco mais rápido sem parar, a temperatura caia novamente. Isso caracterizava realmente válvula, pois a temperatura subia em momentos de pouca ventilação e caia em momentos de muita ventilação.Acho que deveria observar se no seu caso se comporta assim.

    Você disse que a mangueira demorou a esquentar, porém, no seu caso, ela pode não ter travado e sim estar apresentando uma abertura precoce. Exemplo: Se o normal é a válvula abrir com 86cº e ela esta abrindo com 70cº, você colocando a mão na mangueira vai achar que ela começou a esquentar no momento certo, pois você vai achar que está bem quente, só que para o carro ainda está frio. Acho que se observar o comportamento em função da variação de velocidade/ventilação ( carro parado esquenta, carro andando esfria) você poderá chegar a alguma conclusão
    Boa tarde, MOAJF,

    Obrigado pelas informações.

    Vou observar com mais atenção o comportamento do carro nas condições descritas por você.

    Obrigado e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1768
    Olá dd1969

    Fiz o que sugeriu e fui até o Site reclame aqui para tentar ver a avaliação das Concessionarias Renault aqui do DF.

    Que medo, deu vontade de mandar a garantia pro espaço e fazer a revisão em meu mecânico de confiança. Tenho que escolher entre o horrível e o ruim....

    Ainda aguardando alguma ajuda dos conterrâneos aqui de Brasília.

    Abs FH


    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Caro fhsantos,

    Há alguns membros de Brasília, tais como Renato Gallo, mRaposo, cakito, entre outros.

    Pode ser que o pessoal demore um pouquinho para responder, e enquanto isto, o que você pode fazer é buscar informações na Internet em sites de reclamação para verificar se há muitas para a concessionária em questão, e, mais importante, as soluções e a satisfação final dos clientes após o desfecho dos atendimentos.

    Outra dica interessante é você ir pessoalmente na concessionária e conversar um pouco com os clientes que aguardam o carro na revisão ou em execução de serviços eventuais. Há normalmente uma sala refrigerada com TV, água, café, Internet, jornal, etc., e o depoimento informal (positivo ou negativo) de outro cliente pode contribuir para a decisão de onde efetuar as revisões.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1769
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    Olá dd1969

    Fiz o que sugeriu e fui até o Site reclame aqui para tentar ver a avaliação das Concessionarias Renault aqui do DF.

    Que medo, deu vontade de mandar a garantia pro espaço e fazer a revisão em meu mecânico de confiança. Tenho que escolher entre o horrível e o ruim....

    Ainda aguardando alguma ajuda dos conterrâneos aqui de Brasília.

    Abs FH
    Bom dia, fhsantos,

    Que pena que a avaliação inicial dessas concessionárias está nesse nível no site Reclame Aqui. Espero que sejam reclamações pontuais. É possível que fiquemos preocupados quando lemos comentários negativos, mas devemos nos lembrar que quem está satisfeito não entra nesses sites para oferecer registros positivos, então sempre ficamos sem saber qual é a porcentagem de casos de insucesso perante o universo total de clientes específicos da marca na cidade.

    Então, ainda acho que vale a pena aquela dica de ir pessoalmente na sala do cliente daquelas concessionárias e permanecer um pouco conversando com os outros clientes para comprovar ou não esta fama declarada no site.

    Eu nunca abriria mão da garantia da Renault, porque, das pouquíssimas vezes que precisei utilizá-la, recebi um atendimento sem estresse com cobertura da fábrica para a reposição gratuita das peças e a utilização de mão-de-obra. E você ainda pode contar com o auxílio da Renault (pelo seu próprio 0800 ou por e-mail) em eventuais reclamações e resoluções de problemas a respeito do atendimento recebido pela concessionária.

    Então, caso você comprove pessoalmente na conversa com outros clientes das concessionárias daí de Brasília que a fama não é boa, pode ainda pensar em verificar a reputação das concessionárias de cidades vizinhas.

    Vamos aguardar a manifestação dos membros de Brasília neste tópico. Outra coisa que pensei é se não haveria a possibilidade de enviar-lhes mensagens pessoais.

    Boa sorte e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1770
    Usuário Avatar de Fernando da Terra
    Entrada
    11/01/2007
    Local
    Amparo/SP
    Idade
    60
    Posts
    1,210
    Agradecimentos: 0
    Não sei se já postaram esse vídeo por aqui, é bem legal...


  • #1771
    Usuário Avatar de Mauro B
    Entrada
    08/10/2004
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    68
    Posts
    777
    Agradecimentos: 4
    Tenho uns vídeos interessantes, também, mas não sei como passá-los sem utilizar serviços como o youtube. Alguém sabe?
    WRANGLER 07: MUD BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
    JIMNY 01: AT BF235/75R15/+3"Procomp

  • #1772
    Usuário
    Entrada
    02/03/2016
    Local
    Pato Branco/PR
    Idade
    44
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Prezados conhecedores de 4x4,

    Sou iniciante no ramo e gostaria de algumas dicas.
    Acabo de retirar minha Duster Dakar 4x4 e tenho algumas duvidas quanto aos modos do 4x4 e quando usar o modo AUTO.
    Pelo que entendi não há problema em usar no asfalto e pista seca?
    Será que desgasta mais os pneus?

  • #1773
    Usuário
    Entrada
    21/11/2012
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por sidsidnei Ver Post
    Prezados conhecedores de 4x4,

    Sou iniciante no ramo e gostaria de algumas dicas.
    Acabo de retirar minha Duster Dakar 4x4 e tenho algumas duvidas quanto aos modos do 4x4 e quando usar o modo AUTO.
    Pelo que entendi não há problema em usar no asfalto e pista seca?
    Será que desgasta mais os pneus?
    Boa noite siddideni

    Respondendo a sua pergunta, os modos 2WD, AUTO E 4WD LOCK tem funções específicas, já testei todas.

    No asfalto com boas condições de aderência eu uso sempre o modo 2WD, pois desta forma o sistema de tração fica desligado e acredito que poupe o sistema elétrico envolvido no sistema.

    No asfalto (em estrada, principalmente devido ao risco de aquaplanagem) em aciono o sistema AUTO, pois esse sistema monitora a tração dianteira e ao menor sinal de perda de aderência o sistema aciona a tração traseira equilibrando o carro.

    Dentro da cidade, mesmo com tempo seco, nas ladeiras muito íngremes de asfalto quando por exemplo, paro num semáforo, aciono o modo AUTO. Na hora que o semáforo abre, enquanto a maioria dos carros queimam embreagem o fritam os pneus, a DUSTER sai tranquila

    Nas estradas de terra sempre no modo AUTO

    Em trechos de muita lama, areia e dunas, sempre o modo 4 WD LOCK. Não esqueça de desativar esse sistema assim que passar pelo trecho para não desgastar o diferencial

    Se preferir, em todas as situações acima, exceto lama e areia, use o modo AUTO. Não há desgaste dos pneus pois o sistema só joga a tração para a traseira quando necessário. Eu particulamente não o uso sempre,pois, conforme relatei acima, acredito que mantendo o sistema desligado estou poupando a parte elétrica do sistema, talvez até esteja enganado, mas tudo tem vida útil, o sistema conta com a parte mecânica ( que sempre está em movimento, mesmo com o sistema desligado) e a parte elétrica ( fusíveis, sensores, acionadores, etc.).
    4X4 Brasil

  • #1774
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15

    Cheguei chegando

    Ufa!!!
    Finalmente consegui terminar de ler o tópico. Desde ontem agarrado no celular dia e noite.

    Primeiro minha apresentação: sou um novíssimo proprietário de um duster velho(2011/2012 com 44.360km). Na verdade o carro é da madame. Estou desde 2010 no meio 4x4 com um Grand Vitara 2001, levantado 2", com offshox e pneus genius sem fronteira +, que neste exato momento está recebendo um MWM 2.8
    Posso dizer que já aprendi um pouco de off road nesses 6 anos.
    Sou clinicamente diagnosticado como muito crítico, então desde já peço desculpas se ofender alguém.

    A troca do etios da patroa se deveu à chegada de mais uma bebê prevista pra maio. A necessidade de um carro maior nos levou a busca de várias opções, passando por, prisma, corolla, civic, C3, cobalt, e outros, até que numa loja a mulher simpatizou com um duster 4x2. Já estava quase decidido a levá-lo, quando resolvemos passar numa concessionária chevrolet e olhar uns Seminovos garantidos. No meio de muitos cobalts sedutores lá estava um duster verdinho 4x4. Foi o último carro da loja a olharmos. Eu li 4x4 no papel que fica no vidro e disse : é esse! Uni o útil ao agradável. E a mulher também aprecia um passeio 4x4. O carro que ela queria na verdade era um GV3, mas eu e meus amigos conseguimos convencê-la de que não era uma boa opção. Então imaginem quando eu tenho que ler aqui nesse tópico uns e outros falando que o gv3 é melhor compra que o duster! $#@%€*

    Não tinha a menor noção de que aquele era o primeiro modelo lançado, nem tinha noção de consumo, manutenção, nada. Também nunca ouvi falar mal. Só tinha o preconceito de que não tinha reduzida, porém em trilhas já tinha visto o bicho fazendo bonito.

    Inclusive nos primeiros vídeos que aparecem aqui no tópico, um primeiro do prime 4x4, acho que em 2012, onde o duster branco passa num lamaçal fazendo bonito, ele passa por mim no vídeo. Aquele trecho pode não transparecer no vídeo, mas era muito pesado. Eu passei com dificuldade e teve muito carro que ficou. O pessoal da organização abriu uma cerca pra contornar o obstáculo.

    Depois num vídeo da trilha do trabalhador em João Pessoa em 2014 onde eu não fui, mas minha turma foi, soube que o duster do dono da concessionária fez bonito. Fui em 2015 mas ele não participou.

    Também em 2015 o Jeep Clube do RN promoveu mais um raid da meia noite onde uma dupla de dusters da concessionária daqui de Natal, um inclusive pilotado por um amigo meu, completaram com louvor a prova de 24h de duração. Não me lembro em que colocação ficaram. Mas os dois ficaram expostos em frente à loja durante uns dez dias cobertos de lama como forma de marketing pro 4x4.

    Isso tudo e mais os diversos vídeos do youtube me mostraram que o carro tinha um talento oculto pro off road de verdade. Só ontem lendo o manual do proprietário, descobri que o ABS faz um papel de bloqueio, e que o carro tem uma primeira marcha mais curta. Depois falo mais sobre o carro. Agora quero falar do tópico.

    Quando comecei a ler o tópico vi que foi criado antes mesmo do lançamento do carro em 2011. Então as opiniões da época eram muito especulativas, e talvez a minha própria visão do carro fosse bem ruim, mas me irritou a quantidade de gente que vinha falar merda aqui sem conhecer o carro. E pra falar bem não precisa ter o carro. Um exemplo é meu amigo Jeff Catunda, trilheiro de verdade, Trolleiro, que desde o começo do tópico começou a dar opiniões muito pertinentes, pois procurou conhecer o produto antes de abrir a boca pra falar. Outro que tive o prazer de encontrar foi o grande David Fahrrat, que por não conhecer o carro, se limitou a falar da tr4, que conhece bem, quando alguém pediu uma comparação dos dois carros.

    Isso me irritou muito porque esse fórum é formado por gente que conhece muito sobre 4x4, e dá muita informação útil, só que esse tópico fugiu muito do nível do fórum, com gente besta conversando besteira, fazendo comparação sem cabimento, sem lógica, o que deixa-o ainda maior e mais cansativo de ler.

    Lá pra metade do tópico é que o negócio começa a ficar bom, com mais gente usando e experimentando, e mesmo com alguns bocós insistindo em conversar besteira, a quantidade de vídeos e depoimentos tira toda a credibilidade de quem ainda tenta falar mal do carro diante de tantas evidências.

    Outra coisa que me irrita é gente perguntando assuntos que já estão respondidos no tópico. Porém tenho que admitir que o tópico está gigantesco demais pra se ler, e com diversos tipos de assuntos misturados. E nem todo mundo tem a minha paciência/disposição/empolgação com carro novo, além de estar de férias.
    Como o dd1969 falou, pra quem procura por um assunto específico que sabe que já leu no tópico, dá pra se arriscar a buscar. Mas pra quem quer informações gerais sobre o carro, só sendo louco de ler tudo que nem eu.

    Tem muita coisa que eu quis responder, mas o tempo já passou.

    Minha sugestão é a criação de mais tópicos específicos. Por exemplo:
    - Lift Duster.
    - Qual pneu colocar no duster.
    - Comparativo Duster x GV3.
    - Comparativo Duster x TR4.
    - Bloqueio ABS Duster.
    - Consumo Duster.
    - Primeira reduzida Duster relação.
    - ETC...


    Agora, como eu falei que ia ser chato e não estou sendo, não posso deixar de dar um puxão de orelha numa pessoa que bota muita informação interessante, é verdade, no tópico, sempre responde a todos, mas transparece que está mais na teoria que na prática em certos aspectos, e deu uma escorregada braba, que me deu vontade de parar de ler só pra responder, mas me controlei.

    Senhor dd1969! Por duas vezes numa comparação entre o câmbio automático da tr4 e o manual do duster falou que o manual era melhor pra passar em água porque dava pra fazer meia embreagem e repetiu esse pecado até que alguém veio e o advertiu que não fizesse isso. Aí mais na frente o vi repetindo esse absurdo mais duas vezes até que o intrépido professador o lembrou de jamais, jamais, jamais, jamais, jamais, JAMAIS, repetir esse crime.

    Heheheh
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #1775
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Idade
    44
    Posts
    404
    Agradecimentos: 15
    Agora vamos falar do meu carro. Peguei o carro a primeira vez e fiquei estranhando o andamento. Dando uns saltos, tentando soltar a embreagem mais devagar. E minha mulher começou a falar: não tá pegando a embreagem, Hein?
    Depois ela foi sair levando o pai dela e foi a vez dela ouvir piadinha.
    Até eu descobrir que a primeira era mais curta e dava pra sair de segunda na maioria das vezes, estranhei um bocado. O lado positivo é que ela não estancou o carro nenhuma vez. Heheheh
    Outra coisa que até foi comentada aqui no tópico. O carro tem dois níveis de andamento de acordo com o tanto que você pisa no acelerador. Se pisar pouco ele anda normal e é econômico. Se pisa mais um pouco o carro começa a voar, porém o consumo vai lá pra cima.

    Consumo:
    Ontem saí pra deixar meu filho num local a uns 7 km de casa. A mulher tinha me entregado com o consumo marcando 7.3km/L. Na volta estava em 7.8km/L. Tudo bem que não depende só do pé. O trânsito também influi. Mas só o fato de eu andar tentando baixar o consumo, naturalmente causa um menor consumo, enquanto que ela nem olha pra esse valor no painel.
    Hoje fiz o mesmo percurso e deixei em 8.9km/L. Vamos ver em quanto ela me entrega amanhã.

    Tremedeira na direção:
    Esse fato comentado aqui eu percebi quando peguei o carro e fui na concessionária renault pra pegar o código de desbloqueio do som. Lá mesmo assim que liguei o carro e comecei a girar o volante notei uma tremedeira, aí associei a uma possível baixa pressão hidráulica e acelerei. O sintoma parou. Agora que li o tópico vou voltar lá pra verificar se o antigo dono trocou a tal mangueira. Verifiquei no manual que ele fez as revisões até os 30.000 na concessionária. E tem um adesivo no carro informando que a próxima troca de óleo deve ser aos 48.000. Então ele deve ter feito uma revisão fora da concessionária aos 38.000.

    Pneus:
    Vi que os pneus estavam com menos de meia vida, compatível com 44.000, e como não chegariam aos 50.000, fui atrás de pneus. Não com emergência, mas por ver os colegas de tópico utilizando pneus AT 225/70. E como eu sei que pneu é tudo numa trilha, tive medo quando vi o vídeo do professador escorregando no barro molhado.
    Quase todos os links postados aqui estão indisponíveis. Aqui em Natal não encontrei nenhum AT 225/70. Nem 215/65. Nem 215/70. Nem 235/60.
    Só achei um 235/70, que cheguei a instalar pra testar, mas raspava no plástico do paralama. O pior foi que descobri o péssimo estado que os pneus originais estavam. Reabertos, remendados. Tive que colocar um jogo de H/T na medida original. Pelo menos o vendedor falou que era 40% off road. Ele também é Jipeiro e entendeu minha intenção, mas não tinha o pneu AT em nenhum local pra onde ele ligou. Infelizmente terminei com um HT agressivo sem ganho de altura. Fica pro futuro. Aproveitei e fiz cambagem na traseira, que estava bem aberta.

    Ah, o maldito marcador de combustível!

    Não tinha acontecido comigo no abastecimento, mesmo deixando a chave na ignição. Mas parece que só porque eu li isso aqui, aí esse bendito fenômeno resolveu aparecer. Agora, como? É um mistério. Aparentemente foi após a troca dos pneus, mas não sei por quê. Nem teve inclinação nem abastecimento. Só o dono da loja deixou a chave ligada na ignição enquanto alinhava o carro.
    Fiz o procedimento de reset e resolveu.

    Quanto ao uso do 4x4 auto, prefiro assim porque no 4x2 a luz 2WD fica acesa no painel e isso me incomoda. Alguém concorda?

    Na terça fui à praia e resolvi testar a tração. Subi uma rampinha no 4x4 auto sem baixar os pneus. Mas a areia da praia estava bastante firme. Ainda não fiz um bom teste. Depois posto mais impressões.

  • #1776
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    ...jamais, jamais, jamais, jamais, jamais, JAMAIS...
    Boa tarde, Grand Vinicius,

    Parabéns pela aquisição do Duster 4x4!

    Sobre a questão da travessia em trechos alagados, agradeço por relembrar a técnica de nunca pisar na embreagem. Lembro-me do Professador ter explanado muito bem sobre não pisar na embreagem na travessia. Lembro-me também de eu ter indagado sobre a questão específica de já sair do trecho seco com a embreagem pisada pela metade (ao invés de pisar depois) e não variar a altura do pedal, mas não me recordo de alguém ter respondido esta minha questão específica.

    De qualquer modo, lembrarei desta dica se eu vier a enfrentar alguma situação de alagamento (muito comum nesta época do ano).

    O que enriquece este tópico do fórum é justamente a troca de experiências e conhecimento entre seus membros!

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade