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  1. #1
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    FEROZA - Adaptação de AP - FOTOS




    Pessoal, dei início à adaptação do motor AP no Feroza...
    Cansei do baixo torque em baixas rotações (16V) e manutenção caríssima do original...
    Vamos ver o que vai dar!

    Vou postando fotos conforme a evolução do projeto... ao final postarei custos e impressões...

    espero que esse tópico seja útil

    8-) FASE 1 - Retirada do motor original... 8-)














    Motor Daihatsu F300 que será substituído pelo AP 1.8 Mi




  2. #2
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    FASE II
    Chegou ontem a tarde o motor que eu comprei. Na verdade comprei uma Parati Tour 1.8 2003 com menos de 40 mil km, capotada...
    Retiramos toda a mecânica e injeção eletrônica (é fio que não acaba mais!)
    agora é fabricar a flange de adaptação...

    FASE III - Flange Pronta
    Pessoal..
    Mais uma etapa importante vencida!
    Essa semana ficou pronta a flange (caixa seca) que liga o motor AP ao câmbio do Feroza, foi feita de ferro com 1 polegada de espessura, bem resistente.
    Boa notícia: Não precisaremos mexer no eixo piloto do câmbio!
    Já tirei fotos mas ainda não tive tempo para baixá-las, mas esse tópico vai ficar bem organizado daqui uns dias.
    O conjunto motor/cambio já foi colocado no Feroza, e o tamanho ficou ótimo!
    Ontem (08/05/2008) começamos a fabricar o coletor de escapamento, pois os lados são invertidos com relação ao motor original...
    Preparando...


    Túnel do câmbio


    Flange:



    Motor AP 1.8 Mi (ano 2003)








    Motor e Câmbio

    Diferencial dianteiro - Teremos que modificar o Cárter

  3. #3
    Marcio, algumas perguntas:

    O eixo piloto do cambio do Feroza teve ou não teve modificações? quais foram?

    Estas usando embreagem original do Feroza, ou do motor AP 1.8?

    A flange foi só para adaptar a caixa seca do Feroza no Motor AP?

    Vc usou o volante do motor AP ou o do Feroza adaptado neste novo motor?

    Se adaptou, como foi feita a adaptação e como ficou?

    Se não adaptou (usou o volante do motor AP mesmo), como ficou com a embreagem?
    (se a embreagem for original ou do AP, nos informe!)

    Qual o valor de um motor desse? AP 1.8 1993.

    Este motor AP 1.8 tem quantos cavalos de potência e torque? é 8 valvulas?

    Como ele ficou acomodado dentro do cofre do motor? muito apertado?

    Vc vai usar um compressor de ar condicionado do Feroza ou da Parati?

    Vc vai usar o alternador do Feroza ou da Parati?

    Vc vai usar o motor de arranque do Feroza ou da Parati?

    Vc vai usar a bomba de óleo da direção hidraulica do Ferza ou da Parati?

    Creio que volante do motor e motor de arranque, ou é original ou vai casar uma peça
    de cada fabricante, é isso?

    Esse motor AP não tem uma proteção plástica p/ a correia dentada como a do Feroza?

    Vc acha que vai gastar quanto no total p/ essa adaptação, fora o valor do motor?

    Com a flange de adaptação do motor p/ a caixa seca, não ficou algum buraco ou é impressão minha?

    Pode posta uma foto do motor, acoplado no cambio e transferencia?

    Poste mais passo a passo por aqui e sempre dê um "toque" p/ a turma do Forum do Feroza
    (do YahooGroups), para que eles venham aqui fazer perguntas.

    No mais, lhe dou os parabéns pelas ações de moficações!

    Abraço

  4. #4
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    Além da duvidas do amigo acima, queria saber como vai ficar o sistema arrefecimento.radiador, ventilador, bomba etc.



    Parabéns pela iniciativa.

  5. #5
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    Respondendo...

    Citação Postado originalmente por lostensos Ver Post
    Marcio, algumas perguntas:

    O eixo piloto do cambio do Feroza teve ou não teve modificações? quais foram? Original do Feroza, não precisamos mexer...

    Estas usando embreagem original do Feroza, ou do motor AP 1.8? Embreagem híbrida, disco do feroza, o resto do AP

    A flange foi só para adaptar a caixa seca do Feroza no Motor AP?Sim, a flange foi fabricada só pra adaptar o motor ao câmbio

    Vc usou o volante do motor AP ou o do Feroza adaptado neste novo motor? Volante do motor AP

    Se adaptou, como foi feita a adaptação e como ficou?

    Se não adaptou (usou o volante do motor AP mesmo), como ficou com a embreagem? A embreagem ficou disco do Feroza e o restante do AP, vou falar com o mecânico e posto mais detalhes
    (se a embreagem for original ou do AP, nos informe!)

    Qual o valor de um motor desse? AP 1.8 1993. Corrigindo, o motor é AP 1.8 Mi ano 2003, eu paguei R$ 5.500 reais no motor com todos os acessórios e toda a injeção eletrônica (sei que foi caro, mas o motor é novinho de tudo...)

    Este motor AP 1.8 tem quantos cavalos de potência e torque? é 8 valvulas? 8 válvulas, 99,1cv torque 15,4 a 3000rpm

    Como ele ficou acomodado dentro do cofre do motor? muito apertado?Ele é até um pouco menor que o original do Feroza

    Vc vai usar um compressor de ar condicionado do Feroza ou da Parati? Feroza

    Vc vai usar o alternador do Feroza ou da Parati?Motor AP (parati), é muito mais potente (120A) o original do feroza tem 60A - e eu quero intalar guincho

    Vc vai usar o motor de arranque do Feroza ou da Parati?Motor AP (parati)

    Vc vai usar a bomba de óleo da direção hidraulica do Ferza ou da Parati? Feroza

    Creio que volante do motor e motor de arranque, ou é original ou vai casar uma peça
    de cada fabricante, é isso?Arranque e volate do motor do motor AP

    Esse motor AP não tem uma proteção plástica p/ a correia dentada como a do Feroza?Tem sim, é que a montagem ainda não acabou

    Vc acha que vai gastar quanto no total p/ essa adaptação, fora o valor do motor? Fora o motor uns R$ 2.500, incluindo todo o processo de fabricação de flange, suportes, coletores, regulagem, mão de obra da instalação etc..

    Com a flange de adaptação do motor p/ a caixa seca, não ficou algum buraco ou é impressão minha?É o buraco do motor de arranque, que ainda não está no lugar

    Pode posta uma foto do motor, acoplado no cambio e transferencia?vou providenciar

    Poste mais passo a passo por aqui e sempre dê um "toque" p/ a turma do Forum do Feroza
    (do YahooGroups), para que eles venham aqui fazer perguntas.Com certeza!

    No mais, lhe dou os parabéns pelas ações de moficações!Muito obrigado pelo interesse e apoio!!

    Abraço
    Abraços

    a cada passo vou colocando mais novidades aqui

  6. #6
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    respondendo...

    Citação Postado originalmente por leo cabral Ver Post
    Além da duvidas do amigo acima, queria saber como vai ficar o sistema arrefecimento.radiador, ventilador, bomba etc.
    O sistema ainda não está instalado, mas vamos usar o reservatório do AP, com todas as mangueiras do AP e o radiador ainda estamos decidindo, a ventoinha elétrica será (talvez) a do omega.


    Parabéns pela iniciativa.Obrigado!!

    Essa semana haverá novidades

  7. #7
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    kde as fotos? nao consegui ver nenhuma..
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    Renegade Sport 2.0TD

  8. #8
    Aqui as fotos abriram normamente.

    Parabéns pelo capricho.

  9. #9
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    Estão aparecendo sim as fotos

    Espero que você continue informando os passos dessa jornada do FEROZ-AP

  10. #10
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    rapaz, 5,5k em um motor desses?
    pq nao me falou? eu arrumava um aqui em sp com quase a metade disso.....

    e tem o umberto aqui no forum, vendendo V6 ( completasso )vortec por esse valor.

    Na proxima vez que precisar de peça avise!!!!...

  11. #11
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    Citação Postado originalmente por carlosdalk Ver Post
    rapaz, 5,5k em um motor desses?
    pq nao me falou? eu arrumava um aqui em sp com quase a metade disso.....

    e tem o umberto aqui no forum, vendendo V6 ( completasso )vortec por esse valor.

    Na proxima vez que precisar de peça avise!!!!...
    Putz... então... foi falta de comunicação...Campo Grande é complicado pra algumas coisas...
    Conheço o Umberto do FordHP, já faz tempo..

    mas... tá legal...

    abraços

  12. #12
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    Resolvendo os seguintes problemas de incompatibilidade:

    • O Coletor de escapamento original do AP é de um lado, e o escapamento original do Feroza é do outro, precisamos fazer um coletor novo...
    • O cárter original do AP pega no diferencial dianteiro do Feroza, logo, precisa ser modificado...
    • Coxins do motor AP ficam em posições diferentes do motor F300 (original do Feroza) – Modificar os lugares no chassis...

    Esses problemas começaram a ser resolvidos no sábado, e acredito que até amanhã (14/05) já estejam superados.

    São adaptações simples, que um bom profissional com um pouco de paciência resolve rapidinho.

    Posto fotos assim que tiver...


    Abraços

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