Caro professador, tive a ainda tenho dúvidas sobre o duster...
Bom, vou colocar alguns pontos que foram baseados no que passei e passo no dia-a-dia. Porém, quero dizer que não sou expert nesse assunto.
Desvalorização: tenho um megane 2008, 65000km e a renault, na compra do duster, só
ofereceu 25mil. Aceitei porque o mercado de usados tá horrível para quem repassa. Perdi 40 mil em 4 anos e mesmo assim continuei na renault. Logo, se desvalorização é um parâmetro importante para vc, sugiro que corra do duster pois acho que vai ser semelhante a qualquer carro renault. Infelizmente o povo corre desses carros usados, é uma pena. Pior, qto mais caro, maior é o prejuízo (claro, depende do ponto de vista).
Já vi vídeos no exterior com o duster usando pneus borrachudos, daqueles que aparentemente vc falou anteriormente. Logo, pode ser colocado. Agora, se o duster aguenta o tranco ou não, isso já foi motivo de discussão aqui neste forum.
Minha opinião com relação ao duster é que ele vai passar com muito mais facilidades em locais que um carro normal não passa. Para mim isso já é suficiente. Não faço trilhas e portanto não vou procurar sarna para eu coçar rsrsrsrssss. Pego eventualmente uma estrada com terra e as vezes barro molhado com alguns buracos. E, acreditando que o duster aguenta essa situação, teremos menos problemas nas emburacadas ruas brasileiras.
Espero ter contribuído com alguma coisa na sua decisão. Boa sorte