x
Convex Datacenter
  • #1417
    Usuário
    Entrada
    02/12/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    60
    Posts
    9
    Agradecimento: 1



    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Olá, Flavio19,

    Muito obrigado pelas informações. Fiz o teste de uso do Duster com os 4 pneus calibrados em 32 PSI (ao invés de 29 PSI), e aprovei totalmente. O carro parece outro. O interessante é que eu tinha a expectativa de que o carro ficaria mais duro, e, para minha surpresa, ele continuou macio, passando inclusive a impressão de que repassa menos as imperfeições da via, além de deixar a direção mais leve para manobrar (não fiz o teste de consumo, mas, pela lógica, deve ficar mais econômico mesmo). Mesmo trafegando em asfalto muito irregular, inclusive com buracos, a suspensão ficou muito boa. E o que é estranho é que ficou melhor em 32 PSI que em 25 PSI (havia me esquecido de calibrar os pneus há muito tempo, e quando fui testar em 32 PSI, verifiquei que estavam antes com as pressões entre 25 e 26 PSI).

    Abraços e fique com a Paz de Cristo!
    dd1969.
    Cheguei à mesma conclusão que você fazendo o caminho inverso, isto é, os meus pneus estavam com 32 PSI e baixei para 29 PSI por cerca de 100 Km. Achei que o desempenho piorou, o consumo aumentou (embora não possa ser categórico, pois as condições variaram) e a suspensão não ficou mais macia. Sendo assim já voltei para as 32 PSI recomendadas.

    Abraços

  • #1418
    Usuário Avatar de Rmdamiani
    Entrada
    28/08/2012
    Local
    Bage/RS
    Idade
    44
    Posts
    202
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Flavio19 Ver Post
    Cheguei à mesma conclusão que você fazendo o caminho inverso, isto é, os meus pneus estavam com 32 PSI e baixei para 29 PSI por cerca de 100 Km. Achei que o desempenho piorou, o consumo aumentou (embora não possa ser categórico, pois as condições variaram) e a suspensão não ficou mais macia. Sendo assim já voltei para as 32 PSI recomendadas.

    Abraços
    Vou experimentar... estou usando os 29 indicados... apesar de que aqui e só calçamento com paralelepipedos irregulares....

    Abraços
    DUSTER TECH ROAD II 4WD VERDE AMAZÔNIA
    EX: S10 FLEX LT CD BRANCA

  • #1419
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Senhores,

    Tive que trocar os 4 amortecedores do meu Duster 4x4 na revisão dos 50000 Km, além dos batentes de borracha, e também o jogo das pastilhas do freio dianteiro.

    Até que acho que as pastilhas duraram bem, mas foi com surpresa que recebi a notícia do consultor da Renault de que o mecânico havia constatado que os amortecedores dianteiros estavam com pouca pressão (vulgarmente chamados de "cansados") e que os amortecedores traseiros estavam ambos com vazamento de óleo (vulgarmente chamados de "estourados"), além dos batentes de borracha bem rachados. Cheguei a ver as peças.

    O carro ficou outro. Até os barulhos nos buracos sumiram, mas esperava que os amortecedores durassem até uma quilometragem bem maior, mesmo que eu tenha participado de umas poucas trilhas e passeios 4x4.

    Abraços, e fiquem com Deus!
    dd1969.

  • #1420
    dd1969....acho que comentei por aqui....os meus amortecedores dianteiros foram trocados com 30 mil km. Acho que duraram muito pouco. Será um ponto fraco do duster? Será que os amortecedores estão subdimensionados? Não tenho qualquer conhecimento com relação a outros veiculos 4x4 que as vezes se aventuram um pouco por trilha. Será que noutros 4x4 os amortecedores duram entre 30 e 50 mil km?

    Ricardo

  • #1421
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    dd1969....acho que comentei por aqui....os meus amortecedores dianteiros foram trocados com 30 mil km. Acho que duraram muito pouco. Será um ponto fraco do duster? Será que os amortecedores estão subdimensionados? Não tenho qualquer conhecimento com relação a outros veiculos 4x4 que as vezes se aventuram um pouco por trilha. Será que noutros 4x4 os amortecedores duram entre 30 e 50 mil km?

    Ricardo
    Caro ricardo arlen,

    Acredito que talvez seja ainda um pouco cedo para podermos pensar que em 30000 Km os amortecedores duraram pouco ou que eles são o ponto fraco do Duster, ou mesmo que o projeto deles estaria subdimensionado, uma vez que, apesar de eu ter inicialmente pensado do mesmo modo como você, verifiquei posteriormente na Internet que os fabricantes nacionais estão recomendando a troca dos amortecedores aos 40000 Km, sendo que em outros sites falam de durabilidade entre 30000 Km e 60000 Km. Outro site inclusive alega que nos Estados Unidos os amortecedores devem ser trocados por volta dos 80000 Km, mas lá as ruas e rodovias de um modo geral são uns tapetes em comparação com a buracada aqui no Brasil.

    Veja os sites:

    Quando devemos trocar os Amortecedores ? | Carros Infoco
    É preciso respeitar a vida útil do amortecedor - Dicas | Transal - Transportadora Salvan
    VRUM - Notícias: Amortecedores sem mistério
    Para vender mais, fabricantes de amortecedores recomendam a troca aos 40 mil km - VRUM
    Reportagens: Eletrônica avalia molas e amortecedores | QUATRO RODAS

    Sendo assim, no meu caso, teriam chegado ao fim de vida útil dentro da normalidade. No teu caso, pode ser que tenham durado um pouco menos, mas também pode ser que você tenha passado por lugares ainda mais exigentes para o carro do que eu. Agora, para a maioria dos proprietários de Duster que devem mesmo é somente andar no asfalto bom, pode ser que os seus amortecedores durem mais de 100.000 Km.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1422
    Usuário
    Entrada
    17/12/2014
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    35
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Buenas pessoal,

    Meu pai é proprietário de uma Duster 4x4 2013 e está com 13milkm.
    Costumo utilizar a Duster algumas vezes e ele fica com meu carro.

    Li diversas pessoas com dúvidas sobre o sistema 4x4 da duster e o modo Lock... vou tentar ajudar e espero ajuda da mesma maneira me outros casos.

    Se analisarem o sistema da Duster perceberão que a mesma não possuí diferencial central, Assim como algumas outras SUV (capitiva e CRV são algumas delas) é possivel observar que o cardã sai da caixa dianteira indo direto para o eixo traseiro. O sistema de tração atua diretamente no diferencial traseiro, olhando por baixo vão observar o conector no diferencial, e observarão que o mesmo tem um formado diferenciado de outros.
    Este diferente formado se dá pelo acoplamento eletromagnético dele, que no modo lock aciona 100% o diferencial traseiro, distribuindo assim 50% de torque em cada eixo, este dado é de 53% front e 47%rear em outros sites e documentos que encontrei fora do Basil.
    Sendo assim, na opção lock a velocidade total do eixo dianteiro será a mesma do eixo traseiro, ficando péssimo fazer curvas e desta forma forçando os componentes da tração e caixa. Por isso é totalmente desaconselhado andar com lock em locais onde o grip do pneu seja alto... quando se está andando em linha reta ou pequenos esterçamentos de rota o sistema aceita pois compensa forçando as buchas do carro, agora fazer uma curva com ele acionado e piso com grip moderado a alto é muito arriscado.
    Quanto a passar valetas de lado de modo que uma roda dianteira e uma traseira fiquem no ar elas vão "patinar" (spin), pois infelizmente o Duster no Brasil não tem TC/ESP/ASR. Se olharem os Dacia Duster os 4WD possuem até botão TC/ESP para desativar dependendo do piso (lama) e acionar em casos como gelo, areia solta com pedras e transpassar valetas.
    Quanto ao funcionamento da diferencial traseiro não achei nenhum dado falando com um técnico da Renault ele me comentou que o mesmo era On/Off, porem pesquisando na Dacia o pessoal comenta que ele usa o mesmo sistema da Nissan X-terra, que possui embreagem tipo discos prensados como em motos ou carros automáticos para a troca da marcha (não o conversor, a embreagem dentro da caixa) se realmente for assim pode explicar o que o pessoal comenta de cheiro de embreagem pelo deslizamento. Além disso dessa forma ele pode acionar progressivamente, não dando um soco no modo auto, o que me parece que é assim.

  • #1423
    Usuário
    Entrada
    17/12/2014
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    35
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Depois desses comentários preciso tirar uma dúvida, a Duster desde zero apresenta bastante ruido na suspensão dianteira, quando ando em paralelepípedo é bem perceptível.
    Da pra sentir no volante como se fosse algo com folga no setor, ou terminal de direção. Quando tive algo parecido no meu carro era bieleta.
    Outro ruido estranho é se der uma ré, não precisa ser forte, e quando for parar o carro com o freio a suspensão faz um "toc".
    Não tive oportunidade de levantar ela, mas ela já foi uma vez por outro motivo na CCS e comentamos o problema olharam e falaram que não tinha nada, na revisão de 10k fizeram "reaperto" melhorou mas continua. Está bem chata a sensação que passa pro volante.
    Tive oportunidade de andar em outra de testes e passou a mesma sensação e até maior.
    Se puderem ajudar agradeço

  • #1424
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por FeRamos Ver Post
    ... Quanto ao funcionamento da diferencial traseiro não achei nenhum dado falando com um técnico da Renault ele me comentou que o mesmo era On/Off, porem pesquisando na Dacia o pessoal comenta que ele usa o mesmo sistema da Nissan X-terra, que possui embreagem tipo discos prensados como em motos ou carros automáticos para a troca da marcha (não o conversor, a embreagem dentro da caixa) se realmente for assim pode explicar o que o pessoal comenta de cheiro de embreagem pelo deslizamento. Além disso dessa forma ele pode acionar progressivamente, não dando um soco no modo auto, o que me parece que é assim.
    Olá, FeRamos,

    Bem vindo ao fórum 4x4Brasil!

    Ótimos comentários sobre a parte mecânica do Duster 4x4. Interessante você ter encontrado em pesquisas informações de que o sistema 4x4 do Duster seria o mesmo que o do Nissan X-Terra, que é um verdadeiro SUV derivado da pick-up média Nissan Frontier.

    O que eu havia pesquisado antes (já faz um bom tempo) e encontrado é que o sistema 4x4 do Duster seria o mesmo do Nissan Murano, um grande crossover (também próximo das 2 toneladas) vendido nos Estados Unidos.

    Pode ser que o Murano utilize o mesmo sistema do X-Terra, mas eu acredito que o Duster não possua exatamente as mesmas peças de transmissão 4x4 desses veículos. Arriscaria dizer (não temos confirmação ainda) que ele deve possuir a mesma peça do crossover Murano que possui a mesma tecnologia do X-Terra (talvez a peça do X-Terra seja maior, e não exatamente a mesma, porém com a mesma tecnologia).

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1425
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por FeRamos Ver Post
    Depois desses comentários preciso tirar uma dúvida, a Duster desde zero apresenta bastante ruido na suspensão dianteira, quando ando em paralelepípedo é bem perceptível.
    Da pra sentir no volante como se fosse algo com folga no setor, ou terminal de direção. Quando tive algo parecido no meu carro era bieleta.
    Outro ruido estranho é se der uma ré, não precisa ser forte, e quando for parar o carro com o freio a suspensão faz um "toc".
    Não tive oportunidade de levantar ela, mas ela já foi uma vez por outro motivo na CCS e comentamos o problema olharam e falaram que não tinha nada, na revisão de 10k fizeram "reaperto" melhorou mas continua. Está bem chata a sensação que passa pro volante.
    Tive oportunidade de andar em outra de testes e passou a mesma sensação e até maior.
    Se puderem ajudar agradeço
    Olá, FeRamos,

    Sugeriria que você levasse (considerando que o veículo ainda encontra-se em garantia) o Duster novamente à mesma concessionária (inicialmente), procurando demonstrar ao consultor e/ou ao mecânico os problemas para que ele(s) percebam também, e, caso não resolvam o problema, sugiro levar o carro a outra concessionária, pois pode ser que na concessionária onde vocês têm levado, os mecânicos não estejam vislumbrando corretamente o problema.

    Algumas vêzes ouço algumas poucas reclamações de colegas de trabalho que tiveram em uma situação ou outra (especialmente de revisão) sobre serviços não tão bem feitos nas concessionárias de costume.

    Graças a Deus eu tenho tido sorte de, após ter feito 5 revisões (50000Km) na mesma concessionária, não ter nada a reclamar dos serviços da parte mecânica (até elogio os seus serviços quando ligam do controle de qualidade da Renault ou da própria concessionária para saber a opinião após os serviços executados). Somente reclamei, não somente para o controle de qualidade da concessionária, mas também para o SAC da Renault, quanto a um ligeiro estresse da não execução de serviços de ajustes de acessórios (colar frisos de portas, etc.) que eles não fizeram inicialmente porque alegaram posteriormente quando da entrega do veículo que os mesmos não haviam sido adquiridos naquela concessionária. Mas após a entrada do SAC tive o problema resolvido em forma de cortesia (sem custo).

    Pode ser que, ao levar em outra concessionária, algum mecânico mais atencioso ou detalhista ou experiente perceba algo diferente e possa efetuar o ajuste ou reparo, ok?

    Abraços e boa sorte!
    dd1969.

  • #1426
    Usuário
    Entrada
    28/09/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Boa noite pessoal.
    Normalmente, pra não dizer sempre, não uso a 1ª marcha.
    Subo a ladeira da garagem saindo parado e com ar ligado se 2ª e o carro nem reclama.
    Voc~es desaconselham?

  • #1427
    eu, normalmente, dirijo saindo na 2a mas, nesse teu caso, eu acho que sairia de 1a....nada técnico....sinceramente não sei se vc está "machucando" a caixa de marcha....

  • #1428
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    eu, normalmente, dirijo saindo na 2a mas, nesse teu caso, eu acho que sairia de 1a....nada técnico....sinceramente não sei se vc está "machucando" a caixa de marcha....
    Caro cakito,

    Faço coro com o membro ricardo arlen, porque especificamente nessa situação (saída em subida e com ar condicionado ligado) também acho que já poderia forçar um pouquinho a embreagem. Tudo bem que deve ser uma vez ou outra.

    Mas, como regra geral saio em 2ª também.

    Costumo agir do seguinte modo:

    Saída em 1ª marcha:

    a) Quando em aclive, especialmente com o ar-condicionado ligado, e/ou com mais peso (pessoas e bagagem);
    b) Quando em congestionamentos quando sei que não será possível evoluir as marchas (anda-e-pára);
    c) Para manter velocidades muito baixas sem precisar me preocupar com embreagem;
    d) Em manobras de estacionamentos ou garagens;

    Saída em 2ª marcha:

    a) Quando há espaço e possibilidade de evoluir as marchas sem precisar trocar mais uma marcha (a 1ª), porque na saída em primeira em pouquíssimo tempo o motor ganha muita rotação desnecessariamente;
    b) No plano e com o carro mais leve;

    Normalmente me condiciono a isto automaticamente (instintivamente).

    Abraços, um Feliz Natal e um ano novo cheio de bênçãos para todos!
    dd1969.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade