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  • #1
    Usuário Avatar de Antonio_Ilhabela
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    20/01/2008
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    Motor do Fox 1.0 no Gurgel X12




    Pessoal, estou pensando em colocar um motor do Fox 1.0 flex 70hp, no meu Gurgel X12 , meu objetivo é economia usando-o no dia a dia. Será que ficaría bom? Hoje ele está com um motor 1500 54hp vazando óleo e bebendo 1 litro de gasolina a cada 7km, quase igual a pajero! Dês de já obrigado.

  • #2
    Se o seu objetivo é economia e sendo o x12 um carro bem leve não vai ficar ruim não. boa sorte com o projeto.

  • #3
    Usuário Avatar de jorjaum
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    Amigo .
    eu tenho um fox .
    Voce fara no alcool na cidade com um mtor bem amaciado ..9 a 10 km/l ..experiencia propria..rsrsrsrs
    na estrada voce faze 11,5 a 12 km/l ....compessa viu ...mortorzinho bom ...agora me fla quanto pesa esse gurgel mais ou menos ....???

    abraços

  • #4
    Usuário Avatar de Antonio_Ilhabela
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    20/01/2008
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    Jorge, antes da Pajero estava com um Fox 1.6, é bom mesmo!
    Mas o que me levou a esta idéia foram os números: Um motor AP 1.6 a gasolina usado com nota e em bom estado me pediram + ou - 3 mil, um Kit injeção para adptar custa 2 mil. Um motor novo do Fox 1.0 flex com o chicote encontrei por 3,5 mil, porem sem o módulo da injeção que me disseram custar 600 reais, sendo assim com 4,1 mil terei um motor novo, moderno, injeção original e ainda posso usar álcool pois ele é flex. É só alegria. Acredito que os 750kg do Gurgel serão melhor empurrado, o que não sei, é se a relação do cambio aceitará bem o motor, mas isso vamos deixar para os doutores em adptação aqui do forum.
    Abraços
    Antonio

  • #5
    Se entendi direito, o amigo vai ter que adaptar radiador na dianteira com tubulação de passagem de água atravessando todo o carro, motor na traseira com flange para caixa do motor a ar reescalonada?(ou vai usar caixa de Kombi diesel?). Isto contando que a o motor "AE" tenha encaixe igual ao "AP", para qual existe a flange ou que encaixa na cx de kombi diesel .

    A adaptação vai por fim (imagino eu) ficar (partindo dos 4,1 mil) em (bem)mais de 6 ou 7 mil (o que não é obstáculo para a realização de nossos desejos pessoais, ok?) .

    Penso que uma boa retífica(se demandar isto) , um motor "a ar" 1600 bem acertadinho ou mesmo a posterior adaptação da injeção deve dar um consumo adequado e manter a conhecida robustez da mecânica original.

    Sobre as estimativas de consumo fica-me difícil opinar, mas lembro que a concepção dos propulsores comparados é bem distinta, e que o modo de condução e faixa de rotação de uso também o é.

    De toda forma torço para o êxito da empreitada e a realização do desejo do amigo.

  • #6
    Usuário Avatar de andre veiga
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    Acho que o motor dos Fox 1.6 e 1.0 não é o AP.
    Se vc já pensa em usar uma mecanica nova, porque não pensa no conjunto motor /cx das kombi novas, pelo menos terá um conjunto homogeneo.

    Mas, um ap 1.6MI mais uma flange para a cx do fusca já é uma adaptação que muitos fizeram e acho que seria o mais barato. Sem contar a manut. do ap. + barata, e ainda a dor de cabeça de ser pioneiro numa adaptação.

    Um retifica completa de motor a ar 1.6 hoje deve ficar em 2.5mil, fiz uma parcial em 2004 que ficou em 1500,00, não acho que vale a pena este custo.

    Desejo boa sorte,
    4X4 Brasil
    - SamuCanvas tc 95 - kit X Blq
    - GV 2.0 2D 99 Tração diant. mec, RL AVM

  • #7
    Usuário Avatar de Gilson C.Fernandes
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    14/03/2008
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    Resposta

    Citação Postado originalmente por jorjaum Ver Post
    Amigo .
    eu tenho um fox .
    Voce fara no alcool na cidade com um mtor bem amaciado ..9 a 10 km/l ..experiencia propria..rsrsrsrs
    na estrada voce faze 11,5 a 12 km/l ....compessa viu ...mortorzinho bom ...agora me fla quanto pesa esse gurgel mais ou menos ....???

    abraços
    Meu TEMPRÃO faz isso tambem,só tem uma diferença ,tenho 127 cv e é completo.

  • #8
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    19/06/2011
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    Caro amigo

    EU POSSUO UM GURGEL TAMBEM X12 TR, retifiquei o motor dele em 2009, mas esta bebendo demais, esta fazendo 7 km/ltro, então resolvi adaptar injeção eletronica nele, consegui aos poucos comprar as peças;
    1º comprei um kit em um desmanche por R$ 600,00, neste kit contava com o coletor, bicos, flautas, TBI, sensor de Map, e demais itens,
    2º comprei mangueiras e a bomba injetora do kadet por R$ 130,00 da Bosch
    3º consegui achar um modulo original da Kombi por R$ 150,00 da bosch
    4º por fim acabei achando o chicote completo do modulo da injeção em um desmanche aqui em São Paulo, por R$ 180,00, chorando muito, pois eles queriam uns R$ 250,00.
    5º comprei a sonda lambda da bosch nova, por R$ 130,00 universal
    6º acabei achando um escapamento usado de kombi, completo por R$ 150,00
    este é o melhor, por ser de aço inoxidável e sua durabilidade muito maior.
    7º contudo até agora já investi em tudo mesmo uns R$ 1.600,00,
    Agora so esta faltando mandar colocar pra funcionar, acontece que os malas dos mecanicos ao ver que se trata de adaptação, querem me furar e rasgar o bolso, ja pediram uns R$ 1.500,00 para somente instalar este sistema, um verdadeiro absurdo...
    mas vou tentar instalar eu mesmo, com ajuda de alguns que ja fisseram esta adaptação.
    ___________________
    No caso de colocarem um motor 1600 AR a Alcool, concerteza ele não fará 10km/litro nunca mesmo, pois meu fiesta motor zetec 1.0 faz no alcool 7 a 8 km/ltro com kit que instalei flex, pois ele era a gasolina. Além de vc ter que colocar dupla carburação que é uma nojera, pois desregula facilmente e tem sempre que estar parando numa oficina para equalizar os dois carbura, e nunca mesmo vcs faram uns 10 km/litro, pois tive uma brasuca a uns anos atras e ela fazia somente 6 km no alcool, a melhor sujestão e a intalação de injeção no motor do fusca que vcs gastarão uns R$ 2.000,00 a uns R$ 2.500,00 como anunciado nos sites da net, agora quem estiver interessado tenho contato com um desmanche aqui em Sampa, vila dos remedios, que possue algumas Kombis para desmanche compradas em leilão que quiser me mande email que passo para vcs o endereço e contato deste desmanche. walter-diast@bol.com.br

  • #9
    Caro Antônio, Tenho um X 12 TL 1991 com 48000km originais, sou 2º dono dele. Tem motor original, e muitissimo bem acertado. Acabei de fazer uma pequena viagem com ele de mais ou menos 750 km. Média total, entre Via Dutra e serra. 12.5 km/l. Velocidade média de 100km/h. Dentro de minha cidade, que é uma cidade pequena faz uns 9 km/l. Não troco esse meu motor por um do Fox ou mesmo da kombi Flex, que é o mesmo de jeito nenhum. Adaptação é sempre adaptação, principalmente quando você for colocar um motor com refrigeração a agua em um carro que não foi feito assim. Com o valor da adaptação e de proprio motor, você compra um motor zero a ar que vai te atender muito melhor. Boa sorte.

  • #10
    Usuário Avatar de ZCC
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Zani Ver Post
    Caro Antônio, Tenho um X 12 TL 1991 com 48000km originais, sou 2º dono dele. Tem motor original, e muitissimo bem acertado. Acabei de fazer uma pequena viagem com ele de mais ou menos 750 km. Média total, entre Via Dutra e serra. 12.5 km/l. Velocidade média de 100km/h. Dentro de minha cidade, que é uma cidade pequena faz uns 9 km/l. Não troco esse meu motor por um do Fox ou mesmo da kombi Flex, que é o mesmo de jeito nenhum. Adaptação é sempre adaptação, principalmente quando você for colocar um motor com refrigeração a agua em um carro que não foi feito assim. Com o valor da adaptação e de proprio motor, você compra um motor zero a ar que vai te atender muito melhor. Boa sorte.
    Vc usa pneus pequenos ou uma transmissão mais longa, não é?

    Meu X12 TR 1980, se consigo fazer 7km/l nele na cidade dou pulos de alegria, o meu carrinho nunca foi e pelo andar das modificações, nunca será economico como saia de fabrica

    Uso a transmissão 35x8 e os penus originais, o motor é um 1600 cabeçote raso - apesar de recém retificado, o consumo é alto, tá fazendo 5,5/6,0km por litro, antes de trocá-lo, conseguia fazer 7 até 8 - quando o motor teve o óleo contaminado por causa da bomba de gasolina vazando e também os cabeçotes vazavam compressão, fazia 3.

    Isso tudo média entre cidade e estrada.

  • #11

    motor

    Conselho de quem já fez de tudo em motor ap diesel, manda fazer ou compra um boxer e injeta. Mas sobre o motor fox, vai gastar bem mais que os 1000 do motor até deixar a adaptaçào em ordem. E esses radiadores dianteiros são problema até p/ kombi flex. O motor da kombi flex é o mesmo motor do fox só que 1.4. Esse motor é que vai nos fox exportados. Mas procure uma cx de kombi flex e se for em conta coloque esse motor 1.0 do fox. E se até hoje o consumo não foi problema vá de boxer. Boxer em ordem mais diferenciais mais longos podem diminuir consumo. Se os pneus não forem muito grandes. Meu pai tem um fusca e colocou uma caixa de 5m c/ dif. mais longo (essa de Bragança vendida no ML) e melhorou muito o consumo.

  • #12
    eu to fazendo um fusca e vou colocar um ap nele , no ano passado ganhei um gol 1,0 8v 2009 com 11.000 km rodados capotado a mecanica tava impecavel tava doido pra adaptar ele no fusca mas surgiu um problema, o acelerador eletronico isso inviabilizou totalmente a empreitada acredito que o motor do fox tenha esse mesmo inconvenienete do gol...

    fui num leilao da policia comprei um voyage argentino 92 por R$400,00 mecanica toda no lugar so faltava o carburador, como ele ta documentado acabei trocando por um motor ap 1,6 de gol com um amigo, infelizmente ainda nao tive tempo de adaptar o ap no fusca mas colocar um ap carburado é muito menos complicado que um motor eletronico moderno...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

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