Novaes,
Concordo com o que o Sérgio escreveu... (acho que você tbém concorda, só não leu direito :-) :-)
O ponto aqui não é do que os SUVs são capazes e sim o uso que é feito destes carros...
Tenho uma TR4 que não uso em trilhas pesadas de verdade, mas já corri uns 10.000Km de Rallys e ando muito em terra e "trilhas leves". O Carro é excelente e só não coloco em trilhas + pesadas pq é meu carro do dia a dia e um tanto caro para sair amassando por aí... (por isso tenho tbém um CJ)
Mas o fato é que a maior parte dos proprietários de 4x4 (lógico que não o pessoal aqui do forum, ja que este é formado basicamente por quem curte justamente o uso do 4x4 na lama) nunca colocou o carro em nada mais "radical" do que a estrada de terra do sítio.
Apesar de ser uma bela festa, não curto muito o Mitsubishi Motorsport (justamente por achar muito tranquilo) mas em um dos que participei, houve uma palestra sobre como usar a planilha, onde usar 4x4 etc...(acho que tem essa palestra em todas as etapas) Ao fim da palestra fui perguntar onde fazer a inscrição (o rally era em Rib Preto e eu havia chegado tarde) e haviam umas 10 pessoas na minha frente perguntando onde engatava a 4x4 Ou seja, nem o manual do carro leram !
Me arrisco a dizer que este é o perfil de 90% dos proprietários de 4x4. Sem querer desmerecer ninguém, pq cada um compra o que quer com o seu dinheiro, mas a maior parte dos compradores de 4x4 compram na verdade um estilo, o status do carro e não a tração ! ;-)
Mesmo o Land Rover, que é um carro de vocação unicamente off road (que me perdoem os proprietários, mas usar defender no dia a dia é coisa de masoquista) a maioria só é usado p rodar em SP na Paulista !
Duvidam ? É fácil, qdo o carro passa por vc, de uma olhada por trás no diferencial... Vão ver que a maioria ainda tem um adesivo de papel colado e está pretinho pretinho... Depois de umas trilhas ou muitos Km de lama, aquele selo simplesmente defaz e a sujeira fica colada de uma maneira que ele nunca mais fica pretinho como novo (sem contar os ralados)
Sobre os Adventure, minha esposa teve uma strada com a qual rodou uns 100.000 Km e durante todo esse tempo o carro sempre foi ótimo. Lógico que nunca foi usado em trilhas, mas em estradas de terra (quem conhece por exemplo a estrada que leva a parte alta do parque nacional do Itatiaia) ela ia BEM mais tranquilo que os outros carros de passeio, isso principalmente pelos pneus + altos (e com desenho + agressivo) e pela altura livre.
Hoje ela tem uma Doblo Adventure, que usa nas mesmas condições. O carro é enorme, cabem 3 pessoas + 3 bikes (sem desmontar) e tem uma altura livre ótima p estradas de terra esburacada (pra quem não acredita, a altura da Dobló é maior que de uma defender !!!)
E a Fiat ainda tem uma vantagem, são os únicos carros que na versão adventure a diferença não fica apenas nos penduricalhos, eles realmente são + altos, tem peneus + agressivos e algumas peças são trabalhadas para suportarem + porrada
Resumindo acho que não existe carro ruim, e sim uso errado do veículo.
os adventures não são carros para Off road muito menos trilhas. São carros confortáveis para uso predominantemente urbano e que podem ser usados em estradas não pavimentadas.