Coluna Mundo Off Road - Expedições (parte V)
Por: Sérgio Holanda
Pessoal, primeiramente gostaria de pedir desculpa pela demora em finalizar a coluna sobre expedições, mas alguns problemas me impediram de me dedicar a este projeto. Começou com um braço quebrado em três lugares que me deixou de molho por uns 40 dias, apenas copiando e colando! Depois um projeto pessoal que exigiu muito do meu tempo livre e pra finalizar chegando o fim de ano e correria para terminar os projetos de assessorias para os clientes. Resumindo foi uma correria só! Mas agora vamos ao que interessa!
Na parte IV sobre Expedições ficou estabelecido que iríamos montar dois roteiros/projetos, um sobre uma expedição aos Andes e outro uma expedição a Manaus. Antes de fazermos os projetos vamos falar sobre um assunto muito especial e indispensável para realizarmos com sucesso uma expedição: Saúde.
Em uma troca de conversas sobre a coluna o Antonio Lago, meu seguidor no Twitter (http://twitter.com/#!/HolandaPe4x4) comentou sobre o assunto e como seria importante abordar o assunto, por isso vamos transformar a parte final em duas partes, Final I – Saúde e Final II – Roteiros
PLANEJA MENTO MÉDICO
Na troca de conversa com o Antonio eu cometei que no passo a passo de um roteiro tem sempre a relação de remédios que devemos levar e embora eu pessoalmente faça sempre um check-up antes de viajar nunca havia comentado isso de forma conclusiva e enfática com os que me acompanham e os que eu ajudo na montagem de uma aventura.
Bom, chega de lenga lenga e vamos ao post sobre saúde.
Check-up
Independente de ser um atleta ou um sedentário é necessário fazer um check-up antes de realizar uma grande viagem, ainda mais de veículo e por locais que em muitos casos não possui estrutura de saúde em um raio de centenas de quilômetros.
Primeiro passo é ir a um clinico geral e informar que precisará fazer uma grande viagem e que gostaria de saber a quanto anda a saúde, o médico certamente requisitará uma bateria de exames, dos mais simples que poderão ser entregues a ele e outros feitos com especialistas como, por exemplo, um cardiologista.
Segundo passo, de posse dos exames retornar ao clinico para que ele faça uma avaliação mais detalhada de sua saúde e sugira o que for necessário para sua preparação de viagem, como por exemplo mais exercícios, algum regime direcionado etc.
Terceiro passo, odontologista. Sim, não esqueça de ir ao dentista e fazer um check-up geral nos dentes, nada pior que uma dor lancinante de dente no meio do nada e longe de qualquer tratamento. Em 2007 no dia da minha viagem para os Andes, iríamos sair à noite, amanheci com uma dor de dente terrível, graças e minha mãe, que é cirurgiã dentista (aposentada), ligou para uma colega que me atendeu de emergência e fechou um buracão que dava pra passar um leitãozinho a purucua inteiro! Ou seja, foi muita sorte, depois disso um mês antes de cada expedição faço um check-up dentário também.
Um check-up geral irá nos deixar mais tranqüilo durante a viagem, principalmente àqueles que possuem algum distúrbio de saúde, diabetes, pressão alta e outros. Mas é também importante para os que têm algum problema de saúde incógnito, pois podemos sofrer de algum mau e não sabemos e um bom check-up irá nos alertar e assim poderemos tratar de algum problema antes que ele se torne sério. A doença mais comum e silenciosa atualmente é a pressão alta, muitos sofrem, mas poucos sabem ou se sabem tratam dela. Pressão alta pode levar o óbito e ter é simples controlar, basta querer.
Como a pressão alta é mais comum do que se imagina resolvi colar aqui um material muito interessante sobre o problema, certamente vale a pena ler, pois atualmente sabemos que esta doença não escolhe idade e nem sexo. Segue material no próximo post devido ao tamanho do texto.