x
Convex Datacenter
  • #1345
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9



    Citação Postado originalmente por fllmilanez Ver Post
    O que notei, de forma meio desconcertante, é que não há ou não parece existir perto de Itaipava, no Rio de Janeiro, uma verdadeira trilha, por dentro de uma floresta, que dê prazer em estar lá, nas sombras das árvores. Tudo o que consegui até hoje foi passear por caminhos de terra batida, entre sítios e fazendas, áreas descampadas, antigos pastos ou áreas desmatadas mesmo... fico procurando manchas verdes no Google que contenham trilas, mas não sei se consigo achar. Se alguém tiver dicas a respeito, agradeceria muito.
    Caro fllmilanez,

    Deve haver várias trilhas, sim. A questão é saber onde.

    Uma vez, convidado por um amigo que possui um Suzuki Grand Vitara do modelo mais antigo (com chassis e mais preparado), participei de um passeio 4x4 promovido pelo NJC - Niterói Jeep Clube (NJC | Niterói Jeep Clube), mesmo não sendo sócio. Neste caso, paguei na hora uma pequena taxa de inscrição e ganhei uma planilha contendo todo o roteiro, daquelas do tipo utilizado por navegadores 4x4 em competições, com indicação de cada curva, cada ponto de referência, etc.

    O passeio foi excelente e rendeu ótimas fotos. Incluiu passagens por riachos, "buracada", trechos com pedras rasas, e terminou próximo a uma cachoeira. Lembro-me no início do passeio, do instrutor explicando que haveria 2 grupos: o do passeio, e um de trilha pesada, que somente deveria ser percorrido por carros bem preparados (nem Troller de fábrica, por exemplo, deveria ir). O pessoal da trilha chegou no ponto final, se juntando ao pessoal do passeio umas duas horas mais tarde (no início o trecho era igual, mas, a partir de um ponto, pegaram uma bifurcação para o trecho difícil).

    Como o passeio acabou por volta das 14:00h daquele sábado, este amigo me convidou para irmos (eu de Duster, ele de Grand Vitara antigo, um de Grand Vitara modelo novo, um Troller e uma pickup Mitsubishi) a uma rampa de salto de parapente em Maricá. Foi legal também pois teve um pequeno atoleiro devido às chuvas, e o visual lá em cima era legal.

    Moral da história: Sugeriria que procurasse algum Jeep Clube da tua região, e contatasse outras pessoas que praticam trilhas por aí. No caso do Niterói Jeep Clube, eles vivem explorando (no bom sentido) diversas regiões com seus poucos carros super bem preparados (e em conjunto sempre, nunca sozinhos), mapeando tudo, para depois promover passeios e trilhas aos membros e não membros, mas já com as planilhas mapeadas. E, conforme já disse, devem aparecer outras oportunidades indicadas pelos membros do clube, que já tenham participado antes e que você ainda não conheça.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1346
    Usuário
    Entrada
    13/10/2014
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Amigos, primeiramente vou explicat me caso: quero comprar um SUV para a cidade mesmo. Ou seja sem ser 4x4. Pensando junto com meu pai chegamos em duas opções Rav4 2011-12 4x2 usada e claro ou o lifan x60 0km. Mas não tem nenhum rav4 do jeito que quero na minha cidade( moro no DF) ou seja teria que comprar um no RJ ou SP mesmo tendo que enfrentar a maresia e o transporte de cegonha alem do fato de eu ter viajar. Qual devo comprar sendo que amei os dois?

  • #1347
    Usuário Avatar de Professador
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    Aracaju/SE
    Posts
    130
    Agradecimentos: 0

    Cool 18º Jipe Show de Sergipe

    Gostaria de compartilhar com vocês minha participação no 18º Jipe Show de Sergipe.
    O desempenho do meu Duster foi muito bom, Passei em todos os obstáculos em primeira tentativa, com exceção de uma lagoa que usei o caminho alternativo, pois não tenho snorkell.




    Nesta subida de duna, vários carros, inclusive troller, precisaram de várias tentativas, soube de um grand vitara que não conseguiu, teve que dar a volta:


    Nestes, dá para ver o troller branco atolado:


    Continua...
    DUSTER 4X4, meu Bebezinho

  • #1348
    Usuário Avatar de Professador
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    Aracaju/SE
    Posts
    130
    Agradecimentos: 0

    18º Jipe Show de Sergipe, continuação

    continuação:
    Morro de medo de alagados







    Acredito que a combinação do pneu maxxis at na calibragem certa(cerca de 22 libras) com o filtro de ar esportivo e rodando com álcool ( o carro tinha mais torque em baixas rotações) e a minha experiência ( é o terceiro jipe show que participo) proporcionou este desempenho fantástico.
    DUSTER 4X4, meu Bebezinho

  • #1349
    Usuário
    Entrada
    21/11/2012
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0
    CAMBAGEM E ALINHAMENTO ( eixo traseiro )

    Caros colegas, estive observando aqui no fórum relatos sobre o desgaste desigual dos pneus do eixo traseiro no DUSTER 4X4.
    Eu tive este problema também e a maior dificuldade era conseguir um parâmetro de alinhamento correto. Após muitas tentativas cheguei a um numero satisfatório para a convergência das rodas traseiras (- 0,60 graus) mas a cambagem ainda continuava excessivamente negativa ( -1,35 graus) Um alinhador experiente que conheci falou que eu poderia tentar conseguir um parafuso excêntrico para ser instalado substituindo o parafuso superior da fixação do amortecedor à roda ( são dois parafusos) Este parafuso, como é excêntrico, a medida que o alinhador gira ela joga a roda para dentro ou para fora e com este parafuso a cambagem que era de -1,35 graus chegou a -0,40graus que é o limite inferior segundo a montadora.


    Para quem interessar segue o link
    Dispositivo para Correcao de Cambagem CAM 12 com 2 Pecas JEDAL-812512 - R$ 48.62 na LojadoMecanico

  • #1350
    Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Posts
    376
    Agradecimentos: 0
    Professador, muito legal sua colaboração com os vídeos. Cada dia gosto mais da duster 4x4! Penso que deve ser um carro bem legal para uso misto, e ainda é 4x4 para enfrentar os passeios!! Valeu!!

  • #1351
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Professador Ver Post
    continuação:
    Morro de medo de alagados ...
    Acredito que a combinação do pneu maxxis at na calibragem certa(cerca de 22 libras) com o filtro de ar esportivo e rodando com álcool ( o carro tinha mais torque em baixas rotações) e a minha experiência ( é o terceiro jipe show que participo) proporcionou este desempenho fantástico.
    Caro Professador,

    Gostei multo dos vídeos, tanto dos que mostram as dunas quanto dos que mostram os atoleiros/alagados. Um fator ainda mais legal é que também os vídeos são curtos e mostram objetivamente os trechos enfrentados!

    Com certeza a técnica de condução aliada à uma calibragem mais baixa colabora bastante a não atolar um 4x4 na areia. Um dos fatores também pelos quais o Duster 4x4 vai bem em areia, em relação a outros 4x4 como Troller, Jeep, Bandeirantes, etc., é que o Duster é bem leve: ele pesa apenas aproximadamente 1350 Kg contra mais de 2000 dos outros! Com isso ele tende a afundar menos que os outros.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1352
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por MOAJF Ver Post
    CAMBAGEM E ALINHAMENTO ( eixo traseiro )

    Caros colegas, estive observando aqui no fórum relatos sobre o desgaste desigual dos pneus do eixo traseiro no DUSTER 4X4.
    Eu tive este problema também e a maior dificuldade era conseguir um parâmetro de alinhamento correto. Após muitas tentativas cheguei a um numero satisfatório para a convergência das rodas traseiras (- 0,60 graus) mas a cambagem ainda continuava excessivamente negativa ( -1,35 graus) Um alinhador experiente que conheci falou que eu poderia tentar conseguir um parafuso excêntrico para ser instalado substituindo o parafuso superior da fixação do amortecedor à roda ( são dois parafusos) Este parafuso, como é excêntrico, a medida que o alinhador gira ela joga a roda para dentro ou para fora e com este parafuso a cambagem que era de -1,35 graus chegou a -0,40graus que é o limite inferior segundo a montadora.


    Para quem interessar segue o link
    Dispositivo para Correcao de Cambagem CAM 12 com 2 Pecas JEDAL-812512 - R$ 48.62 na LojadoMecanico
    Caro MOAJF,

    Excelente a tua contribuição! Eu por enquanto não venho tendo problemas com o desgaste excessivo de pneus, mas é muito bom ter conhecimento sobre esta possibilidade de correção, e também onde adquirí-la!

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1353
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Eduardo Ramiro Ver Post
    Amigos, primeiramente vou explicat me caso: quero comprar um SUV para a cidade mesmo. Ou seja sem ser 4x4. Pensando junto com meu pai chegamos em duas opções Rav4 2011-12 4x2 usada e claro ou o lifan x60 0km. Mas não tem nenhum rav4 do jeito que quero na minha cidade( moro no DF) ou seja teria que comprar um no RJ ou SP mesmo tendo que enfrentar a maresia e o transporte de cegonha alem do fato de eu ter viajar. Qual devo comprar sendo que amei os dois?
    Caro Eduardo Ramiro,

    Bem vindo ao fórum!

    Eu lhe diria que ninguém pode lhe indicar qual modelo adquirir, pois cada um possui uma necessidade diferente. Eu sugeriria que você fizesse o que eu e muitos outros membros do fórum devem fazer: montar uma planilha comparativa entre os diversos modelos de interesse, contendo vários detalhes técnicos (vão livre do solo, ângulo de entrada/saída, capacidade de atravessar áreas alagadas, etc.) e também detalhes econômicos, como consumo, preço de IPVA, preço do seguro, etc. No meu caso, que queria um 4x4 para viagens sem receio de andar em qualquer estrada de terra, lama, riachos, etc., além de trilhas leves eventuais, e que fosse confortável e espaçoso, além de econômico, optei no fim das contas pelo Duster, ao invés do Ecosport, TR4, Grand Vitara, etc... Observação: Não me arrependi nem um pouco de minha decisão!

    Não existe o carro ideal: existe o carro mais adequado às tuas necessidades, ok?

    Espero que tenha lhe ajudado um pouco.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #1354
    Usuário
    Entrada
    05/06/2014
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Duster 4x4 Salvador

    Olá galera,

    adquiri um Duster 4x4, mas ainda não tive o prazer de testá-lo na em situações off road. Como não é recomendável ir sozinho, há alguém de salvador ou litoral norte da Bahia que queira fazer um passeio pelas praias?

    Abraço!

  • #1355
    Usuário Avatar de Professador
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    Aracaju/SE
    Posts
    130
    Agradecimentos: 0
    Gabriel,
    bem vindo ao verdadeiro mundo SUV, caso Aracaju esteja dentro de uma distância razoável para você, entre em contato:
    professador@gmail.com
    De vez em quando a gente a gente faz uma trilha...
    um grande abraço e parabéns pela compra...
    Henrique

    Citação Postado originalmente por Gabriel Paz Ver Post
    Olá galera,

    adquiri um Duster 4x4, mas ainda não tive o prazer de testá-lo na em situações off road. Como não é recomendável ir sozinho, há alguém de salvador ou litoral norte da Bahia que queira fazer um passeio pelas praias?

    Abraço!
    DUSTER 4X4, meu Bebezinho

  • #1356
    Usuário
    Entrada
    06/09/2010
    Local
    Belo Horizonte/Campos dos Goytacazes/MG
    Idade
    39
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Professador Ver Post
    continuação:
    Morro de medo de alagados
    ...
    Acredito que a combinação do pneu maxxis at na calibragem certa(cerca de 22 libras) com o filtro de ar esportivo e rodando com álcool ( o carro tinha mais torque em baixas rotações) e a minha experiência ( é o terceiro jipe show que participo) proporcionou este desempenho fantástico.
    Meus parabéns, Professador. Mesmo.
    Tens os pés abençoados!

    Dá gosto ver teus videos. Abrx,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 4 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 4 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade