Tinha combinado com o pessoal do Fórum que faria uma coluna semanal, então todo domingo iria postar a coluna para ser lida no decorrer da semana pelos usuários e visitantes do site, mas infelizmente tive que formatar meu notebook e por isso atrasei a postagem da coluna.
Bem, primeiramente gostaria de agradecer a todos que me enviaram e.mails e alguns PVTs, além dos comentários pelas páginas no fórum, sobre a minha participação como ‘Colunista’ do fórum. Pessoal, não imaginava que seria tão bem vindo, ou melhor, tão visto, ou melhor, lido, por aqui. Obrigado a todos pelas mensagens, sugestões e conselhos!
Agora vamos ao que interessa na nossa coluna da semana, e olha que foi complicado começar algo, afinal sugestões não faltaram e pedidos muito menos, mas não poderíamos falar de outra coisa essa semana que não seja o Rally Internacional dos Sertões. Afinal temos o segundo maior rally cross country do mundo.
Rally dos Sertões 2010.
Um pouco de história.
Tudo começou em 1991, ai se vão 19 anos, com o Rally São Francisco, entre Ribeirão Preto (SP) e Maceió (AL), do interior as praias paradisíacas do nordeste. O Rally foi organizado pelo arquiteto Chico Morais e exclusivamente para motos.
No ano de 1992 não ocorreu o rally devido a problemas de organização e tempo, mas em 1993 o rally retornou com outro nome: Rally dos Sertões. A saída este ano foi em Campos do Jordão (SP) e a chegada em Natal (RN), mas ainda era realizado somente com motos. Foram 3.500 km de muita areia e buracos, muita adrenalina, poeira e calor.
Estava agora oficialmente lançado o Rally dos Sertões.
Em 1994, segunda edição, Natal foi destino e o percurso foi 1.000 km e 10 (44) participantes a mais que no ano anterior, inclusive participantes internacionais, dando inicio a descoberta internacional do rally.
Em 1995 foi realizado o 3º Rally Internacional dos Sertões, agora internacional, com muitos participantes de nome internacional como Edi Orioli, que em 1996 foi campeão do Dakar e os espanhóis Fernando Gil e Jordi Arcarons. A grande novidade de 1995 foi à estréia dos carros 4X4, ampliando ainda mais a abrangência da prova, em âmbito nacional e internacional.
Em 1996 o Rally entrou em uma nova realidade, a profissionalização do evento e para isso foi criada uma empresa para gerir o projeto Rally dos Sertões. Surgia a Dunas Race, uma empresa moderna e voltada exclusivamente para o Rally e com mais de 300 pessoas ligadas diretamente a organização do evento. Neste ano o Rally teve como destino a cidade de Fortaleza (CE) e mais de 5.000 km de roteiro, com 54 motos e 23 carros do Brasil e do exterior inscritos.
Com um perfil mais profissional, uma grande empresa por trás da organização, muito marketing e um nome forte na sociedade, Marcos Ermírio de Moraes, o Rally dos Sertões de 1997 se tornou um projeto de projeção para a mídia, esportiva e de marketing, a iniciativa privada começou a investir pesado no merchandising gerado pelo evento.
Nos anos de 1998, 1999, 2000 e 2001 o Rally Internacional dos Sertões viu o seu nome ser pronunciado pelo mundo esportivo internacional. Com isso novos competidores de fora do Brasil cresceram o rally, mais divulgação, patrocinadores, roteiros e um trajeto que fez do rally o segundo maior do mundo em sua categoria, perdendo apenas para o famoso Rally Dakar.
Nos anos seguintes o Rally dos Sertões só fez crescer e se tornar uma marco no mundo off road, trazendo competidores e grandes empresas automotivas mostrando seus produtos e desenvolvendo novos projetos.
Este ano o Rally dos Sertões terá mais competidores do que nunca, marcas, pilotos e um grande nome internacional. Mais forte do que nunca, mais importante do que qualquer outro evento mundial na sua categoria o Rally dos Sertões reuni competição, turismo, economia, responsabilidade social e ambiental.
Rally dos Sertões 2010
O Rally este ano também fará parte de uma etapa da nova categoria nacional de competição, criada pela Dunas Race – Sertões Series. Com isso o rally fica ainda mais competitivo e contando pontos para mais uma campeonato nacional.
Este ano o Rally não terá o ‘Dream Team’ do mundo off road, o Touareg Race, VW ficou mais focada em outras competições e segundo dizem com ela nos Sertões não tem pra ninguém. Mas no final não é uma grande falta e deixa maior a disputa pela vitória. Por outro lado Palmerinha volta pilotando na BMW uma X3. Ou seja, não faltarão emoções na turma da frente.
Muitos competidores de nome nacional e internacional buscam nos Sertões, que é, assim como o Dakar, uma prova de resistência, mostrar a superioridade técnica e competitiva. Poderíamos passar paginas e paginas falando dos principais e grandes competidores, uma vez que não faltam grandes nomes este ano, mas acima de tudo vamos acompanhar nos blogs, sites e redes sociais diversas a grande aventura do segundo maior rally do mundo!
Hoje começou o Sertões com a super-prime, prólogo em um circuito fechado na cidade de Goiânia, capital do Sertões. Amanhã começa a etapa de deslocamentos e a grande prova deste grande Rally – a resistência, seja física dos competidores ou dos veículos. Vamos torcer pelos nossos pilotos e pelas marcas que temos mais afinidade.