x
Convex Datacenter
  • #1321
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9



    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    TANQUE VAZIO:
    - Dianteiro esquerdo: 76,5cm;
    - Dianteiro direito: 78,5cm;
    - Traseiro esquerdo: 80,5cm
    - Traseiro direito: 80,5cm

    TANQUE CHEIO:
    - Dianteiro esquerdo: 76,5cm;
    - Dianteiro direito: 78,5cm;
    - Traseiro esquerdo: 79,5cm
    - Traseiro direito: 79,5cm

    Não entendi porque o lado esquerdo está 2cm mais baixo que o direito na dianteira?!?!? Será que tem a ver o fato de andar 70% sozinho. A mola esquerda "cansou" mais.... Detalhe antes que perguntem, o carro nunca foi batido.

    Caro Sknel
    Eu sei que no lado direito do parachoque dianteiro tem uma pedação de ferro que provavelmente tem uma finalidade, não sei qual! Pois bem, essa tua observação de que a mola do teu lado pode está "cansada" pode ter sentido...pode....se for verdade, então o fato do meu duster estar mais baixo do que quando eu recebi, então a mola pode ser a única explicação. Apenas para deixar claro, meu ponto de referência é a distância da parte superior do pneu (dianteiro ou traseiro) até tocar no paralama....tendo uma oportunidade, eu posto fotos fazendo comparações entreo meu duster e de qualquer outro.

    Caros ricardo arlen e Skenel,

    Hoje efetuei as medidas do mesmo modo que o membro Skenel atuou, porém, no meu caso há algumas pequenas diferenças:

    a) O meu já está com um pouco mais de 45000 Km;
    b) É o modelo 2.0 4x4;
    c) Possui aqueles alargadores de pára-lama, mas acho que estas peças plásticas devem influenciar em apenas alguns milímetros;
    d) Somente medi com o tanque cheio;
    e) Havia calibrado com 30 PSI ao invés de 29 PSI;

    Semelhanças:

    a) Piso plano;
    b) Pneus originais de fábrica 215/65 R16;
    c) Sem carga;
    d) Usando como referência o eixo das rodas e o pára-lama (alinhando a trena no chão/eixo de roda/pára-lama);

    Seguem as medidas que obtive:

    TANQUE CHEIO:

    Dianteira esquerda: 75,0 cm
    Dianteira direita: 76,5 cm
    Traseira esquerda: 77,5 cm
    Traseira direita: 76,5 cm

    Considerações:

    a) No meu caso, o lado do motorista (dianteiro esquerdo) também está mais baixo, porém, 1.5 cm a menos que a parte da direita (observação: sou um motorista pesado (mais de 100 Kg), o que deve explicar a mola mais "cansada");
    b) Me parece que a traseira deve ter ou a mesma medida ou 1 cm a mais que a dianteira (provavelmente 1 cm a mais, e no meu caso, o lado traseiro direito pode estar com a mola mais "cansada");
    c) O meu está bem mais baixo que o do companheiro Skenel, o que pode indicar que está mais "cansado" devido à maior quilometragem rodada, ou o 4x4 seria mais baixo mesmo;

    Seria útil se tivéssemos mais posts dos outros companheiros para termos uma idéia de projeção de acordo com a quilometragem (desde o mais alto até o mais baixo).

    Mas o ideal mesmo para descobrir se o 4x4 é realmente mais baixo que o 4x2 seria que algum membro do fórum tivesse a oportunidade de medir 2 carros 0Km na concessionária (um 1.6 4x2 e um 2.0 4x4). Além disso, teríamos um parâmetro de como nossos carros eram quando saíram da concessionária e o quanto as molas já cederam.

    Abraços e fiquem com Deus!
    dd1969.

  • #1322
    vou tentar medir o meu hoje a noite...realmente isso tá ficando interessante

  • #1323
    Usuário
    Entrada
    23/09/2014
    Local
    Santa Rosa/RS
    Idade
    43
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Conforme já foi comentado em outro fórum que participo, a diferença de altura entre 4x2 e 4x4 existe principalmente pelo peso que é acrescentado com os componentes da tração traseira (eixo cardã, diferencial, semi eixo), até as torres dos amortecedores são completamente diferentes. No 4x2 a mola e o amortecedor são separados. Já no 4x4 amortecedor e mola forma um conjunto único (muito similar a suspensão dianteira).
    Renault Duster 4X4-duster-4x4.jpg
    4x4
    Renault Duster 4X4-duster-4x2.jpg
    4x2

  • #1324
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Idade
    54
    Posts
    300
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Skenel Ver Post
    Conforme já foi comentado em outro fórum que participo, a diferença de altura entre 4x2 e 4x4 existe principalmente pelo peso que é acrescentado com os componentes da tração traseira (eixo cardã, diferencial, semi eixo), até as torres dos amortecedores são completamente diferentes. No 4x2 a mola e o amortecedor são separados. Já no 4x4 amortecedor e mola forma um conjunto único (muito similar a suspensão dianteira).
    Renault Duster 4X4-duster-4x4.jpg
    4x4
    Renault Duster 4X4-duster-4x2.jpg
    4x2
    Caro Skenel,

    Obrigado por ter postado as fotos comparativas da parte inferior dos dois modelos.

    Entretanto, ainda assim, acredito que o fato de o modelo 4x4 possuir maior massa devido aos componentes traseiros de transmissão (eixo cardã, diferencial traseiro e semi-eixos de transmissão) e suspensão (no 4x4 é bem mais complexa, sendo do tipo multi-link), não seja suficiente para diminuir o seu vão livre.

    Talvez, quem sabe, após compilarmos as diferenças que estamos medindo entre o 4x2 e o 4x4 na altura dos pára-lamas (ainda falta a contribuição de alguns outros membros), possamos inferir o vão livre dos dois modelos do seguinte modo (sugestão), uma vez que não conseguimos entrar debaixo do carro:

    a) Subir o carro (vazio, com os pneus originais calibrados em 29 PSI, mas com o tanque de combustível cheio para padronizar) num trecho plano de uma rampa de láva-jato (não serve elevador de oficina, porque as rodas ficariam suspensas no ar, totalmente distendidas, invalidando as medidas porque na vida real, devido à massa do carro, mesmo vazio, estão comprimidas);

    b) Colocar uma ripa bem reta (cujo comprimento total seja inferior à medida de roda a roda do mesmo eixo, na parte interna) debaixo do carro, sobre a rampa;

    c) Entrar debaixo do carro (no vão livre da rampa) e com uma trena (daquelas metálicas que recolhem enrolando no próprio eixo) medir a distância em um ponto qualquer entre o fundo do carro e a base da ripa (que estará paralela ao plano da rampa onde as rodas estão apoiadas);

    d) Repetir o item "c)" acima em diversos outros pontos ao longo do fundo do carro, não necessariamente somente sob os dois eixos do carro (pode ser no meio, mais à frente e mais atrás também);

    e) Anotar a pior/menor medida, indicando em que ponto se localiza, e, se possível, como fotografia (mesmo que de celular/smartphone);

    Abraços e fiquem com Deus!
    dd1969.

  • #1325
    Sobre a altura do duster: acredito que a altura do meu duster é menor que de muitos outros apenas através da observação. Claramente vejo muitos duster cuja distância entre a parte superior do pneu até tocar no paralama é maior que o meu. Dessa vez descartei aqueles que tem alargador para evitar erro. Medi a distância apenas nas rodas traseiras pois são elas que me chamam atenção e por não ter mais tempo para ir para as rodas dianteiras. O que achei?

    distância chão - paralama esquerdo = 78,3 cm
    distância chão - paralama dianteiro = 78,5 cm;

    agora, para evitar problemas de calibração e desgaste de pneus, medi a distância entre o centro da roda (o símbolo da renault ajuda) até o paralama...

    esquerdo = 45,3cm
    direito = 45,3cm.

    acho que essa última medida é independente da calibração do pneu....

  • #1326
    Usuário
    Entrada
    28/09/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde galera. Sou novo aqui. Tenho um duster 4x4 e estou bem feliz. Fiz uma grande pesquisa antes de comprar e este fórum me ajudou bastante.
    Recentemente numa brincadeira offroad perdi a tampa do engate dianteiro do overbumper.
    Na renault estão pedindo R$88,00. Um roubo.... alguém tem uma dica de onde encontrar essa peça sem ser assaltado?

  • #1327
    Usuário
    Entrada
    03/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    71
    Posts
    19
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por cakito Ver Post
    Boa tarde galera. Sou novo aqui. Tenho um duster 4x4 e estou bem feliz. Fiz uma grande pesquisa antes de comprar e este fórum me ajudou bastante.
    Recentemente numa brincadeira offroad perdi a tampa do engate dianteiro do overbumper.
    Na renault estão pedindo R$88,00. Um roubo.... alguém tem uma dica de onde encontrar essa peça sem ser assaltado?
    Pessoal,
    Cuidado com os preços cobrados na Renault para as peças "cosméticas".
    Machuquei a porta do passageiro de minha Dinamique 4x4 e ela tem aquelkes adesivos pretos na coluna da janela.
    Pois bem, o "parzinho' de adesivos custa a bagatela de R$ 260,00, mas vendem um só por R$ 160,00.
    Indignado com isso, resolvi procurar uma loja de adesivos, aqui em Brasília. á no setor de oficinas do Sudoeste tem.
    Pois é, o cara fez por R$ 35,00 instalado, só o adesivo da porta dianteira, e não há a menor diferença de cor ou textura com relação á peça contígua, da porta traseira, que não foi trocada.
    Quanto à tampinha do overbumper, infelizmente não posso ajudar.
    Abraços a todos
    Renato
    Duster branco 4x4 2014 30.000km
    Niva branco 1991
    Brasília DF

  • #1328
    Usuário
    Entrada
    20/03/2013
    Local
    South Waterfalls/RS
    Posts
    31
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Renato Gallo Ver Post
    Quanto à tampinha do overbumper, infelizmente não posso ajudar.
    Abraços a todos
    Renato
    Duster branco 4x4 2014 30.000km
    Niva branco 1991
    Brasília DF
    Com relação à tampinha do overbumper, só posso dar uma dica tardia. Mas serve para que ainda tem ele preso no overbumper.
    Ele cai (ou roubam)porque ele simplesmente é fixado com aquele velcro industrial...ou seja...tira com as unhas se quiser.
    O que fiz no meu foi fixar a tampa com parafusos soberbos para prevenir os gatunos ou a gravidade.

    Renault Duster 4X4-tampa_zps07dcfcc9.jpg

    Pode não impedir o roubo...mas dificulta.

    T+

  • #1329
    Usuário
    Entrada
    28/09/2014
    Local
    Brasilia/DF
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Bom dia amigos,

    Pois é, vacilei.
    Na verdade sou bem vivo para essas coisas, mas dessa vez não atentei para esse detalhe.
    Recuso-me a pagar os 88,00 nessa peça.
    Acho que vou tentar numa sucata.
    outra informação: Quando estive na renault pra saber o preço, o cara me disse que estava faltando e qe já havia encomenda de 2 peças. Então concluo que esse defeito de projeto já vitimou muita gente.

    Se algume tiver dica de onde conseguir....
    Ja pesquisei muito na internet,
    já mandei email para alguns fabricantes de overbumper, mas nenhum vende a peça separadamente.

  • #1330
    Usuário Avatar de Professador
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    Aracaju/SE
    Posts
    130
    Agradecimentos: 0

    Renovação da renault assistance

    Meu carro fez, em setembro, dois anos de comprado, quando venceu a vigência do serviço Renault assistance. Recebi, via correios convencional uma proposta de renovação por mais um ano a um preço de R$ 246,00.
    Junto já veio o boleto.
    Comprei o serviço, pois é muito útil em viagens
    o que vocês acham?

    Renault Duster 4X4-dsc_1765.jpg
    DUSTER 4X4, meu Bebezinho

  • #1331
    Usuário
    Entrada
    03/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    71
    Posts
    19
    Agradecimento: 1
    Caro Professador,

    Gostei muito de saber disso, quando a minha expirar a garantia, se ainda oferecerem isso, eu certamente aceitarei. Achei barato pelo grande benefício, como você diz, principalmente em viagens, que é minha finalidade maior de ter comprado a Duster.

    Embora eu vá fazer uma "travessura", agora no dia 11 de outubro: inscrevi-me com a Duster no Rally dos Pireneus. Como me arranjaram um navegador experiente, vou acabar competindo na categoria "graduados", mesmo sendo minha primeira experiência.

    Vou ver se consigo fazer alguns vídeos e depois conto a vocês como se saiu a nossa "amiguinha".

    Abraços a todos
    Renato
    Duster branco 4x4 2014 30.000km
    Niva branco 1991
    Brasília DF






    Citação Postado originalmente por Professador Ver Post
    Meu carro fez, em setembro, dois anos de comprado, quando venceu a vigência do serviço Renault assistance. Recebi, via correios convencional uma proposta de renovação por mais um ano a um preço de R$ 246,00.
    Junto já veio o boleto.
    Comprei o serviço, pois é muito útil em viagens
    o que vocês acham?

    Renault Duster 4X4-dsc_1765.jpg

  • #1332
    Usuário
    Entrada
    03/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    71
    Posts
    19
    Agradecimento: 1
    Caro Raposo,

    Precisamos marcar um encontro aqui em Brasília, há muita coisa interessante para fazer. Agora no dia 11 de outubro competirei no Rally dos Pireneus, acho que vai ser uma experiência bem interessante. fora isso, há passeios mil para fazermos aqui perto (e longe!).

    Vamos ver se nos encontramos semana que vem? Meus contatos são o celular 8406-0462 e o e-mail renato.gallo@gmail.com. E como você está querendo instalar tomada 12V adicional, eu poderia mostrar a voc~e as soluções que criei na minha Duster.

    Aguardo seu retorno.
    Abraço,
    Renato Gallo
    Duster branco 4x4 2014 30.000km
    Niva branco 1991
    Brasília DF

    [QUOTE=mRaposo;2172749]
    Citação Postado originalmente por fgs.vet Ver Post

    Pois faça então o que eu fiz. Falei que então não ia mais fazer revisões na Renault. Mudaram de conversa na hora.

    Pensando bem, que "garantia" tem uma suspensão?

    Amortecedor não tem - podem alegar desgaste normal.
    Mola não tem - idem..
    Buchas também não tem - você que anda em estrada esburacada.
    E você ainda tem que pagar por alinhamento, balanceamento e cambagem.

    Confesso ainda que fiz as 2 primeiras revisões na Renault. E já pulei fora. O motivo principal é que eu costumo ficar muito tempo com os meus veículos, assim garantia de 3 anos não me atende.

    Além disso, quero fazer algumas alterações no carro, tais como lift de suspensão e colocar um piloto automático. Vou também colocar uma saida extra de 12 volts na traseira.

    O Duster é um veículo simples, com um motor já conhecido pelos mecânicos e parte elétrica sem grandes complicações. Vale a pena ficar pagando a Renault para ficar trocando óleo, filtros e vela pelo dobro do preço, quando se pretende ficar bastante tempo com o veículo?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade