x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1

    Dúvida em reforma - Gurgel X12




    Olá a todos!
    Acompanho o fórum a algum tempo e preciso da ajuda de pessoas com mais experiências em reformas...
    Possuo um Gurgel Tocantins X12 ano 88. Chegou a hora de mandá-lo pra reforma de funilaria, o que envolve reformar o chassi de pasteel original... e o problema começa aí!
    As barras estão em parte corroídas, como é comum em boa parte dos X12, e terei de substituí-las. Já encontrei o material usado originalmente (metalon quadrado 30x30 por 1/8 ) e pensei em utilizar barras de maior expessura, porém pensando melhor, me pergunto se apenas reformar vai resolver o problema! O chassi desenvolvido pela Gurgel apodrece relativamente rápido, e eu estou atrás de uma solução um pouco mais permanente. Além disso, pretendo colocar a suspensão IRS da kombi, nos moldes do que algumas pessoas já fizeram. Fiz uma pesquisa e não consegui chegar a uma conclusão definitiva, ainda estou com dúvidas do que seria a melhor opção:

    - Reformar e reforçar o chassi original, e soldar a barra de torção no mesmo, como a maior parte faz hoje (tenho minhas dúvidas se é seguro cortar um pedaço da estrutura para colocar um tubo de torção no lugar...);
    - Reformar e reforçar o chassi original, alterar o esquema dos facões originais para que eles não se "fechem" assim como os do fusca, mas funcionem como os da kombi, e colocar molas maiores;
    - Arrancar de vez o chassi, pegar um de kombi utilizando as longarinas e travessas da mesma, diminuir a distância dos entre-eixos, soldar os reforços laterais para acoplar no monobloco de fibra e, de quebra, já utilizar a suspensão (ví o dono de um Gurgel vinho que fez dessa maneira, apesar de que este colocou tração 4x4, o que não é minha intenção);
    - Utilizar malha de fibra de vidro reforçada para contruir um monobloco inteiriço, e renegar de vez os componentes metálicos;

    Como quero usar a suspensão da kombi com homocinéticas, vou colocar o câmbio da mesma. Na dianteira pretendo usar as mangas-de-eixo duplas normalmente utilizadas em bajas. Também pensei na possibilidade de utilizar as caixas redutoras das kombis antigas, mas não encontrei nenhum proprietário de Gurgel que tenha feito dessa forma para dar uma sujestão.

    Agradeço desde já pela atenção!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem193.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de negreira
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    nas cavas e atoleiros da Serra da Cantareira/
    Posts
    2,249
    Agradecimentos: 0
    .... se não der para fazer suspenção independente nas 4 rodas
    não vale a pena tanta perenha e gastos...

    minha opinião - [[[[ Reformar e reforçar o chassi original, alterar o esquema dos facões originais para que eles não se "fechem" assim como os do fusca, mas funcionem como os da kombi, e colocar molas maiores]]]]]


    já trocamos alguns emails sobre esse assunto não ?????

    ia esquecendo........bate um papinho com o MARCELO CENOURA aqui do forum mesmo..... ele é o cara que entende dessas coisas ...hehehehehe
    4X4 Brasil
    QUANTO + RISCADO FICA+ ME AMA
    []s paz saúde trilha e harmonia

  • #3
    então negreira, também pensei nisso... se for pra gastar melhor fazer algo que compense! acho que não, só estou postando hoje, apesar de fuçar nos tópicos daqui há um tempo... pelo que eu ví do baja dele, aqui no fórum mesmo, ele usou o chassi de fusca e colocou a IRS. Eu pensei em fazer o mesmo, porém teria que além de soldar a suspensão, diminuir os entre-eixos... e dois remendos num chassi adaptado já é emoção demais pra mim!

  • #4
    eu ja tive vontade de fazer uma réplica do gurgel x12, usando um monocoque de fibra com um subchassi dianteiro e um traseiro... mas fazer um monobloco inteiro em fibra e não usar componentes metálicos na estrutura eu não faria... poderia até fazer o subchassi em alumínio ou aço inox... mas no teu caso, que pretende usar o esquema das suspensões da kombi, de repente não fosse má idéia pegar uma kombi salvada para fazer a adaptação do chassi...

  • #5
    Usuário Avatar de ZCC
    Entrada
    20/07/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Posts
    218
    Agradecimentos: 0
    Reforme o chassi e se quiser mais altura, ponha só a IRS da kombi e mangas duplas na frente

    Para não apodrecer rápido, você pode antes de refibrar o chassi, passar bastante zarcão nele e pintar bem, pra então refibrar, de quebra, ainda pode deixar um pouco de óleo de motor dentro das barras, o que ajuda a conservar, foi o que um colega meu fez

    No meu carro, as partes que apodrecem com mais frequência estão feitas com tubos de aço galvanizado (não fui eu que fiz, já comprei assim) então é difícil de apodrecer, mas se quiser gastar mesmo, pode refazer o chassi em com perfis de aço inox, sai bem caro, mas dura pra sempre
    4X4 Brasil

  • #6
    @cRiPpLe
    a maior dúvida é se a adaptação do chassi da kombi não vai prejudicar muito a resistência do conjunto, já que não é o sistema original do gurgel e teria que ser cortada para se adequar aos entre-eixos... isso procede ou é só neurose minha? =)

    @Zecacu
    opa! não sabia dessa de usar o óleo dentro das barras.... ótima idéia! se eu for manter o esquema do chassi original pretendo usar o metalon apenas um pouco mais expesso, dando um tratamento para corrosão mesmo... andei pensando e estou inclinado a fazer da maneira que o negreira falou, aproveitando a idéia original do gurgel, só que deixando mais parecido com o Carajás!

    Muito obrigado pela atenção!

  • #7
    Citação Postado originalmente por SpykeX12 Ver Post
    @cRiPpLe
    a maior dúvida é se a adaptação do chassi da kombi não vai prejudicar muito a resistência do conjunto, já que não é o sistema original do gurgel e teria que ser cortada para se adequar aos entre-eixos... isso procede ou é só neurose minha? =)
    eu tb sou meio neurótico com modificações de chassi... mas se for feito com bastante critério fica bem feito... mas caso esteja mto desconfiado, manda fazer um chassi específico para o gurgel...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -chassi-do-gurgel-x12.jpg   -chassi-do-gurgel-x12-traseira.jpg  

  • #8
    Usuário Avatar de thiago pupo fonseca
    Entrada
    03/05/2007
    Local
    ilha comprida / sao paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    299
    Agradecimentos: 0
    eu mandaria refazer o chassis e soldava o tubo irs da kombi no lugar , toda a parte trazeira . Eu acho que as caixas de reducao nao sao usadas com homocinetica , sao das combis curujinhas , das veiona . abracos

  • #9
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Pessoal vamos com calma...senão o spyke vai desistir hehehehe

    O negócio é o segfuinte pense no custo benefício:

    só fibra seu gurgel não terá resistência adequada ainda mais no off-road ou você usaria muita mais, muita fibra mesmo.(fora)

    Fazer de aluminio: o custo do material e mão de obra (solda especial para aluminio) fora a resistência do conjunto inferior se comparada com as mesma dimensões do aço ou igual com um custo muito alto. (fora)

    Inox: custo alto, resistência inferior a do aço e peso próximo. (fora)

    Fazer de aço de acordo com o projeto original metalon 30 x 30 parede de 1/8", custo do material baixo de comparado com os materiais acima, soldar com mig terá um exelente acabamento e resistência. (exelente opção, mas enferruja)

    Contra a corrosão você pode apos estar pronta a estrutura mandar galvanizar (zincar) e aplicar tinta após o zinco concerteza a melhor opção, custo/benefício exelente, alem de seguir um projeto desenvolvido por um engenheiro.

    Como vai utilizar o câmbio da kombi que já possui homocinéticas apenas modifique o facão original para não fecharem \ / e aumente a altura com molas mais compridas ou fazendo algum calço nas originais.

    A diant. faça o sistema de dupla manga de eixo como citou apenas não exagere na altura (por que tem gente erguendo quase 20 cm na manga de eixo, sem comentários)

    Abraços e boa sorte na reforma, Leo

  • #10
    qual a melhor tinta para pintar o chassi após a galvanização?

  • #11
    Opa! Muito obrigado pelas explicações galera!
    Vou refazer o chassi, talvez usando um metalon com parede mais grossa.
    O tratamento que eu pensei em usar seria uma boa leva de zarcão, para depois pintar com bastante Undersil, espalhar um pouco de óleo de motor por dentro dos tubos e vedar as entradas, usando resina ou algum outro material.
    Mas para impedir a corrosão e ferrugem, seria mais indicado esse processo que eu descrevi ou a galvanização? Eles são mutuamente exclusivos ou posso fazer ambos?

    Obrigado novamente!
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    qual a melhor tinta para pintar o chassi após a galvanização?
    Primeiro terá que aplicar 2 de mãos de primer universal para aderir melhor a tinta a superfície galvanizada e a tinta pode ser esmalte sintético automotivo, duco ou PU.

    o PU é bicomponente e tem uma resistencia superior a risco e a ambientes agresivos.

    Abraços, Leo

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade